SóProvas


ID
877585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão da qualidade, julgue os itens a seguir.

A valorização do servidor público como cliente interno é uma garantia ao cumprimento da missão da administração pública de atender com qualidade aos seus clientes externos.

Alternativas
Comentários
  • Huuummmm....

    Gabarito Certo???

    Acho grande a probabilidade de anulaçao ou mudança de gabarito o para  Errado!

    Comose pode afirmar que valorizar o servidor é GARANTIA ao cumprimento da missao???

    A valorizaçao pode tornar o servidor mais motivado, entretanto nao garante o cumprimento da missao!!

    Mais uma maravilha do CESPE.... Vamos aguardar p ver o resultado final desse gabarito!
  • Não tem como garantir que o servidor motivado irá atender bem o cliente. 

    Realmente, questão digna de mudança de gabarito.

    Vamos esperar.

    e continuemos os estudos!!!!
  • A implementação do Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública deve observar os seguintes princípios:

    1)Satisfação do Cliente

    2Envolvimento de Todos os Servidores

    3)Gestão Participativa

    4)Gerência de Processos

    5)Valorização do Servidor Público

    A valorização do servidor público (cliente interno) é uma garantia ao cumprimento da missão da Administração Pública de atender com qualidade aos seus clientes externos - o cidadão. A valorização será função: • da conscientização, pelo servidor, do sentido e do valor de sua missão; • da profissionalização do serviço público; • da avaliação do desempenho por resultados, a partir de objetivos bem definidos; • do reconhecimento do mérito

    6)Constância de Propósitos

    7)Melhoria Contínua

    8)Não aceitação de erros

    http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/publicacao/seges/PUB_Seges_Mare_caderno04.PDF

     
  • Pelo visto, o problema é menos da CESPE e mais do Ministério do Planejamento, ao escrever isso no SEGES.
    Texto errado.
    Pode-se afirmar que a valorização do servidor público é IMPORTANTE (é fundamental, ou qualquer sinônimo) para o atendimento excelente do cidadão, mas NÃO se pode afirmar que é GARANTIA.
    Aliás, este papo de cidadão ser tratado como cliente também é difícil de engolir.

    Enfim o gabarito está certo em relação a um documento errado do governo. E agora? O fato é que a banca é ruim, pois um bom administrador elaborando a prova identificava o erro e não metia a mão no vespeiro.

    Os candidatos que pensam administração erroneamente, ainda que em harmonia com este absurdo da administração, levarão vantagem nesta questão.
  • Me espanta o cespe, uma banca que é boa com o raciocínio, resolver copiar e colar uma frase criada pelo governo e que não tem mesmo sentido. Na Q292525, acho que da mesma prova, ela disse que a ISO 9000 garante a qualidade. Vou fazer a prova da ANS, então sempre que vir a palavra "garante" alguma coisa, eu coloco certo? Falta de lógica. Aproveito para deixar aqui o oitvavo príncipio já exposto por thiago, mas que considero que pode confundir na prova também:
    Não aceitação de erros
    O compromisso com o fazer certo deve ser um traço da cultura
    de uma organização pública de qualidade. O desconforto com o erro,
    e o combate ao desperdício são atitudes que evidenciam a
    internalização deste princípio.


    "Não aceitação de erros" soa um pouco forte demais se vir solto na questão. Tem que engolir.
  • É um absurdo essa afirmativa ser considerada correta! Valorizar o servidor público ajuda, mas não garante que a administração pública vai atender com qualidade seus cliente externos. 
    Se o Ministério do Planejamento escrever num documento que o Chiavenato é o pai da Administração, nós teremos que considerar isso como verdadeiro numa  prova de concurso do CESPE também??
  • Pessoal, o texto diz "...é uma garantia...", ou seja, pode ser uma das garantias, não necessariamente a única garantia que vai levar ao cumprimento da missão.

    Acho que essa é a interpretação que o CESPE considera, assim como o próprio texto original.
  • Tô vacinado contra esse tipo de questão; aqui eu ainda respondo, mas na hora da prova, valendo ponto, simplesmente deixo em branco... pelo simples fato de ser impossível avaliar o quantum de subjetividade que traz um item como esse. Eu nem diria que está errada a questão (apesar de a palavra garantia ser muito polêmica em afirmações como essa), mas é o tipo de questão que não exige nenhum racioncínio ou conhecimento, porque há 50% de chances de o examinador considerar certa ou errada, a seu critério, ou seja, o melhor teria sido anular o item dado o imenso subjetivismo que tal assertiva trás.
    Enquanto ficamos aqui dando socos no teclado e batendo a cabeça na parede, o examidor do Cespe está à beira da piscina, tomando sua cervejinha gelada e conversando distraídamente com seus colegas sobre as próximas pegadinhas a serem implementadas nos concursos vindouros..
  • QUESTÃO CORRETA!

    A valorizaÁ„o do servidor p ?blico (cliente interno) È uma garantia ao cumprimento da miss„o da AdministraÁ„o P ?blica de atender com qualidade aos seus clientes externos - o cidad„o. A valorizaÁ„o ser· funÁ„o: da conscientizaÁ„o, pelo servidor, do sentido e do valor de sua missão da profissionalizaÁ„o do serviÁo p ?blico; da avaliaÁ„o do desempenho por resultados, a partir de objetivos bem definidos;
    FONTE:

    http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/publicacao/seges/PUB_Seges_Mare_caderno04.PDF
  • P000000000000000000444444444444aaaaaa!!!
    Só o cespe mesmo pra afirmar que isso tá certo!
    Aff!! 
    Onde está o Ministério Público Federal que não investiga essa porcaria de banca. Tô cansado de ver esse pessoal fazendo essa zona nas provas. Phode com a vida de todo mundo... Duvido que isso seja burrice. Isso é intencional, e não pode ser para o bem.
    Odeio essa banca!
    Só Deus mesmo!!!
  • kkkkkkkkkk, já resolvi essa questão várias vezes e insito em errá-la, compreendo o entedimento do órgão, mas é uma afirmativa que não deve ter seu entendimento generalizado, termo garantir é fático, a acertiva não o flexibilizou. 


  • Valorizar o servidor público não é somente remunerá-lo melhor,  e de acordo com o Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública a questão está correta.

    4.5. Valorização do Servidor Público
    A valorização do servidor público (cliente interno) é uma garantia ao cumprimento da missão da Administração Pública de atender com qualidade aos seus clientes externos - o cidadão.  A valorização será função:
     
    da conscientização, pelo servidor, do sentido e do valor de sua missão;
    • da profissionalização do serviço público;
    • da avaliação do desempenho por resultados, a partir de objetivos bem definidos;
  • Gente ... o CESPE faz isso em várias questões e não está todo errado: se no enunciado tivesse falado que é a ÚNICA garantia, aí sim estaria errado. Como não falou....
    Entenderam o ponto? Apesar de não estar certo, também não está errado.
    Mais uma maldade que a gente vai ter que prestar atenção.
  • CABE RECURSO,

    Essa questão é errada, pois a valorização do servidor pode aumentar a probabilidade de cumprimento da missão, mas não GARANTIR. Como pode garantir? como alguém pode dizer "eu garanto que se você valorizar o servidor ele cumprirá suas obrigações?" se ele não quiser ele não cumprirá, mesmo sendo valorizado. ERRADO COM CERTEZA.

  • Falou em "garantir" fico na dúvida, mas me parece que o Cespe já se decidiu e para ele está certo! Não vamos brigar com a banca. Se ela fala que o suco é de limão, parece de tamarindo e tem gosto de laranja, assim será!

  • Sinceramente, a palavra "garantia" está indevidamente utilizada! Valorizar o cliente interno, não necessariamente, garantirá  atender com qualidade os clientes externos. Poderá contribuir consideravelmente, mas não garantir. Se a CESPE acha que sim, ok!

  • Ok ok já que a senhora quer Garantir, então que garanta ... É essa a importância de se fazer questões da banca, para entender o posicionamento desta ;-)

  • Cespe sendo, simplesmente, cespe....

    A palavra garantia possui uma interpretação ampla nesse caso e , ao meu ver, poderia desse modo levar a anulação da questão.!

  • Garante p***a nenhuma!!! Pqp.


    Questão típica que pode ser Certa como pode ser errada. Francamente!!!


    O servidor pode ser muito bem valorizado, receber gratificação e não atender com qualidade a sociedade, público externo. Mas se o cespe falou, está falado, na prova das duas uma ou deixaria em branco, ou mesmo marcaria errado.

    "É uma das garantias" tolerável.

    GAB CERTO, apesar dos apresares.

  • Jurisprudencia cespiana ataca denovo. 

  • O problema é que o texto foi retirado do Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública (MARE) - página 19,veja: "A valorização do servidor público (cliente interno) é uma garantia ao cumprimento da missão da Administração Pública de atender com qualidade aos seus clientes externos - o cidadão. "


    Lendo assim um trecho solto e sem citar a referência fica impossível entender o que o avaliador quer.

  • Em matéria de Administração Geral e Gestão de Pessoas, o CESPE vacilou feio em 2013. Várias questões relacionadas à gestão de qualidade quase impossíveis de serem julgadas. 

  • A palavra "garantia" é complicado. Valorizar o cliente interno, não necessariamente, garantirá atender com qualidade os clientes externos. Poderá contribuir consideravelmente, esse gabarito deveria ter sido alterado.. mais na época eram outros 500... hj sem dúvida esse gabarito seria errado

  • Nunca se poderia afirmar de modo a GARANTIR a presteza nos serviços públicos

    #cespeprudência

  • RECURSO JÁ

  • O comentário do Klaus foi hilário e o mais assertivo! 

    Estou rindo muito aqui!

    Vamo que vamo..

  • É cada questão! :(

  • Não entendo, pois pensava que o servidor agia em nome da ADM... como ele pode ser um cliente interno?

    entendo que para atingir a missão adm ele é imprescindível...

  • E mais, o fato de valorizar o servidor não garante que o mesmo irá atender bem o cliente externo. Apenas aumentam as chances disso acontecer.

  • Cliente interno significa que os departamentos devem servir uns aos outros como se fossem clientes uns dos outros.

     

    Por exemplo, departamento de produção deve atender o Comercial quando este precisar de alguma amostra do produto para realização de testes funcionais no mesmo.

     

    Isso faz com que os clientes externos também sejam beneficiados por tabela.

     

    Gab.: CERTÍSSIMO

  • Acho que o Cespe pensa assim:"Ahhh... Se há grande maioria dos candidatos acertarem, a gente muda o gabarito e considera errada a questão. Por outro lado, a maior parte errarem vms deixar assim mesmo. Uma questão mega subjetiva e o candidato sempre se lascando...

  •  

     

     

     

     

  • Ronald Pinheiro,então quem só se lascou foi você,

    RECLAMÃO.

    GABARITO: CORRETO

    O Programa de Qualidade e Participação da Administração Pública tem como objetivo geral: “Contribuir para a melhoria da Qualidade dos serviços públicos, por meio da institucionalização dos seus princípios, com ênfase na participação dos servidores.

    Abraços.

  • Um cliente interno é qualquer membro da organização que conta com a ajuda de outro para cumprir seus deveres no trabalho. Como o caso de um representante de vendas, que precisa do suporte de um representante de serviço ao cliente para fazer um pedido. Incentivar os funcionários a tratar uns aos outros como consumidores faz com que a relação entre eles melhore de forma significativa.

    Embora os clientes internos não necessariamente comprem os produtos ou serviços oferecidos pelo seu empregador, o relacionamento com eles também desempenha um papel fundamental no sucesso do negócio. Um profissional que não se entende bem com os colegas de trabalho pode ter uma maior dificuldade de firmar bons relacionamentos com clientes externos, resultando em poucas vendas.

    Uma equipe que não consegue se entender de maneira interna, dificilmente conseguirá oferecer um bom atendimento ao público externo. Portanto, para que uma empresa tenha sucesso (atinja sua missão), é importante que haja uma preocupação com a qualidade do atendimento ao cliente interno e externo, de forma que a harmonia esteja sempre presente nas relações entre funcionários e clientes.

  • GARANTIR? Palavra muito forte, né, Cespe?