SóProvas


ID
881707
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para Spector (2007) a motivação é um estado interior que leva uma pessoa a emitir determinados tipos de comportamentos. Sobre motivação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) INCORRETA. A motivação extrínseca é aquela proveniente de fatores externos.

    b) INCORRETA. A motivação intrínseca é aquela que tem origem na própria pessoa.

    c) CORRETA. Os motivos cognitivos são baseados no conhecimento, nas opiniões ou crenças de uma pessoa. Ex: Sou motivado a motivar a votar em um determinado candidato nas eleições de minha cidade por questões baseadas em minhas crenças e/ou conhecimento sobre ele.
    Os motivos podem ter origens diferentes, ou seja, podem ser emocionais, cognitivos e biológicos. Os três fazem parte da motivação intrínseca. Os motivos cognitivos estão associados ao raciocínio, conhecimento e valores pessoais. E tem como comportamento final o resultado da reflexão sobre a situação a ser compreendida.
    Fonte: http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/23998.pdf

    d) INCORRETA. O psicólogo Abraham Maslow desenvolveu dentro de sua Teoria da Motivação, uma hierarquia das necessidades que os homens buscam satisfazer.  


    e) INCORRETA. Para McClelland a necessidade de poder é a necessidade de controlar diretamente ou indiretamente outras pessoas. E ela possui duas faces: a positiva e a negativa. A positiva é a preocupação em fazer o grupo sentir-se forte e competente para realizar o que deseja., ex: eu só ganho se você ganhar também. A negativa caracteriza-se pela equação domínio-submissão, ex: para eu ganhar você tem que perder.
    Fonte: http://www.slideshare.net/bia_chersoni/motivao-7526386

    Bons estudos!
  • O que é realmente motivação?                     
    Para Spector (2007), a motivação é um estado interior que leva uma pessoa a emitir determinados tipos de comportamentos. Destaca que a motivação está associada à direção, intensidade e persistência de um comportamento no decorrer de um determinado tempo. 
    O autor entende pordireção a escolha que o sujeito determina entre as possibilidades existentes, exemplificando: um aluno tem que fazer um trabalho para ser apresentado hoje, em vez de executar essa tarefa ele escolhe ir ao cinema, escolheu outra direção.
    Intensidade é o esforço despendido para a realização de uma determinada ação, exemplificando: o aluno pode executar o trabalho de uma forma rápida, exigindo grande esforço, ou vagarosamente. A persistência é o quanto a pessoa insiste em um determinado comportamento ao decorrer do tempo, exemplificando: o aluno em vez de desistir do curso porque foi mal avaliado em uma prova, insiste até melhorar o seu desempenho.
    Ainda para Spector (2007 p. 198), outra abordagem para a motivação está associada ao desejo de adquirir ou alcançar alguma meta, ou seja, “a motivação é resultado dos desejos, necessidades ou vontades”. Exemplifica, salientando que uma pessoa altamente motivada para ganhar dinheiro, provavelmente terá o comportamento voltado para esse objetivo.
    Fonte.http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/23998.pdf
  • MOTIVAÇÃO

    “Segundo Chiavenato (2000), a motivação é aquilo que impulsiona o indivíduo a ter um comportamento específico. Esse impulso pode ser gerado tanto externamente (de acordo com o ambiente), quanto internamente (na mente de cada ser humano).”

     Sistema de Cognição: Como cada um percebe o mundo.

    Profª. Ana Cristina Furtado

  • A letra A e B estão claramente errados por trocarem os conceitos.

    A letra D está errada, pois não existe necessidade de poder, mas de auto realização.

    A letra E, por fim, não está correta, pois os estilos de liderança dependem muito da situação, isto é, não existe o bom e o ruim em sentido geral. 

    RESPOSTA C

  • c) a cognição é o ato ou efeito de conhecer algo. Ela é oriunda do próprio conhecimento, nas opiniões que as pessoas possuem e nas próprias crenças.


    FONTE: ponto dos concursos
  • Bacana a inversão que a banca fez na letra e. Quase errei 

  • a) essa é a motivação intrínseca.

    b) a motivação intrínseca prega sim a motivação por meio do próprio indivíduo. A motivação extrínseca que vem de fora do indivíduo.

    c) essa é a nossa resposta. A cognição é o ato ou efeito de conhecer algo. Ela é oriunda do próprio conhecimento, nas opiniões que as pessoas possuem e nas próprias crenças.

    d) as necessidades são: fisiológicas, segurança, afeição, estima e autorealização.

    e) a persuasão e o convencimento caracterizam um poder sobre os outros, que é a face negativa do poder.  

    (fonte: Prof. Vinicius Ribeiro)

  • Dúvida da letra E:
    Positiva: orientar e incentivar os indivíduos.
    Negativa: dominar as outras pessoas.
  • Complementando...

    Item "a" incorreto. O correto seria "intríseca". Item "b" está incorreto. Motivação intríseca é aquela que ocorre dentro de uma pessoa. Enão, o indivíduo é capaz de ser automotivar. Item "d" está incorreto. As necessidades de Maslow são: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização. Item "e" está incorreto. Necessidade de poder é a necessidade de influenciar, treinar, ensinar ou encorajar os outros a concretrizarem suas realizações. Será positiva quando o poder tiver como foco a realização das metas de forma coletiva (poder institucional), e será negativa quando o foco for nas metas pessoais, prejudicando os outros (poder pessoal).

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. C]

     

    bons estudos!

  • c)

    O poder cognitivo é baseado nas crenças, opiniões ou conhecimento de cada indivíduo.