SóProvas


ID
877138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere ao ciclo vital dos documentos, julgue os itens subsequentes.

Os documentos com valor secundário que não fornecem mais suporte às atividades cotidianas podem ser recolhidos diretamente ao arquivo permanente.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certa

    O arquivo intermediário(2ª idade) guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequencia, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após um determinado tempo.

    Bibliografia: Renato Valentini
  • não entendi ele nao deveria passar por uma avilação?? afinal ele pode ser dispensado 
  •  

    Os documentos com valor secundário que não fornecem mais suporte às atividades cotidianas podem ser recolhidos diretamente ao arquivo permanente.

    Os documentos não deveriam adquirir valor secundário somente depois de serem recolhidos?

    O Valor Primário e Secundário do Documento de Arquivo

    O princípio das três idades baseia-se, como vimos, na atribuição de um duplo valor que os documentos de arquivo têm ou podem vir a adquirir, a saber: o valor primário e o valor secundário.

    1. VALOR PRIMÁRIO, PROBATÓRIO OU ADMINISTRATIVO

    Este valor prende-se com as razões para as quais o documento foi criado pelo serviço produtor – fins administrativos, legais ou financeiros.

    Um documento é produzido por actos administrativos e deles faz prova, sendo esta a razão que justifica a sua existência e utilização.

    Este valor é relativamente precário, delimitando-se em prazos de conservação administrativa, uma vez que os direitos e obrigações, garantidos pelos documentos, prescrevem ao fim de um certo tempo.

    2. VALOR SECUNDÁRIO OU INFORMATIVO

    Sempre que os direitos e obrigações dos documentos prescrevem mas continuam a ter valor como testemunho e fonte de informação, passam a assumir um valor secundário.

    Enquanto que todos os documentos têm um valor primário que dura mais ou menos tempo, conforme os casos, nem todos têm ou adquirem necessariamente um valor secundário. Este valor só é atribuído a posteriori.

    Todos os documentos que perderam o seu valor primário e que, por outro lado, não adquiriram valor secundário devem ser eliminados de acordo com a respectiva tabela de avaliação e selecção.

  • Concordo com você, Ricardo Rocha. Errei a questão por conta disso. pensei que fosse pegadinha da banca.
  • Correta.

    O examinador queria saber se é possível o recolhimento direto ao arquivo permanente, e isso pode.
  • Essa questão deveria ter sido anulada!

    Documentos com valor secundário têm valor histórico. Assim, esses documentos não fornecem suporte às atividades cotidianas da administração, pois já perderam seu valor funcional (valor primário).
    Documentos com valor secundário, por si só, já possuem valor permanente.

    No mínimo esse é o gabarito provisório da questão (y

    Bons estudos!
  • Ao colega Luan,

    "não entendi ele nao deveria passar por uma avilação?? afinal ele pode ser dispensado 


    Entendo que como a questão afirma que o documento já é de valor secundário, fica implícito que esse documento já passou pela avaliação. Diante disso, eles já podem ser recolhidos diretamente para o arquivo permanente.

    Espero ter ajudado.


  • Valor secundário são para aqueles documentos que passaram por uma avaliação e JÁ ESTÃO NO ARQUIVO PERMANENTE!  Essa questão deve ter o gabarito alterado, ou ser anulada.
  • Eu errei por causa da má redação da questão. Valor primário se refere aos arquivos nas fases corrente e intermediária. Na fase intermediária o arquivo tem potencial chance de ser recolhido para a fase permanente, ou seja, já tem certo valor secundário, pois ainda fornece suporte probatóro, mas não tem valor total de secundário.
  • Amigos.

    1° Os documentos são avaliados ainda na fase corrente, e podem sim ir direto da fase corrente para a fase permanente.

    2° O documento mesmo estando na fase corrente, pode ser considerado como histórico, nada impede que ele possua os dois valores. Sendo transferido para fase permanente somente quando terminar seu valor primário.
  • Embora na questão tenha sido buscado saber se o docs podem ser recolhidos diretamente ao arq. permanente, cabem outras considerações sobre a questão, visto que foram gerados comentários a respeito.
    A meu ver, têm-se que tomar cuidado com a literalidade dos conceitos estudados, senão vejamos: Complementando o comentário do colega acima, na prática, os documentos perdem seu valor primário e ganham o secundário enquanto ainda estão na fase corrente ou intermediária. Após perderem esse valor e (naturalmente) ganharem o secundário eles serão avaliados para identificar esses valores e após excluídos ou recolhidos. O que não se pode confundir é o momento da perda do valor primário com o momento em que o documento é recolhido. 
    E mais, o que impede um documento de uso corrente ter valor secundário? Nada. Aliás, muitos deles até já nascem com o valor secundário, porém não é ele o predominante nesse momento.
  • Gente valor secundário não diz respeito ao arquivo permanente?
    Não entendir nada agora. alguem pode me ajudar???
  • Galera,

    Não creio que a redação da questão tenha sido mal elaborada. Notem que o examinar usou a palavra "pode" e não que necessariamente os documentos com valor secundários irão direto para o Arquivo permanente. Lembre-se de que há documentos que já nascem com valor secundários, exemplo disso são os regimentos internos e documentos constituitivos, nesse caso eles como já nascem como esse valor secundário implícito podem ir direto para o permanente.
  • Pois! 

    correntes e intermediarios = primario
    permanente = secundário

    Estou errada ? o.L
  • 1º) Documentos de valor secundários são aqueles que pertencem ao arquivo permanente, que não servem mais às consultas cotidianas. 

    2º) O enunciado diz que os documentos (que não servem mais às atividades cotidianas) PODEM ser recolhidos diretamente ao arquivo permanente. Verdade, já que eles podem ser inseridos ao arquivo permanente ou serem eliminados.


    Questão correta, apesar de difícil compreensão.

  • Certo

    Um documento de valor secundario pode voltar a ter valor primario, mas jamais perde se valor historico.

  • O Problema da questao seria a palavra " pode"... Entao a questao fica certa! Se fosse a palavra "deve" daria sentido de obrigatoriedade e eh claro que se sabe que todos os documentos possuem um valor primario, mas pra ser levado a guarda permanente ou ao descarte, nao eh preciso obedecer todos os estagios!

  • ...que não fornecem mais suporte às atividades cotidianas da instituição que os criou podem ser recolhidos ao arquivo permanente.


    Tirando a imprecisão da questão, gab: C
  • LEGAL MESMO É VER A GALERA CONCORDANDO COM O GABARITO ERRADO!!!

    Não é assim não meu povo...na tora....goela abaixo não!!!....

    O arquivo só adquire o valor secundário ao passar para a fase. Se não passou, então tem valor primário e ainda é corrente ou intermediário....

    Na tora não...senão vira bagunça...Concordar com a banca só pra sair bonitinho na foto nao aprova não.

    #játenhoaprovação

  • Como que o documento pode estar no arquivo permanente e ir para o arquivo permanente? Se o valor é secundário ele já está lá!

     

    Essa questão vai de encontro às noções de arquivologia e às leis da física.

  • Gab: Certo

     

    Convenhamos que a redação dessa questão está mega horrível

     

    Mas eu entendi o gabarito e, após analisar mil vezes, acho que ela quis dizer o seguine:

    Os documentos que não fornecem mais suporte às atividades cotidianas e adquiriram valor secundário podem ser recolhidos diretamente ao arquivo permanente. 

     

    Embora tenha entendido, já fiz essa questão 10 vezes e errei 4 de tão ruim que ficou esse jeito deles abordarem o assunto.

  • Sim gente, se tem valor secundário ninguém vai descartar, não é mesmo?!

     

     

     

  • Os documentos com valor secundário que não fornecem mais suporte às atividades cotidianas podem ser recolhidos diretamente ao arquivo permanente. Resposta: Certo.

     

    Imaginei aqui o erro na primeira parte. Realmente pode.

  • Perfeito! O arquivo não precisa passar pelo fase intermediária para ser recolhido.

  • Simples e direto... o que importa é acertar questões....

    Primária, são: 

    • arq corrente
    • arq intermediário

    Secundária, é:

    • arq permanente