SóProvas


ID
878803
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Pode-se apontar como características do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, implantado na Administração Pública Federal em 1991,

Alternativas
Comentários
  • Programa PBQP - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade
     
    O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP) começou em 1990, para apoiar a modernização das empresas brasileiras que precisavam se ajustar à abertura econômica e à forte concorrência estrangeira. O Programa difundiu o conceito de qualidade como estratégia empresarial e gerencial, não apenas um aspecto técnico. Na década de 1990, o aumento médio da produtividade da indústria brasileira foi de 8,6% ao ano. De uma dezena de empresas com ISO 9000 pulamos para 4 mil, que buscaram voluntariamente esta certificação de qualidade. A partir deste progresso, o PBQP, agora incorporado ao Avança Brasil, aliou a ideia da qualidade na produção à qualidade de vida. Daí o novo slogan: “Qualidade: mostre; exija; viva. Quem faz o Brasil é você”. O Programa define metas em 13 temas ligados à competitividade e qualidade de vida, que vão de indústria, exportação, habitação, à educação, saúde, consumidor, trabalho, ciência e tecnologia.
     
    Principais ações
     
    - Capacitação para gestão pela qualidade em micro e pequenas empresas;
    - Capacitação para gestão pela qualidade no turismo;
    - Implantação em empresas de Sistema de Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle (APCCC);
    - Implantação do sistema de informação ao consumidor;
    - Fomento a projetos-piloto de aumento de produtividade de micro e pequenas empresas integrantes de redes apoiadas pelo SEBRAE.

    Principais resultados
     
    - Empresas com certificação ISO 9000 passaram de 5.500 a 7 mil em 2000;
    - Empresas com certificação ambiental 1SO 14000 passam de 30 para 200 em 2000;
    - Programas de PBQP implementados em 100 municípios de 15 estados, alcançando 20 mil microempresas;
    - Implantação de 4 fóruns de competitividade estaduais.


    fonte: 
    http://www.abrasil.gov.br/nivel3/index.asp?id=182&cod=BUSCA
  • e) correta.
    Melhorar a eficiência e eficácia no trabalho dos agentes públicos, tirando o foco do processo, e , consequentemente, ir para o foco externo procurando satisfazer os usuários dos serviços - cliente-cidadão.
    A Excelência nos Serviços Públicos é definida como o estágio final dos programas de qualidade total, isto é, o momento no qual todas as funções básicas da organização ou como a produção de serviços públicos, que é o caso do serviço público, que é ofertante de serviços públicos, funciona com o máximo de produtividade e qualidade.
  • Gente olha ai este comentário do prof. Rodrigo Rennó sobre o tema:

    Desde o início da década de 90, existem programas que  buscam a evolução da qualid ade na administração pública primeiro passo ocorreu no governo  Collor, com a criação do Programa  Brasileiro de Qualidade e Produtividade – PBQP.   Este programa tinha o objetivo de aumentar a competitividade das  empresas brasileiras dentro de um cenário de abertura comercial, pois  existia a preocupação de que o setor privado não estivesse em condições  de igualdade com os concorrentes  de outros países neste aspecto  (qualidade).  Dentro deste programa, foi incluí do também o setor público no  subprograma - Programa da Qualidade no Setor Público – PQSP (que  acabou depois sendo transformado em um programa separado). Neste  primeiro momento, o foco era a melhoria dos processos. SEGUNDO O PROFESSOR O FOCO NÃO É NA SATISFAÇÃO DO CLIENTE!!
  • Também li que o PBQP só tem foco interno e que o PQSP é que teria foco interno e externo. Vai entender, o jeito é gravar assim também.

  • O erro da letra "a" está bem no final, porquanto a QPAP não visava a melhoria dos processos, ela tinha foco nas ferramentas de gestão de qualidade com o objetivo de modernizar o aparelho estatal.

  • Continuando..

    - GESPÚBLICA (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização) - Em 2005, ocorreu a última alteração no programa, que passou a ser chamado de GesPública que, na realidade é a fusão do PQSP com o Programa Nacional de Desburocratização. Foi instituído com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País, formulando a implementação de medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais.

    Abs, força e fé!

    Fonte: Prof. Rafael Encinas - Pontodosconcursos

  • Continuando ....

    - PQSP (Programa da Qualidade no Serviço Público) - Em 1999, o QPAP é transformado em PQSP, cuja ênfase seria a satisfação do cidadão. As ações do programa iriam se desenvolver, principalmente, no espaço em que a organização pública se relaciona diretamente com o cidadão, seja na condição de prestadora de serviço, seja na condição de executora da ação do Estado. Neste espaço, o PQSP atuaria mobilizando e sensibilizando as organizações para a melhoria da qualidade da gestão pública e do desempenho institucional.

    Atuaria, também, junto aos cidadãos, procurando torná-los participantes das atividades públicas, desempenhando o papel de avaliadores dos serviços e das ações do Estado. O PQSP buscava ser um instrumento de cidadania, conduzindo cidadãos e agentes públicos ao exercício prático de uma administração pública:

    - participativa;

    - transparente;

    - orientada para resultados; e

    - preparada para responder às demandas sociais


  • PBQP (1990...) ---> QPAP (1996...) ---> PQSP (2000) ---> GESPÚBLICA (2005)

    - PBQP (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade) - foi lançado por Collor para contrabalancear a abertura comercial. O objetivo era apoiar o esforço de modernização da empresa brasileira, através da promoção da qualidade e produtividade, objetivando aumentar a competitividade dos bens e serviços produzidos no país. Collor também via de forma negativa os órgãos e empresas estatais. Os servidores eram marajás que deveriam ser demitidos.

    - QPAP (Programa da Qualidade e Participação da Administração Pública) - Em 1996, FHC alterou o PBQP para o QPAP, dando ainda mais valor ao caráter da qualidade voltada para o cidadão. O QPAP foi um dos principais instrumentos de aplicação do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, propondo-se a introduzir no Serviço Público as mudanças de valores e comportamentos preconizados pela Administração Pública Gerencial, e, ainda, viabilizar a revisão dos processos internos da Adm. Pública com vistas à sua maior eficiência e eficácia. Os objetivos do QPAP eram:

    - Contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos, por meio da institucionalização dos seus princípios, com ênfase na participação dos servidores;

    - Apoiar o processo de mudança de uma cultura burocrática para uma cultura gerencial, fortalecendo a delegação, o atendimento ao cidadão, a racionalidade no modo de fazer, a definição clara dos objetivos, a motivação dos servidores e o controle de resultados.


  • Premiações? Nunca ouvi falar, credo.

     

  • Letra E, cuja referência é este blog abaixo.

    O programa foi desenvolvimento em fases, inicialmente com foco interno, de sensibilização e capacitação dos agentes públicos, e, subsequentemente, incorporando o foco externo, com avaliação e premiação envolvendo a satisfação do usuário.

    Fonte: http://blogdouadson.blogspot.com.br/2016/12/nocoes-de-administracao-publica-tecnico.html

  • No Brasil a reforma gerencial tem origem na década de 90 com o Plano Diretor da Reforma do Estado, a chamada Emenda 19. A reforma foi executada, nos primeiros 4 anos, no MARE - Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, pelo então ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira. O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP, que teve como foco a mudança de uma cultura burocrática para uma cultura gerencial, atingiu êxitos importantes, principalmente no setor industrial, e alcançou considerável reconhecimento junto à sociedade como instrumento legítimo de desenvolvimento econômico e social.   

    A partir desse contexto vamos às análises das alternativas:

    A letra “a” está incorreta, pois o PBQP teve como foco a mudança cultural, foi o marco inicial. Posteriormente, com o Programa de Qualidade e Participação na Administração Pública passou-se a considerar o processo como centro prático de uma gestão para a qualidade;

    A letra “b” está incorreta, pois o foco do PBQP não foi a instituição de uma política de remuneração por resultados. Conforme já dito, ele se baseou em mudar culturalmente uma concepção excessivamente burocrática;

    A letra “c” está incorreta, pois qualquer programa de qualidade, deve essencialmente considerar a visão do cliente. Neste caso, do usuário do serviço público, a fim de se possa planejar bens e serviços de acordo com suas necessidades;

    A letra “d” está incorreta, pois com a implantação do PBQP não houve abandono de antigos paradigmas de premiação por resultados. O paradigma que se pretendia abandonar era o burocrático;

    A letra “e” está correta, pois o PBQP teve, inicialmente, um foco interno de sensibilização e mudança cultural.

    GABARITO DO PROFESSOR: E
  • PQP (Programa de Qualidade e Produtividade na Adm. Púb.) 1991 - sensibilização e capacitação, atuação interna, eficiência, técnicas e ferramentas.

    PQP (Programa de Qualidade e Participação) 1996 - avaliação e premiação, atuação interna e externa, gestão e resultados.

    PNQ (Prêmio Nacional de Qualidade) 1998 - premiação, atuação interna e externa, melhores práticas, critérios de excelência.

    PQSP (Programa de Qualidade de Serviço Público) 1999 - melhor gestão e serviços, atuação externa, resultado e satisfação do cidadão, eficiência e eficácia.

    GESPÚBLICA (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização) 2005 - melhorar serviço e aumentar a competitividade, atuação externa, gestão por resultados orientada para o cidadão. eficiência, efetividade e eficácia.

  • Gab: E

     

    a)PBQP tem como foco a mudança cultural;

    b) O PBQP não instituiu uma política de remuneração por resultados;

    c) O governo deve promover políticas públicas SEMPRE visando o cliente-cidadão;

    d) O PBQP pretendia abandonar o modelo burocrático;

    e) GABARITO. O PBQP se baseou em mudar culturalmente uma concepção excessivamente burocrática, com foco interno de sensibilização e mudança cultural.