SóProvas


ID
878014
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modo de conduzir o processo psicodiagnóstico pode advir de diferentes referenciais da psicologia e apresentar características em conformidade com eles, tais quais o processo psicanalítico de Ocampo e Arzeno, o modelo compreensivo de Trinca e o fenomenológico de Yehia.

Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1, de modo a identificar as características básicas conforme os referenciais.

Coluna 1

Abordagens ou referenciais do psicodiagnóstico
1.Procedimento psicanalítico
2.Modelo compreensivo
3.Modelo fenomenológico
 
Coluna 2
Características do modelo de psicodiagnóstico.
( ) O processo psicodiagnóstico é uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares.

( ) Utiliza referenciais múltiplos; além da psicanálise, a análise é complementada com outros referenciais teóricos como as teorias do desenvolvimento e maturação e da família.

( ) O psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com objetivo, tempo e papéis definidos e diferenciada do processo analítico.

( ) É realizado sempre com o objetivo de obter uma compreensão profunda e completa da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1516-36872007000200008&script=sci_arttext
  • Não entendi a questão. Cadê a coluna 2??
  • 1.Procedimento psicanalítico

    2.Modelo compreensivo

    3.Modelo fenomenológico

    O processo psicodiagnóstico é uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares (3)

    Utiliza referenciais múltiplos; além da psicanálise, a análise é complementada com outros referenciais teóricos como as teorias do desenvolvimento e maturação e da família (2)

    O psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com objetivo, tempo e papéis definidos e diferenciada do processo analítico (1)

    É realizado sempre com o objetivo de obter uma compreensão profunda e completa da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos (1)

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: C

  • Para quem não conseguiu fazer a separação entre coluna 1 e coluna 2:

    Coluna 1 Abordagens ou referenciais do psicodiagnóstico 1.Procedimento psicanalítico 2.Modelo compreensivo 3.Modelo fenomenológico 

    Coluna 2 Características do modelo de psicodiagnóstico.

    ( 3 ) O processo psicodiagnóstico é uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares.

    ( 2 ) Utiliza referenciais múltiplos; além da psicanálise, a análise é complementada com outros referenciais teóricos como as teorias do desenvolvimento e maturação e da família.

    ( 1 ) O psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com objetivo, tempo e papéis definidos e diferenciada do processo analítico.

    ( 1 ) É realizado sempre com o objetivo de obter uma compreensão profunda e completa da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    Gab. C