-
No código de classificação, as funções, atividades, espécies e tipos documentais genericamente denominados assuntos, encontram-se hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pelo órgão. Em outras palavras, os assuntos recebem códigos numéricos, os quais refletem a hierarquia funcional do órgão, definida através de classes, subclasses, grupos e subgrupos, partindo-se sempre do geral para o particular.Parte inferior do formulário
-
ERRADO!!!
Documento Classificado
Documento submetido a algum
código ou sistema de
classificação Documento ao qual foi atribuído
grau de sigilo
-
Quando o documento é classificado em RESERVADO, SECRETO e ULTRASECRETO, não se aplica a ele a expressão documento classificado. Nunca ouvi falar nisso.
-
Fiquem atentos aos conceitos:
Classificação é o ato de atribuir um grau de sigilo ao documento. Todo documento classificado é um documento sigiloso.
Reclassificação é quando atribui-se à um documento já sigiloso, novo grau de sigilo. Portanto todo documento reclassificado é sigiloso.
Desclassificação é o ato de se retirar o grau de sigilo de um documento. Um documento desclassificado será, obrigatoriamente, um documento ostensivo ou ordinário.
Ou seja, um docmento classificado não está relacionado se ele teve seu assunto identificado em um código de classificação de documento de arquivo (como afirma a questão), mas sim com o sigilo do arquivo. Portanto:
QUESTÃO ERRADA!
-
O documento classificado tem dois significados:
1) Documento ao qual foi atribuído grau de sigilo;
2) Documento submetido a algum código ou sistema de classificação.
Fonte: dicionário de termos arquivísticos
-
Acredito que não se trata somente da classificação quanto ao sigilo, visto que existem diversos tipos de classificação:
CLASSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE ARQUIVO |
GÊNERO DO DOCUMENTO | ESCRITOS OU TEXTUAIS, ICONOGRÁFICOS, SONOROS, FILMOGRÁFICOS, DIGITAIS, CARTOGRÁFICOS E MICROGRÁFICOS |
ESPÉCIE | ASPECTO EXTERNO DO DOCUMENTO (NÃO CONFUNDIR COM SUPORTE) *ESPÉCIE + FUNÇÃO = TIPO (EX: CONTRATO DE LOCAÇÃO) |
FORMA | ESTÁGIO DE PRODUÇÃO DO DOCUEMENTO (MINUTA; RASCUNHO; ORIGINAL; CÓPIA) |
FORMATO | ASPECTO FÍSICO |
QUANTO A NATUREZA DO ASSUNTO | OSTENSIVOS = DIVULGAÇÃO NÃO PREJUDICA A ADMINISTRAÇÃO SIGILOSOS = ACESSO RESTRITO · RESERVADO (MANUTENÇÃO DO SIGILO 05 ANOS) · SECRETO (MANUTENÇÃO DO SIGILO 15 ANOS) · ULTRASSECRETO (MANUTENÇÃO DO SIGILO 25 ANOS) |
-
Olá Guerreios,
Quero só corrigir um comentário feito acima...
Segundo o Dicionário Arquivístivo Brasileiro que vocês podem baixar através desse link (http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf)
Documento Classificado (P. 74):
1 Documento submetido a algum código ou sistema de classificação(1, 2).
2 Documento ao qual foi atribuído grau de sigilo.
Então o conceito acima também está correto, no entanto o erro da questão é a palavra "exclusivemante", já que pode ser chamado simplesmente de Classificação ou Classificação de Segurança, conforme o próprio manual.
Aconselho que baixem o manual e quando tiverem alguma dúvida na nomenclatura arquivística procurem lá para não se limitarem aos nossos comentários no QC já que nem sempre são 100% corretos, às vezes simplesmente incompletos.
Fica a dica!
Força!
-
Sinceramente, nunca vi tanto comentário sem noção como em Arquivologia. Gente, mais atenção nos comentários, pesquisem direito. Se não for pra agregar direito, melhor ficar calado.
#prontofalei
-
Em documento que teve o seu assunto identificado em um código de classificação de documentos de arquivo, aplica-se exclusivamente a expressão documento classificado.
ERRADO, pois outras expressões podem ser aplicadas. Ex.: documento sigiloso, documento ultrassecreto, documento inválido.
A questão estaria correta se "exclusivamente" fosse retirado.
-
Classificação é o ato de atribuir um grau de sigilo ao documento. Todo documento classificado é um documento sigiloso.
-
De onde você tirou essa informação absurda, Concurseira MPU?
-
Fiquem expertos com questões que tenham a expressão EXCLUSIVAMENTE.