SóProvas


ID
881680
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando-se que um administrador é um indivíduo que conduz um grupo de pessoas na realização de tarefas que contribuam para o alcance dos objetivos organizacionais, independente de nível hierárquico, formação ou tipo de organização, analise as afirmativas abaixo e em seguida assinale a opção correta.

I. Um administrador deve ser capaz de trabalhar participativamente na heterogeneidade organizacional.

II. Um administrador deve ser capaz de abrir mão de sua identidade em função da equipe.

III. Um administrador deve ser capaz de entender que eventualmente deverá desistir da manutenção de relações interpessoais.

Alternativas
Comentários
  • Somente a proposição I está correta!

    I. Um administrador deve ser capaz de trabalhar participativamente na heterogeneidade organizacional.(CERTO). Uma instituição (organização) é composta de pessoas com perfis, aparencias, gostos diferentes. Heterogeneidade significa isso = algo que é composto por elementos diferentes.

    II. Um administrador deve ser capaz de abrir mão de sua identidade em função da equipe. (ERRADO). Um trabalho em equipe devem haver conceções, exposições de pontos de vistas diferenciados... etc...

    III. Um administrador deve ser capaz de entender que eventualmente deverá desistir da manutenção de relações interpessoais.(ERRADO). Se ele desistir, não vai se relacionar com ninguém! Por isso existe a gestão de conflitos...

    Bons estudos!
  • questão subjetiva... em alguns momentos ele deve ser capaz sim de abrir mão de sua identidade em função da equipe


    na III fala "eventualmente"... por que eventualmente ele não poderia esquecer das relações interpessoais e ser mais autocrático?? por exemplo num caso de conflito!??

  • concordo com Seven Billy!
    Tem alguma afirmação disso em livros?

  • A questão misturou os conceitos de administrador e líder.

  • Em relação à III, pode transitar entre "tarefas" e "pessoas"... Entendo que possa, em função do comportamento direcionado a tarefas, desistir de relações interpessoais.

  • I. Um administrador deve ser capaz de trabalhar participativamente na heterogeneidade organizacional.

    A primeira frase está certa, pois as pessoas são diferentes umas das outras. Cada uma tem uma vivência diferente, uma formação distinta das outras. O líder deve saber lidar com estas diferenças de uma maneira que isto agregue valor aos clientes.


    II. Um administrador deve ser capaz de abrir mão de sua identidade em função da equipe.

    Já a segunda frase está incorreta. Não há a necessidade, naturalmente, de que o líder "abra mão de sua identidade".


    III. Um administrador deve ser capaz de entender que eventualmente deverá desistir da manutenção de relações interpessoais.

    Se um líder desistir de manter relações interpessoais, seu trabalho será impossível. Isto significaria não se relacionar mais com ninguém.


    O gabarito é, assim, a letra A.


    Fonte: Administração Geral p/ Auditor da RFB - Teoria e exercícios comentados Prof. Rodrigo Rennó - Aula 05 – Estratégia Concursos

  • A resposta é letra A.

     

    Administrar é o ato de realizar coisas por intermédio das pessoas, segundo declarou, em 1979, o presidente da American Management Association.

    O esforço grupal organizado e cooperativo na realização de tarefas, em todas as áreas e em todos os níveis da organização, deve ser orientado a fim de que os objetivos propostos sejam alcançados. A essa orientação dá-se o nome de Administração.

     

    O administrador deve ser capaz de:

    trabalhar participativamente na heterogeneidade organizacional;

    - executar as tarefas que lhe cabem, considerando a interdependência funcional;

    - trabalhar em equipe, na busca da interdisciplinaridade, sem perder a identidade;

    - reforçar as habilidades de comunicação, negociação e manutenção de relações interpessoais multiculturais.

    Portanto, perceba que o item I está correto, enquanto os itens II e III não condizem com as orientações para um bom administrador.