SóProvas


ID
877081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne à liderança nas organizações, julgue os itens que se seguem.

A liderança diretiva é inadequada se as tarefas estão bem estruturadas.

Alternativas
Comentários
  • Liderança Diretiva ou Autocrática: centraliza as decisões, não confia, apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo, dominador...

    Nesse caso as tarefas DEVEM  estar bem estruturadas para este tipo de liderança...pq o líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, sem qualquer autonomia do grupo...
  • Bárbara, não entendi bem sua colocação,

    A definição
    Liderança Autoritária: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo.
    Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho.
    O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.


    Segundo o que diz nossa colega:
    centraliza as decisões(  - toma decisóes individuais, desconsiderando opiniões dos liderados )
    , não confia, apenas o líder fixa as diretrizes ( determina as providencias, técnicas )
    , sem qualquer participação do grupo, dominador... ( isto é ser autrocrático não é ?? )


    O máximo que posso dizer é uma certa imprescisão no texto ..., porque numa liderança autocrárica, não existe autonomia, mas de resto não se vê  tanto problema no comentário feito.

    [ ]s


  • Liderança Diretiva: Embora menos autoritário do que os executivos autocráticos, não costumam considerar a participação dos funcionários em suas decisões. Eles freqüentemente alegam um curto espaço de tempo, um imprevisto com um cliente ou uma situação de emergência como pretexto para agir unilateralmente. Muitas vezes isso pode ser verdade. Outras vezes, eles podem simplesmente ter dificuldade de se desapegar do controle.

    A Liderança Diretiva tem traços de individualismo, e funcionam bem com situações emergenciais, onde há pouco espaço de tempo para tomar decisões, ou seja, situações que as tarefas não estão bem estruturadas.
  • Liderança Diretiva: é caracterizado pelo líder que apresenta aos subordinados todas as instruções sobre as tarefas que deverão ser realizadas, incluindo o que o líder espera de cada funcionário, como deve ser feito o trabalho e o espaço de tempo no qual a tarefa deverá ser finalizada.
    http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR630470_0375.pdf
  • Desculpem minha ignorância, mas esses comentários todos colados aí (que por sinal, dizem a mesma coisa), pra mim não disseram muito, não consegui entender essa questão. 
    Alguém que entende sobre isso poderia explicar de forma objetiva e clara, não apenas colando de outro lugar?
  • Pesquisei um pouco mais sobre o assunto e achei interessantes os seguinte trechos de algumas publicações da internet:

    "A liderança diretiva prevê um impacto positivo sobre os subordinados quando a tarefa for ambígua; e pode ter um efeito contrário se as tarefas forem claras..."
    Fonte: http://books.google.com.br/books?id=Qq9fzUeK8yQC&pg=PA230&lpg=PA230&dq=lideran%C3%A7a+diretiva+tarefas&source=bl&ots=R2G9IF0UXh&sig=26f1VEXA04UMNHk0nRMhgdee6ms&hl=pt&sa=X&ei=K6aTUf_YDoO09gTo84DQCg&sqi=2&ved=0CEcQ6AEwBA#v=onepage&q=lideran%C3%A7a%20diretiva%20tarefas&f=false

    "
    A liderança diretiva leva a uma maior satisfação quando as tarefas são ambíguas ou estressantes do que quando são altamente estruturadas e planejadas."
    Fonte: http://www.administracao.ufcg.edu.br/Adm_RH_II/6_Abordagens%20contingenciais.pdf
  • A LIDERANÇA DIRETIVA é uma das previsões baseadas na TEORIA DA META E DO CAMINHO - onde essa "Argumenta que é função do líder ajudar os subordinados no alcance de suas metas, fornecendo orientação e/ou apoio necessário para assegurar que tais metas sejam compatíveis com os objetivos da organização" (2005, pg. 268) -  que, segundo STEPHEN ROBBINS (2005, pgs. 268 e 269), nos leva às seguintes suposições:

    "* A LIDERANÇA DIRETIVA LEVA A UMA MAIOR SATISFAÇÃO QUANDO AS TAREFAS SÃO AMBÍGUAS OU ESTRESSANTES DO QUE QUANDO SÃO ALTAMENTE ESTRUTURADAS E PLANEJADAS;
     
    * A liderança apoiadora leva a um melhor desempenho e uma maior satisfação quando os funcionários realizam tarefas estruturadas;
     
    * A liderança diretiva pode ser percebida como redundante entre funcionários com grande capacidade percebida ou com experiência considerável;
     
    * Os funcionários com centro de controle interno ficam mais satisfeitos com o estilo participativo de liderança;
     
    * A liderança orientada para a conquista aumenta as expectativas dos funcionários de que os esforços conduzirão a um melhor desempenho quando as tarefas forem estruturadas de maneira ambígua."

    Tomando-se por base a teoria mencionada, a questão está CORRETA (C).

    REFERÊNCIAComportamento organizacional / Stephen P. Robbins; tradução técnica Reynaldo Marcondes. – 11. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
    (Disponível em: http://www.4shared.com/office/5uwOittd/comportamento_organizacional__.html).
  • Objetivo e claro:

    Essa pergunta se refere a teoria do CAMINHO-META. 
    Baseia-se em ADEQUAR o comportamento do líder na situação e na recompensa mais cabível.

    Ex:
    Empregados  --> não confiantes = LIDER COMPREESIVO
                              --> ambíguos (não sabe o que quer) = LÍDER DIRETIVO, esclarecedor
                              --> desmotivados = LÍDER DESAFIADOR
                              --> recompensa inadequada = líder participativo.


    Há, também, a teoria da liderança situacional (HERSEY E BLANCHARD).
    Essa teoria se baseia no comportamento do líder com relação à maturidade do empregado:

    DIREÇÃO --> para aqueles incapazes e indispostos;
    PERSUASÃO --> para os com pouca experiência;
    PARTICIPAÇÃO --> trabalhador habilidoso, papel do líder é "guia-lo";
    DELEGAÇÃO --> pronto para desempenhar as funções de líder.

    PAPIRUS INSANUS!!!
  • Ótimo comentário, Elimar Diego! Estou estudando um pouco de Administração Geral para o concurso que prestarei e, infelizmente, é uma das disciplinas no Questões de Concursos que possui os comentários menos esclarecedores, juntamente com Arquivologia.
    É um Ctrl C + Ctrl V descarado, sem uma conclusão que responda a questão. É a mesma coisa numa questão prática de raciocínio lógico colocar o conceito do que é raciocínio lógico.            
  • Segundo Chiavenato ( Administração nos novos tempos; 2ed; Pg 468):

    " Quanto mais o subordinado percebe sua capacidade relativa às exigências da tarefa, tanto menos aceitará o estilo de liderança diretiva"

    Logo,
    Se as tarefas estão bem estruturadas, então a capacidade frente às exigencias das tarefas são boas. Assim, o estilo de liderança Diretiva é Inadequado. 
  • Até que fim alguém foi objetivo ao responder a questão, valeu João Pedro. Abçs
  • É tão cômodo, não ter que gramar para saber como responder, não é ??
    Todos, exceto você, tenho certeza deram um mínimo de esforço antes de postar; entendia-me também ver repetições, mas eu não EXTERNO de forma tão PEJORATIVA , ainda que sejam copy/paste, no mínino me indica que existe algo a ser verificado!
    Não gostou, faça melhor, senão melhor ficar quieto...um dia pode não haver gente que se predisponha a ter o trabalho que você está tendo! (pois é gerúndio, porque com certeza segue não fazendo..)
  • COMPLEMENTANDO...
    a liderança diretiva, representada por ações bem específicas com relação ao que deve ser feito por cada funcionário. Esse tipo de liderança é essencial quando há colaboradores novos ou pessoas ocupando novas funções.
    http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/estilos-de-lideranca-devem-variar-de-acordo-com-perfil-do-liderado/14640/
  • Correta!
    O líder, no tipo de liderança diretiva, é mais presente, ele delega e fiscaliza as ações dos seus seguidores. Por exemplo, numa situação de conflito, é ele quem resolverar que ação tomar.
    Se as pessoas já sabem quais tarefas realizar e que ações tomar, é inadequada a presença de um líder diretivo... acho que nesse caso, de tarefas já bem estruturadas, cabe a liderança liberal (Laissez faire) pois nesse tipo de liderança as pessoas são mais maduras e autodirigidas, não necessitando de uma supervisão constante do líder.
  • Acrescentando Teoria Caminho Meta:

    O líder diretivo organiza o trabalho e fornece instruções sobre a execução das tarefas; 
    O líder apoiador é amigável e sensível às necessidades dos subordinados; 
    O líder participativo consulta os subordinados e utiliza suas sugestões no processo decisório; e 
    O líder orientado para a conquista apresenta metas desafiadoras para que os subordinados ofereçam o melhor desempenho possível.
  • Já estava ficando nervosa com tanto Ctrl C, Ctrl V, não estava entendendo a justificativa da resposta.
    Ainda bem que outras pessoas tiveram o bom senso de serem objetivas. Não desmerecendo quem copiou e colou mas é que era importante algumas poucas palavras para deixar mais claro a justificativa.
    Gostei da maneira com a Elis justificou, foi mais ou menos assim que pensei. 
    Se o líder diretivo  diz o que fazer e se as tarefas estão bem estruturadas, então, a liderança diretiva é inadequada.
  • A liderança diretiva é indicada, dentre outras, para estruturar as tarefas em uma empresa. Logo, se as tarefas já estão estruturadas esse tipo de líder seria inadequado.
  • Gostei do ÚTIL para avaliar as questões. Falta agora o botão INÚTIL e de acordo com a pontuação, o site eliminar o comentário.

  • Tem gente que deveria perder tempo estudando!!!

  • Estilos de liderança adequados ao nível de maturidade dos empregados:
    * DIREÇÃO: Quando os funcionários são incapazes e  indispostos a trabalhar, o estilo ideal seria focado nas tarefas. Nessa situação, o chefe manda, determina o que deve ser feito, quando deve ser feito e como deve ser feito. É o que se chama de comportamento de alta tarefa e baixo relacionamento.
    * PERSUASÃO: Nessa situação, o empregado já tem um nível de prontidão moderado, tem um pouco de experiência e/ou segurança no que faz , permitindo que o líder se comporte a focar não só na tarefa, mas no relacionamento com o empregado. É o que se chama de comportamento de alta tarefa e alto relacionamento.
    * PARTICIPAÇÃO: Nessa situação, o empregado já tem mais habilidade no trabalho  e o papel do líder seria ajudá-lo e guiá-lo em seu trabalho, mas de modo participativo. Seria um líder mais focado no relacionamento do que nas tarefas. É o que se chama de comportamento de baixa tarefa e alto relacionamento.
    * DELEGAÇÃO: Nessa situação, os empregados já têm um alto nível de habilidades, se segurança e iniciativa, possibilitando ao líder usar o estilo de delegação. Caberia ao líder dar uma meta e a autoridade correspondente ao empregado para que este possa fazer seu trabalho com maior autonomia. É o que se chama de comportamento de baixa tarefa e baixo relacionamento .
    Fonte: Rennó, Rodrigo - Administração Geral para concursos 5ª tiragem pá
    g 157.

  • Oriunda da Teoria de Caminho-Meta, a liderança diretiva é indicada em situações em que o trabalho é ambíguo. Ou seja, se o trabalho já está bem estruturado, não é necessária uma liderança diretiva. 

  • Seria correto dizer que que a liderança diretiva é a mais recomendada para estrutura matricial? Já que a estrutura matricial tende a gerar ambiguidade por ter um gerente funcional e outro de projetos...

  • Para resolvermos, de forma inequívoca, essa questão devemos ter em mente duas conceituações:

    1 - Segundo o modelo contigencial de Filder, a estrutura das ativadades, ou seja o gral de organização e previsibilidade das tarefas, é um dos fatores que condicionam o estilo ideal de liderança. Quanto mais estruturadas as atividades, menor será a importância e influência do líder na execução das tarefas. 


    2 - No modelo Situacional, também conhecido como Ciclo de vida da Liderança, de Hersey e Blanchard, a atitude do líder deve ser condicionada ao nível de maturidade do liderado. No primeiro estágio de maturidade, a liderança deverá ser do tipo Diretiva, ou seja, o líder orientará o liderado em todas as suas ações, dirigindo-o e orientando em todas as suas ações. 


    Logo, percebemos que as lideranças Diretivas ficam subutilizadas quando as tarefas são muito estruturadas, repetitivas e previsíveis, pois não há necessidade de dirigir um colaborador na execução de tarefas extremamente simples e rotineiras.


  • OK. Eu tenho uma atividade bem estruturada. Mas se meus subordinados não forem competentes e maduros o suficiente? E se eles se comportam de forma totalmente errada?  Mesmo assim a Liderança Diretiva será negativa ? Essas questões de liderança me deixam deprimida. 

  • A resposta está correta pois o estilo de Liderança mais adequado seria o Apoiador.

     

    Segue um resumo sobre a Teoria Caminho-Meta.

     

    TEORIA CAMINHO-META "Líder deve esclarecer o caminho a seus seguidores."

    - Desenvolvida por Robert House.

         -- Modelo contingencial.

         -- Extrai elementos da pesquisa de Ohio (vide TComportamental)

    - É função do líder ajudar os subordinados no alcance de suas metas.

    - Líder pode mostrar qualquer um dos comportamentos abaixo ou todos eles.

    - Comportamentos de liderança:

         -- Líder Diretivo - "precavido"

              --- Liderados sabem o que se espera deles

              --- Organiza o trabalho a ser feito

              --- Fornece instruções precisas sobre como as tarefas devem ser realizadas

              --- Extremamente objetivo.

              --- Usa comunicação.

              --- Planos e padrões.

              --- Melhor para tarefas ambíguas/estressantes.

              --- Redundante.

         -- Líder Apoiador - "amigo"

              --- Amigável e demonstra sensibilidade às necessidades dos subordinados

              --- Trata subordinados igualmente.

              --- Gera clima positivo.

              --- Melhor desempenho quando há tarefas estruturadas e repetitivas.

         -- Líder Participativo - "democrático"

              --- Consulta os liderados e utiliza suas sugestões antes de tomar uma decisão

              --- Valoriza e encoraja subordinados a participarem das tomadas de decisões.

         -- Líder orientado para a conquista/objetivos/resultados - "desafiador"

              --- Estabelece metas desafiadoras

              --- Espera que os liderados ofereçam o melhor desempenho possível

     

    At.te, CW.

    Meu resumo.

  • Resumindo: o estilo diretivo é voltado para aquele funcionário que ainda não sabe muito bem fazer as coisas. Desse modo, o líder vai ensinar como ele deve fazer o trabalho, de forma detalhada.

  • DIREÇÃO --> para aqueles incapazes e indispostos;

  • CORRETO.

     

    A liderança diretiva é apresentada na Teoria do caminho-meta de Robert House.

     

    Para essa Teoria o líder será aceito pelos liderados como líder, quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura.(Andreia Ribas 2013)

     

    O líder deve manipular as 3 variáveis motivacionais da Teoria da Expectância de Victor Vroom. 

     

    Na valência o líder deve identificar ou criar uma atração sobre determinado resultado que atue no indivíduo ou na sua satisfação em atingi-lo.

     

    Na instrumentalidade o líder deve manipular o desempenho do liderado para que ele tenha bons retornos.

     

    Na expectativa dos liderados o líder deve reduzir ou eliminar as barreiras que possam impedir o alcance do objetivo, o que causaria frustrações aos liderados, de forma que o esforço deliberado seja menor e que se atinja bons desempenhos.

     

    Com isso House chegou a 4 comportamentos de liderança, dentre elas o de lider:

     

    Diretivo: o líder é autoritário e é ele quem determina o que será feito. As vantagens do comportamento diretivo é que apresenta diretrizes específicas, esclarece regras e procedimentos, assim os liderados sabem o que devem fazer por meio de planejamento e coordenação de trabalho. Um exemplo seria o esclarecimento dos padrões pelos quais serão avaliados. A aceitação desse estilo de liderança pelos subordinados depende das tarefas executadas por eles. Esse tipo de liderança contribui para a motivação, satisfação e desempenho dos subordinados quando o trabalho é realizador (tarefas que não sejam estruturadas nem bem definidas). (https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_meta_e_do_caminho)

     

  • Certo.

     

    LIDERANÇA DIRETIVA é uma das lideranças baseadas na TEORIA DA META E DO CAMINHO.

     

    Nessa, o líder explica detalhadamente o que o colaborador tem que fazer. 

     

    Se as tarefas estão bem estruturadas, então não precisa explicar e detalhar, sendo essa liderança inadequada nesse caso.

  • Correta. Vimos que a liderança diretiva é mais voltada para tarefas ambíguas e estressantes. Tarefas estruturadas pedem uma liderança mais apoiadora. Observe o tipo de liderança ideal para cada tipo:

     

    ·     Líder diretivo: tarefas ambíguas e estressantes.

    ·     Líder apoiador: tarefas estruturadas e repetitivas.

    ·     Líder participativo: subordinado com centro de controle interno.

    ·     Líder orientado para resultados: tarefas estruturadas de maneira ambígua.

    Gabarito: C