SóProvas


ID
877498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando as funções de administração, julgue os itens a
seguir.

As organizações são compreendidas a partir das dimensões subjetiva e objetiva da cultura organizacional, a qual descreve os elementos culturais tangíveis e intangíveis que caracterizam o modo de ser e agir das organizações.

Alternativas
Comentários
  • A organização tem dimensões subjetivas e objetivas, estas por sua vez descrevem a cultura organizacional que tem 3 níveis, um deles tangível (ARTEFATO) e outros 2 intangíveis (VALORES COMPARTILHADOS) e (PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS).

    Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.

    Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.

    Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.

  • Cultura Organizacional é o conjunto de valores, hábitos e crenças da organização estabelecidos por meio de normas, atitudes e expectativas, compartilhadas por todos os membros da empresa. A cultura espelha a mentalidade que predomina dentro da organização.
  • Cultura Organizacional é uma rede de concepções, normas e valores,que são tomados por certas e que permanecem submersas à vida organizacional e para "criar e manter a cultura,estas concepções, normas e valores devem ser afirmados e comunicados aos membros da organização de uma forma tangível".

  • Pela forma como a questão está redigida entendi que o aspecto objetivo da cultura compreende elementos tangíveis e intangíveis, por isso marquei errado. CESPE, CESPE...

  • Correto

    Estes elementos podem ser desde o tipo de vestuário (a roupa) que os funcionários costumam usar, que seriam alguns dos elementos tangíveis da cultura, bem como os valores e comportamentos considerados aceitáveis pelos membros da organização (que seriam aspectos intangíveis). Estes elementos tangíveis e intangíveis formam a cultura organizacional, que são como a “personalidade” da organização

  • Símbolos culturais (cultura objetiva): artefatos materiais que representam a cultura da empresa. Envolvem mobiliário, automóveis, ambiente de trabalho (escritórios abertos ou fechados, estacionamentos com vagas privativas) e imagens (logotipo, estilo de vestuário).


    A cultura de uma organização envolve elementos tangíveis e intangíveis. Os fatores tangíveis são aqueles concretos e facilmente percebidos, como o estilo de vestuário, a organização dos ambientes de trabalho e as tecnologias de gestão, por exemplo. Já os elementos intangíveis estão relacionados à questões mais subjetivas, ligadas às crenças, valores, símbolos, regras não institucionalizadas e tabus. Bowditch e Buono chamam os elementos tangíveis de cultura organizacional objetiva e os elementos intangíveis compõem a cultura organizacional subjetiva.

  • GABARITO: CERTO

     

    Estes elementos podem ser desde o tipo de vestuário (a roupa) que os funcionários costumam usar, que seriam alguns dos elementos tangíveis da cultura, bem como os valores e comportamentos considerados aceitáveis pelos membros da organização (que seriam aspectos intangíveis).

    Estes elementos tangíveis e intangíveis formam a cultura organizacional, que são como a “personalidade” da organização.

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • Certo

    Estes elementos podem ser desde o tipo do vestuário (a roupa) que os funcionários costumam usar, que seriam alguns dos elementos tangíveis da cultura, bem como os valores e comportamentos considerados aceitáveis  pelos membros da organização (aspectos intangíveis).

    Estes elementos tangíveis e intangíveis formam a cultura organizacional, que são como a "personalidade" da organização.

    Fonte: Prof Rodrigo Renno