-
a) O plano tático estabelece missão, produtos e serviços oferecidos pela organização. Planj Estratégico. b) O planejamento estratégico alcança apenas os níveis institucional e gerencial, não contemplando orientações para o nível operacional. O planejamento estratégico abarca a organização como um todo! c) O planejamento tático abrange toda a organização, definindo a sua relação com o seu ambiente. Este é o Planej. Estratégico! d) O plano operacional traduz o plano estratégico em ações especializadas, como marketing, operações e outros. Este é o Tático
, que abrange cada departamento... e) Planejamento operacional define atividades e recursos que possibilitam a realização de objetivos estratégicos ou funcionais. CERTO! O planejamento operacional vai desdobrar o planejamento tático (que por sua vez já desdobrou o planejamento estratégico) em ações/ tarefas/ funções.
-
-
a) O plano tático estabelece missão, produtos e serviços oferecidos pela organização.
b) O planejamento estratégico alcança apenas os níveis institucional e gerencial, não contemplando orientações para o nível operacional.
c) O planejamento tático abrange toda a organização, definindo a sua relação com o seu ambiente.
d) O plano operacional traduz o plano estratégico em ações especializadas, como marketing, operações e outros.
e)Planejamento operacional define atividades e recursos que possibilitam a realização de objetivos estratégicos ou funcionais. CORRETA
Galera, estou começando agora em Adminsitração. Supus que os erros são os negritados acima. Seriam mesmo?
-
Gabarito: Letra E
O processo de planejamento é a ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro (MAXIMIANO, 2000). Se divide em:
Planejamento estratégico: (Nível institucional) Mapeamento ambiental, avaliação das forças e limitações da organização, incerteza e imprevisibilidade; onde são definidas as estratégias que serão adotadas a longo prazo pela empresa. È tarefa da alta administração. Possui uma visão ampla. È considerado de alto risco.
Planejamento tático ou administrativo: (Nível intermediário) Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental; é o detalhamento do planejamento estratégico num médio prazo com a fixação dos objetivos e recursos necessários para o atingimento das estratégias organizacionais. È o planejamento desenvolvido pela média administração. Visão setorial. È considerado de médio risco.
Planejamento Operacional: (Nível Operacional) Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa ou atividade. Certeza e previsibilidade é aquele que está mais preocupado com os cronogramas, atingimento de metas de produção, vendas ou tarefas. Possui uma visão simples e facilitada. È considerado de baixo risco. Seus objetivos são bem detalhados e estão voltados para o curto prazo. O plano operacional nada mais é do que um plano voltado para a execução de alguma tarefa ou evento: o treinamento de funcionários, a captação de um empréstimo, uma conferência entre parceiros, dentre diversas atividades que ocorrem em todos os departamentos.
-
Letra E.
Comentário:
Questão interessante. Vejamos os erros e acertos em cada alternativa:
A) Errado. O plano que estabelece esses pontos é o estratégico.
B) Errado. O planejamento estratégico contempla a organização como um todo. Não é detalhado, mas é com base nele
que são feitos os planos tático e operacional.
C) Errado. O planejamento tático abrange áreas da organização. O planejamento que abrange a organização como um
todo e sua relação com o ambiente é o estratégico.
D) Errado. O correto para essa afirmação seria o plano tático, e não o operacional.
E) Certo. é com base na aplicação do plano operacional que os objetivos acima (tático e estratégico) poderão ser
conquistados, já que o plano estratégico é desdobrado em tático, e o tático em operacional.
GABARITO: E.
Prof. Carlos Xavier
-
A - ERRADO - O PLANO ESTRATÉGICO É QUE ESTEBELECE A MISSÃO.
B - ERRADO - UM É DESDOBRAMENTO DO OUTRO, OU SEJA, O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É DESDOBRADO EM VÁRIOS PLANEJAMENTOS TÁTICOS, EM QUANTO ESTES SE DESDOBRAM EM PLANOS OPERACIONAIS; CONTEMPLANDO, PORTANDO, NOS DEMAIS NÍVEIS.
C - ERRADO - O PANEJAMENTO ESTRATÉGICO ATUA DE FORMA GLOBAL, HOLÍSTICA, GENÊRICA... É ELE QUE ABRANGE TODA A ORGANIZAÇÃO.
D - ERRADO - É O PLANO TÁTICO QUE TRADUZ O PLANO ESTRATÉGICO. A CADEIA REMISSIVA É VISTA DO TOPO ÀS PARTES.
E - CORRETO - APLITUDE DO NÍVEL OPERACIONAL: DETALHADO, ANALÍTICO, ESPECÍFICO, UMA ATIVIDADE, TAREFA, OPERAÇÃO.
GABARITO ''E''
-
O Planejamento Operacional define atividades e recursos? Isso não é papel do Planejamento Tático? O Operacional é sobre tarefas, curto prazo, etc. O Tático é aquele que vai definir os objetivos e recursos necessários para atingir (como muitos de vocês colocaram como justificativa). Não entendi, se alguém puder ajudar.
-
Desde quando planejamento operacional "define" atividades e recursos?
-
O Planejamento Operacional define atividades e recursos? Isso não é papel do Planejamento Tático? O Operacional é sobre tarefas, curto prazo, etc. O Tático é aquele que vai definir os objetivos e recursos necessários para atingir.
GABARITO E.
-
LETRA E CORRETA
O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação mercadológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao melhor grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. Ele é, normalmente, responsabilidade dos níveis mais altos da organização. Assim,
o planejamento estratégico:
· É projetado para o longo prazo;
· Envolve a empresa como um todo;
· É definido pela cúpula organizacional;
· É voltado para a eficácia;
· É voltado para o atendimento do cliente.
O planejamento tático é voltado para uma área da organização específica, planejando a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consolidação dos objetivos previamente fixados. É conduzido pelos níveis organizacionais intermediários. Assim, o planejamento tático:
· É projetado para o médio prazo;
· Envolve cada departamento ou unidade organizacional;
· É definido pelo nível gerencial intermediário;
· É voltado para a coordenação e integração das atividades.
O planejamento operacional, por sua vez, está mais ligado à formalização de metodologias e procedimentos, gerando basicamente os planos de ação ou planos operacionais. É conduzido pelos níveis organizacionais mais baixos. Em resumo, o planejamento operacional:
· É voltado para o curto prazo;
· Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente;
· É voltado para a eficiência.