É comum confundir os conceitos de Psicologia Organizacional e Psicologia do Trabalho. Para maior entendimento da questão fica uma breve dica, conceitualização de cada uma das abordagens.
Psicologia Organizacional
"A Psicologia Organizacional, é atuar como facilitador e conscientizador do papel dos vários grupos que compõem a instituição, considerando a subjetividade dos indivíduos, sem perder de vista sua inserção no contexto mais amplo da organização."
Veja que, de acordo com tal definição fica claro identificar o elo entre a letra "E" e a definição de Psicologia Organizacional. Lembre-se da palavra "subjetividade" e já te auxiliará a identificar muitas das respostas propostas em questões de provas que procuram confundir uma abordagem com a outra.
Psicologia do Trabalho
Já a Psicologia do Trabalho destaca-se por ser uma área que trata da prevenção e promoção da saúde do trabalhador no ambiente em que este está inserido.
A questão não trata de uma outra abordagem importante da Psicologia e comumente confundida com a psicologia organizacional e psicologia do trabalho, que é a psicologia industrial. Acho pertinente somarmos tal conceitualização para não sermos surpreendidos em provas futuras.
As informações referentes a Psicologia Industrial foram extraídas da Fonte:http://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/psicologia-industrial#ixzz35Thwjhti
Psicologado - Artigos de Psicologia
Psicologia Industrial
A Psicologia Industrial foi a primeira forma adotada pelo que hoje conhecemos como Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho, Psicologia Ocupacional ou Psicologia Industrial e Organizacional, variando um pouco o “objeto” construído, mas todas apresentando uma certa regularidade discursiva e convergência no que tange ao objetivo, finalidade social, compromisso ético, alvo das ações, bases teóricas e elementos discursivos.
A Psicologia Industrial remonta sua origem aos cenários norte-americanoeanglo-saxão do início do século XX, quando arevolução industrialjá havia se consolidado e otaylorismocomeça a entrar em cena e a fornecer resultados positivos ao aumento de lucratividade das industrias através de controle mais elaborado do processo produtivo e aumento da eficiência.
Fonte:http://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/psicologia-industrial#ixzz35Thwjhti
Psicologado - Artigos de Psicologia
"Neste início a Psicologia Industrial procurava medir o limite de esforço dos trabalhadores, para assim criar quotas de produção; se encarregava das práticas de seleção e colocação profissional, além da orientação vocacional baseada em testes e estudos sobre condições de trabalho visando aumentar a produtividade."
Fonte:http://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/psicologia-industrial#ixzz35Thkt4JR
Psicologado - Artigos de Psicologia