SóProvas


ID
880579
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o trecho a seguir e marque a opção correta.

I. A cultura organizacional pode desenvolver disfunções que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa.

II. Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento individual, que fazem o papel de degenerações sociais.

III. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização.

IV. Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais, resistência generalizada à necessidade de mudança interna, dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios e tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes são exemplos de disfunções da cultura.

Alternativas
Comentários
  • disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais. As disfunções, assim como a própria cultura, não são percebidas pelos membros do próprio grupo. Exemplos de disfunções:
    1 - dificuldade de entender e processar mudanças ambientar
    2 - resistência generalizada à necessidade de mudança interna
    3 - Dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vistas alheios"

  • Letra E

    Questão retirada da obra Teoria Geral da Administração, de Maximiano (pág. 337, 4ª ed.).

    "A cultura organizacional pode criar disfunções, que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais. As disfunções, assim como a própria cultura, não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização.  Além dos problemas organizacionais analisados no Capítulo 3, são exemplos adicionais de disfunções da cultura:

    > Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais.

    > Resistência generalizada à necessidade de mudança interna.

    > Dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios.

    > Tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrente e clientes.

    > Uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce para falta de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos.

    > Tendência a utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimentos dos clientes"

  • O erro da 2. 

    Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento COLETIVO, que fazem o papel de degenerações sociais. 

  • Vejam a Q293523.

  • Q293523

    Aplicada em: 2013

    Banca: ESAF

    Órgão: DNIT

    Prova: Analista Administrativo - Área Administrativa

    GABARITO - LETRA A

    Leia os trechos a seguir. 

    Primeira afirmativa: 
    A cultura organizacional pode desenvolver disfunções, que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais, resistência generalizada à necessidade de mudança interna, dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios e tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes são exemplos de disfunções da cultura. 

    Segunda afirmativa: 
    Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização. 

    A respeito dessas duas afirmativas, é correto afirmar que:

  • De acordo com Maximiano (2010), quando a cultura organizacional começa a prejudicar a resolução de problemas dentro das organizações, na verdade ela esta criando um desvio no comportamento coletivo, as disfunções, estas não são percebidas pelos membros do grupo organizacional, podem ocorrer através de alguma dificuldade de entender e processar mudanças ambientais, ou resistência a alguma mudança interna no caso de fusões entre grandes companhias, antes o interesse financeiro era primordial hoje isto só e possível se as culturas de ambas forem semelhantes, a não aceitação de outras culturas, a tendência a subestimar outros grupos e concorrentes, ou o uso excessivo de jargões, prejudicando em demasia a comunicação com outros grupos.


    A cultura organizacional também tem como uma disfunção promover conflitos dentro da própria organização, pois às vezes subculturas podem surgir, desenvolvendo valores e outros elementos distintos da cultura da organização, e isso causa um afastamento daquele subgrupo que tem essa subcultura, dividindo assim a organização em vários aspectos, tanto com relação ao que se busca para o subgrupo, tanto com relação sua capacidade operacional, entre outros. (MAMEDE, 2009, p.01).

  • ITEM I - CORRETO: As disfunções (desvantagens) na cultura organizacional são aspectos negativos no comportamento dos membros.

    ITEM lI - ERRADO: As disfunções influenciam no comportamento coletivo dos membros da organização.

    ITEM III - CORRETO: As disfunções, assim como a própria cultura, não são percebidas pelos membros do próprio grupo.

    ITEM IV - CORRETO: São exemplos de disfunções da cultura: 1. Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais; 2. Resistência generalizada à necessidade de mudança interna; 3. Dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios; 4. Tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrente e clientes; 5. Uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce para falta de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos; e 6. Tendência a utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes.

     

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • GAB. E

    lI. Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento individual, que fazem o papel de degenerações sociais. (COLETIVO)