SóProvas


ID
881704
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A capacidade de liderar é importante não apenas em estadistas, dirigentes de religiões, mas também em treinadores, comandantes militares, professores e administradores em geral. Assinale a opção correta sobre a liderança nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Para melhor entender o processo da liderança é importante distingui-la da autoridade formal, que é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos gerenciais. Cada gerente ocupa uma posição (um cargo) dentro de uma hierarquia regida por normas impessoais, que dá ao seuocupante o direito de tomar decisões e de comandar uma equipe durante um certo período de tempo. Os funcionários obedecem ao gerente porque tem a obrigação legal de fazê-lo. As normas impessoais transformam o ocupante do cargo numa figura de autoridade, com poderes formais parainfluenciar o comportamento dos seus subordinados.
    Chefiar é fazer com que as pessoas façam o que é preciso x Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer o que é preciso.

    Continua......
  • AUTORIDADE FORMAL: Fundamenta-se em leis aceitas de comum  acordo, que criam figuras de autoridade dotada de poder de comando.
    O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade, não à pessoa que ocupa o cargo.
    A lei é o instrumento para possibilitar a convivência social. A autoridade formal é limitada no tempo e no espaço geográfico, social e organizacional.  Os limites definem a jurisdição da autoridade.
    A autoridade formal é temporária para a pessoa que desempenha o papel de figura de autoridade.
    A autoridade formal inclui o poder de força a obediência das regras aceitas para a convivência.
    A autoridade formal é atributo singular.
     
    Liderança: Fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em segui-lo. 
    O seguidor obedece ao líder e à missão que ele representa.
    O líder é o instrumento para resolver problemas da comunidade.
    A liderança é limitada ao grupo que acredita no líder ou precisa dele. Os limites da liderança definem a área de influencia do líder.
    A liderança tem a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores.
    Os líderes têm o poder representado pela massa que o segue.
    A liderança é produto de inúmeros fatores. Não é qualidade pessoal singular.
    Autoridade formal e liderança nem sempre andam juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores. Da mesma forma, a pessoa que exerce liderança informal sobre um grupo pode não ocupar um cargo com autoridade formal correspondente.

    Letra a) INCORRETA. Liderança não é o mesmo que autoridade formal.
    Letra b) INCORRETA. Os lideres tem poder informal.
    Letra c) INCORRETA. Os liderados não são submissos.
    Letra d) INCORRETA. A liderança pode ser desenvolvida. A liderança é um dom presente em todos os seres humanos que pode ser lapidado e desenvolvido para que aflore e seja utilizado em toda a sua plenitude.
    Letra e) CORRETA.

    Bons estudos!!
  • Paguei e as respostas não foram liberadas na hora !!!
  • AUTORIDADE FORMAL X LIDERANÇA. Autoridade formal e liderança nem sempre andam juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores. Da mesma forma, a pessoa que exerce liderança informal sobre um grupo pode não ocupar um cargo com autoridade formal correspondente. Todos os gerentes e administradores eficazes combinam os dois atributos: autoridade formal e a habilidade de liderança. Muitos ocupantes de posições formais têm grande liderança informal sobre seus subordinados. Muitas vezes, a autoridade formal legitima a liderança. É o que acontece quando uma pessoa é escolhida pelo voto para ocupar uma posição de poder.
    Fonte:http://ifpiparnaiba.edu.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=365&Itemid=79
  • letra b)  b) Chefes são diferentes de líderes, pois os líderes têm poder formal associado ao carisma pessoal. ERRADA, visto que o carisma não é qualidade inerente de qualquer pessoa, muito menos de qualquer líder, como afirma a assertiva.

  • Letra E Correta.

  • Análise das alternativas:

    a) Liderança é o mesmo que autoridade formal, que é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos gerenciais.

    Errado.

    Para melhor entender o processo da liderança é importante distingui-la da autoridade formal, que é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos gerenciais. Cada gerente ocupa uma posição (um cargo) dentro de uma hierarquia regida por normas impessoais, que dá ao seu ocupante o direito de tomar decisões e de comandar uma equipe durante um certo período de tempo. Os funcionários obedecem ao gerente porque tem a obrigação legal de fazê-lo. As normas impessoais transformam o ocupante do cargo numa figura de autoridade, com poderes formais para influenciar o comportamento dos seus subordinados.

    b) Chefes são diferentes de líderes, pois os líderes têm poder formal associado ao carisma pessoal.

    Errado.

    A liderança não se relaciona com a ocupação formal de cargos de chefia.

    c) Líder e liderados encontram-se em uma relação de influência recíproca. Os liderados são submissos de quem exerce a liderança.

    Errado.

    Segundo Petracca, líder e liderados encontram-se numa relação de influência recíproca. Os liderados são colaboradores (não submissos) de quem exerce a liderança. Sem liderados, não há liderança, nem missão.

    d) A liderança é um atributo da pessoa e deve ser vista apenas como uma habilidade pessoal e não pode ser desenvolvida.

    Errado.

    Alguns líderes nascem "prontos" e vão mostrando seu potencial desde crianças, ao liderarem as brincadeiras e fazerem de seus amigos seguidores de suas ideias. Este talento nato é mérito de uns, mas não significa que a liderança não possa ser desenvolvida pelas pessoas que ainda não têm claro que possuem esta competência.

    e) Autoridade formal e liderança nem sempre andam juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores.

    Certo.