SóProvas


ID
877681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à administração financeira de empresas, julgue
os itens a seguir.

A administração financeira envolve decisões de investimento e de financiamento de curto prazo, visto que as decisões de longo prazo, portanto, estratégicas, competem à direção da empresa e não ao gestor financeiro.

Alternativas
Comentários
  • A administração financeira deve participar do planejamento estratégico conjuntamente com a direção da empresa e com a direção de gestão de pessoas. Pois é necessário sintonia entre os recurso financeiros, as estimativa de metas e  diretrizes e o pessoal capacitado. Desta forma haverá eficiência e efetividade dos programas e projetos estabelecidos no planejamento estratégico da organização.


    Bons estudos!
  • Errado
    Como salientou o colega acima, é preciso haver sintonia entre os diretores e gestores financeiros (em muitas empresas a mesmas pessoas executam as duas funções). Trata-se de um trabalho de coordenação, nada impede que haja prerrogativas e funções específicas dentro da gerência ou direção, mas o ideal é que todos sigam o planejamento estratégico financeiro da empresa.
  • Essa questão não é de AFO.

  • não vejo esse como o erro na questão...
    concordo que as áreas devem trabalhar em sintonia e integradas umas as outras, como mencionado pelos colegas, mas em nenhum momento a questão afirmou o contrário, que a administração financeira e as outras áreas trabalham isoladas. A questão menciona competência. Por mais que haja integração entre as áreas, existe um ser que é competente por cada uma delas
    Se alguém puder ajudar...
  • O erro está em restringir a administração financeira apenas às decisões de curto prazo. 

  • As funções financeiras podem ser divididas em duas grandes áreas: tesouraria e controladoria.
    As funções cabíveis a cada área são:
    Tesouraria: Caixa, caixa e cobrança, risco, câmbio, financiamento, investimento, planejamento e controle financeiro, proteção de ativos, relações com acionistas e investidores, relações com bancos. - Geralmente a CURTO PRAZO, não são todas as áreas. Ex: Investimento pode ser a curto ou longo prazo.
    Controladoria: custos e preços, auditoria interna, contabilidade, orçamento, patrimônio, planejamento tributário, relatórios gerenciais, sálarios, sistemas de informação. - Geralmente a LONGO PRAZO, não são todas as áreas. Ex: sálarios a curto prazo.

  • Indiquem-me um bom livro de Administração Financeira.

    vlws

  • Kyo Kusanagi um bom livro de finanças é este: 

    GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Education, 2010.

  • A administração financeira envolve decisões de investimento e de financiamento de curto prazo, visto que as decisões de longo prazo, portanto, estratégicas, competem à direção da empresa e não ao gestor financeiro. Resposta: Errado.

  • ERRADO. Como vimos, o administrador financeiro deve se preocupar com as decisões de investimento e de financiamento de curto, médio e longo prazo.

  • O gestor financeiro certamente é o diretor financeiro, que atua na cúpula da empresa e participa ativamente do planejamento estratégico.

    A depender do investimento, geralmente são de médio e longo prazos, sobretudo aquele que envolvam as áreas-fins da empresa.

    Exemplo: troca de maquinário numa fábrica de tintas.

  • No planejamento estratégico da empresa, todas as áreas devem ser levadas em consideração, principalmente o financeiro.

    O financeiro sempre foi um setor importante para empresa, tanto que ficou muito tempo sendo o único critério de avaliação de sucesso da empresa. Hoje, já se utiliza outros indicadores.