SóProvas


ID
877576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

O modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidade permite que os vários elementos de uma organização sejam avaliados individualmente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO


    O modelo da excelencia da gestão da qualidade ou Qualidade total não avalia individualmente os elementos da organização. Ela não tem essa função.
    Ela cria mecanismos para a qualidade em todos os processos oganizacionais com o propósito de satisfazer os clientes.
  • O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é concebido tendo como base os Fundamentos da Excelência, 
    sendo constituído por oito critérios:
    1 Liderança
    2 Estratégias e Planos
    3 Clientes
    4 Sociedade
    5 Informações e Conhecimento
    6 Pessoas
    7 Processos
    8 Resultados 

     
    O Meg simboliza a organização, considerada um sistema orgânico e adaptável, que interage com o ambiente externo. Sugere que os elementos do Modelo, imersos num ambiente de informação e conhecimento, relacionam-se de forma harmônica e integrada, voltados para a geração de Resultados
    http://pcc2530.pcc.usp.br/Textos%20para%20leitura/web_CriteriosExcelencia2009_mais_recente.pdf


    Logo, acredito que o erro da questão está em afirmar que os elementos podem ser avaliados individualmente
  • Acrescentando aos comentários dos colegas, acredito que o erro realmente está em dizer que os vários elementos de uma organização são avaliados individualmente. Segundo o primeiro fundamento de excelência do FNQ, o pensamento sistêmico, deve-se entender as relações de interdependência entre os elementos para que se possa avaliar corretamente.

    Segundo Augustinho Vicente Paludo:

    "Os fundamentos de excelência, segundo o Caderno FNQ (2009), são os seguintes:
    • Pensamento sistêmicoEntendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo;
    • Aprendizado organizacional. Busca o alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências;
    • Cultura da inovação. Promoção de um ambiente favorável a criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.
    • Liderança e constância de propósitos. Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.
    • Orientação por processos e informações. Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e a análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados."
    Continua...
    • "Visão de futuro. Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando à sua perenização.
    • Geração de valor. Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de valores tangivel e intangivel, de forma sustentada para todas as partes interessadas.
    • Valorização das pessoas. Estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio de comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender.
    • Conhecimento sobre o cliente e o mercado. Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para o cliente e, consequentemente, gerando mais competitividade nos mercados.
    • Desenvolvimento de parcerias. Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes.
    • Responsabilidade social. Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização".
    Fonte: Administração Pública, 2ª edição. Augustinho Vicente Paludo. Páginas 254-255.

  • O Modelo estabelece uma orientação integrada e interdependente para gerir uma organização. 
    Considera que os vários elementos da organização e as partes interessadas interagem de 
    forma harmônica e balanceada nas estratégias e resultados. Assim, o MEG permite que os 
    vários elementos de uma organização possam ser implementados e avaliados em conjunto, 
    de forma interdependente e complementar.
    Fonte: 
    http://www.mbc.org.br/mbc/uploads/biblioteca/1300823597.7285A.pdf
  • De acordo com o Rodrigo Rennó " O modelo da FNQ apresenta os critérios mais importantes do modelo como uma sistema global"

    Assim, está errado que sejam avaliados individualmente.
  • É um modelo baseado em 13 fundamentos e 8 critérios.

    O primeiro fundamento: Pensamento Sistêmico - Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

  • Conjuntamente. O foco atual é na qualidade total= tudo da empresa. Errôneo seria avaliar o setor de produção, enquanto o setor de marketing e RH está um caos. O que adianta?!

     

    Bons Estudos 

  • O MEG NÃO É PRESCRITIVO EM RELAÇÃO A FERRAMENTAS, ESTRUTURA OU FORMA DE GERIR O NEGÓCIO. OS FUNDAMENTOS DESSE MODELO PODEM SER EXPRESSOS EM CARACTERÍSTICAS TANGÍVEIS, MENSURÁVEIS QUANTITATIVA OU QUALITATIVAMENTE, POR MEIO DE AÇÕES GERENCIAIS PROPOSTAS NA FORMA DE QUESTÕES E DE SOLICITAÇÕES DE RESULTADOS. ALÉM DISSO, O MEG POSSUI UM CONCEITO DE APRENDIZADO E MELHORIA CONTÍNUA E ADOTA UM PENSAMENTO SISTÊMICO, OU SEJA, ATRIBUI INTERDEPENDÊNCIA DAS PARTES COM O TODO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • É holístico