SóProvas


ID
879901
Banca
IESES
Órgão
PM-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I
Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te estender a mão, esquece a tua maturidade, passa pela tua mocidade, volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai.
 (Rui Barbosa)

Considerando os adjetivos pátrios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Opção correta, letra "D".

    Vejamos:
    a) Quem nasce no Amapá é amapense. INCORRETO. Ficou bem parecido, mas o correto seria "amapaense", com "a";
    b) Quem nasce em Florianópolis é açoreano ou florianopolitano. INCORRETO, mas com "pegadinha", pois quem nasce em Florianópolis é, de fato, florianopolitano. O problema esta em afirmar que seja também possível usar "açoreano", que esta ERRADO, tornando incorreta toda opção.
    c) Quem nasce em Buenos Aires é capixaba. INCORRETO, pois quem nasce em Buenos Aires é "argentino" (país),  bonaerense (da Província de Buenos Aires) e portenho (da cidade de Buenos Aires).
    d) Quem nasce no Estado do Rio de Janeiro é fluminense. CORRETO, pois quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense enquanto quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é carioca, riense, janeirense ou janeiropolitano.
  • Complementando...

    Açoriano ou açoreano? Ao contrário do que muita gente pensa, aos nativos dos Açores, dá-se o nome de açorianos. Esta terminação (-iano) pode encontrar-se noutros gentílicos (nome que designa o país, região, província ou localidade de nascimento ou proveniência de uma pessoa), como cabo-verdiano, que não têm um “i” no nome do país. Não existe a terminação –eano na formação de gentílicos.


    E capixaba é quem nasceu no Espírito Santo.
     
    fonte: http://emportuguescorrecto.blogs.sapo.pt/17304.html
     
  • essa foi comédia kkkkkkkkk "quem nasce em Buenos aires é Capixaba" kkkk