SóProvas


ID
879172
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Sobre a taxa de controle e fscalização ambiental (TCFA), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O examinador queria saber do candidato quem são os sujeitos passivos dessa taxa.
    A resposta encontra-se na LEI No 10.165, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2000.
    Art. 1o Os arts. 17-B, 17-C, 17-D, 17-F, 17-G, 17-H, 17-I e 17-O da Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, passam a vigorar com a seguinte redação:
    "Art. 17-B. Fica instituída a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA, cujo fato gerador é o exercício regular do poder de polícia conferido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama para controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais."(NR)
    "Art. 17-C. É sujeito passivo da TCFA todo aquele que exerça as atividades constantes do Anexo VIII desta Lei." (NR)
    anexo VIII
    atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais.

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10165.htm
  • Comentando ao questão....

    b) .....
    Art. 3º A Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA, é devida em razão do exercício regular do poder de polícia conferido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama para controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais, “in loco” ou indiretamente, através da análise de dados relativos ao sujeito passivo.
    §1º A ocorrência do fato gerador da TCFA independe da quantidade de dias de prática das atividades potencialmente poluidoras e da utilização de recursos naturais no trimestre.


    d).....
    VII. Compensação: o procedimento pelo qual, quando exista Lei Estadual ou Municipal instituindo Taxa de Fiscalização Ambiental, o sujeito passivo da TCFA que tenha também pago a Taxa Estadual ou Municipal de mesma destinação constitucional e referentemente ao mesmo exercício fiscal, requer junto ao IBAMA o crédito correspondente ao Tributo Estadual ou Municipal aqui referido, até o limite de 60% do que pagou ao Órgão Federal.



    e).......

    § 2º Caso o estabelecimento exerça mais de uma atividade sujeita à fiscalização, pagará a taxa relativamente a apenas uma delas, pelo valor mais elevado.


    Todas informações foram retiradas da INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 17/ 2011 que regulamenta a TCFA.

  • Sobre a letra c.

    Art. 17 G

    § 2o Os recursos arrecadados com a TCFA terão utilização restrita em atividades de controle e fiscalização ambiental.

    letra d.

    Art. 17P. Constitui crédito para compensação com o valor devido a título de TCFA, até o limite de sessenta por cento e relativamente ao mesmo ano, o montante efetivamente pago pelo estabelecimento ao Estado, ao Município e ao Distrito Federal em razão de taxa de fiscalização ambiental.


  • LETRA C) A compensação somente é permitida pela União quando os valores pagos aos Estados/DF/Municípios foram em relação a Taxas de idêntica natureza, ou seja, de CONTROLE e FISCALIZAÇÃO ambiental.

    Logo, os valores recolhidos aos órgãos locais "a título de taxa de LICENCIAMENTO e VENDA de produtos" não são compensáveis, diante da ausência de identidade com a taxa federal.