SóProvas


ID
880240
Banca
IESES
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base nas súmulas do STF e do STJ assinale a alternativa ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B. Súmula 386, STJ: São isentos de imposto de renda as indenizações de férias proporcionais e respectivo adicional.
    Súmula 670, STF: "O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa." LETRA A
    Súmula 386, STJ: São isentos de imposto de renda as indenizações de férias proporcionais e respectivo adicional. LETRA B

    Súmula nº 435, STJ -"Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, legitimando o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente." LETRA C

    Súmula nº 430, STJ - "O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade não gera, por si só, a responsabilidade solidária do sócio-gerente." LETRA D

  • Súmula 386, STJ: São isentos de imposto de renda as indenizações de férias proporcionais e respectivo adicional.

    Súmula nº 435, STJ -"Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, legitimando o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente." 

    Súmula nº 430, STJ - "O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade não gera, por si só, a responsabilidade solidária do sócio-gerente."

  • A questão exige conhecimento acerca das súmulas do STF e do STJ e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa.

    Correto. Aplicação da Súmula 670, STF: O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa

    b) Não são isentas de imposto de renda as indenizações de férias proporcionais e o respectivo adicional.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Na verdade, há isenção de imposto de renda e as indenização de férias. Inteligência da Súmula 386, STJ: São isentas de imposto de renda as indenizações de férias proporcionais e o respectivo adicional.

    c) Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, legitimando o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente.

    Correto. Aplicação da Súmula 435, STJ: Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, legitimando o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente.

    d) O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade não gera, por si só, a responsabilidade solidária do sócio-gerente.

    Correto. Aplicação da Súmula 430, STJ: O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade não gera, por si só, a responsabilidade solidária do sócio-gerente.

    Gabarito: B