SóProvas


ID
877177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Luis Carlos Lopes, o cerne das práticas arquivísticas é formado pela classificação, pela avaliação e pela descrição.
Acerca dessas três funções arquivísticas, julgue os itens que se seguem.

O principio da pertinência é o princípio norteador da sistemática de arranjo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado

    Pertinência: Leva em consideração o assunto (o tema), independentemente da proveniência ou classificação original. É um princípio utilizado em determinadas classificações de um documento, quando o tema tem uma relevância.

    Alguns pontos da doutrina veem este princípio como conflitante com o princípio da proveniência. E de fato, ele é. Como o critério de acumulação aqui é o “assunto”, e não “documentos produzidos ou recebidos pela instituição”, dificilmente se conseguirá atentar a ambos.
    Alguns vão mais longe: afirmam sem medo algum que o princípio da pertinência não tem mais aplicação na Arquivística. O próprio dicionário de Dicionário de Terminologia Arquivística Brasileira afirma em suas referências que tal princípio já não encontra mais uso, preservado apenas para conhecimento das gerações futuras a respeito da evolução da nossa disciplina. 
  • O princípio básico / norteador da arquivologia é o prínicipio da proveniência, conhecido também como princípio do respeito aos fundos.

    Veja essa questão anterior do cespe considerada como certa:

    DPF/2009:O princípio de respeito aos fundos é fundamental para a ordenação dos acervos arquivísticos de terceira idade, o que torna evidente que a estrutura e o funcionamento da administração são os elementos que guiam o arranjo dos documentos


  • O Princípio da Pertinência diz que se deve respeitar o assunto, no estanto, esse princípio caiu em desuso e não é mais utilizado.
  • Princípio da Pertinência – Quando os documentos são recolhidos a uma instituição arquivística, devem ser reclassificados e reorganizados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização originais. Este conceito não é mais adotado na Arquivística.

    #AVANTE!
  • A sistemática de arranjo é diferenciada entre os acervos que já possuem um programa de gestão de documentos em vigor e os que ainda não sofreram nenhum processamento técnico. O arranjo é uma atividade semelhante à classificação, seu conceito diz que:" Arranjo é o processo e o resultado da organização de arquivos, documentos e manuscritos, de acordo com princípios arquivísticos consagrados, particularmente o da proveniência, respeitando-se os seguintes níveis: arquivo, fundo, grupo ou seção, série, conjunto lógico dentro da série e documento."

    Como mencionado pelos colegas o princípio da pertinência não tem aplicabilidade na arquivistica atual!


    Com fundamentação européia, o arranjo é aplicado nos arquivos permamentes, enquanto a classificação é  na idade corrente.

    Bons estudos...
  • Arranjo é o processo que consiste na ordenação, de forma estrutural ou funcional, dos documentos em fundos. Típica em arquivos permanentes. Analisa os documentos em relação a sua forma, ORIGEM funcional e conteúdo... Assim a principal unidade de arranjo é o fundo arquivístico, definido pelo princípio da proveniência.

  • Questão errada, apenas para complementar, outra ajudaria a entender o conceito do princípio da pertinência, vejam: 

    Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; 

    Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original.

    GABARITO: CERTA.

  • O princípio norteador da sistemática de arranjo é o PRINCÍPIO DA ORDEM ORIGINAL e o da PROVENIÊNCIA e não da pertinência como erroneamente afirma a questão

     

    PRINCÍPIO DA ORDEM ORIGINAL afirma que o arquivo deverá conservar o arranjo original dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.” (ESAF 2010). GABARITO: CERTO

    O arranjo dos documentos de arquivo tem, como fundamentos teóricos, o princípio de respeito aos fundos e o princípio da ordem original ou da ordem primitiva ( CESPE 2009) GABARITO: CERTO

    Os princípios da proveniência e da ordem original são os dois princípios básicos do arranjo nos arquivos. (CESPE 2008) GABARITO: CERTO

     

    GABARITO: ERRADO

  • Pertinência: documento deveriam ser reclassificados, por assunto, sem ter em conta a proveniência.