SóProvas


ID
879949
Banca
IESES
Órgão
PM-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I
Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te estender a mão, esquece a tua maturidade, passa pela tua mocidade, volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai.
 (Rui Barbosa)

Considerando que a conjunção estabelece relação de sentido entre as orações que liga, assinale a alternativa que mostra a análise INCORRETA do sentido por ela estabelecido.

Alternativas
Comentários
  • O conectivo ¨e¨ NUNCA SERÁ uma conjunção alternativa.

  • Apenas complementando:
    Conjunções coordenativas alternativas ou disjuntivas - Expressam uma relação de alternância.
    São elas: ou…ou, ou, ora…ora, já…já, quer…quer, etc.
  • Vamos lá:

    a) Veio MAS não fez o que estava previsto. Relação de oposição. (CORRETA) "Mas" é conjunção adversativa e indica ideia de contraste.
    b) Vim cauteloso E não fiz barulho. Relação de alternância. (INCORRETA) "E" é conjunção aditiva. São conjunções alternativas: ou, ou...ou, ora...ora, seja...seja.
    c) -Caiu, QUE eu vi” Relação de explicação ou confirmação. (CORRETA) "Que", aqui, com sentido de explicação, podendo ser substituído por "porque", "pois", que são conjunções explicativas.
    d) O candidato não apresentou documentação, PORTANTO não fez a prova. Relação de conclusão. (CORRETA) "Portanto" é a principal conjunção conclusiva.

    Espero ter contribuído.

    VG, Lavras do Sul-RS
    Vamo gurizada!
     
         
  • DETALHE, faltou a vírgula na conj. MAS

  • No contexto, "ser cauteloso" e "não fiz barulho" têm sentidos equivalentes; portanto, não há relação de alternância. Desse modo, a Alternativa B é a incorreta.

    Prepare-se para a GLÓRIA!!!