SóProvas


ID
881740
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Considere um setor de compras e os responsáveis pelas compras. Analise as opções abaixo e selecione aquela que representa um atributo do perfil do comprador.

Alternativas
Comentários
  • O comprador deve conhecer o que compra, de maneira que seu conhecimento precisa estar no mesmo nível do fornecedor, do contrário, corre o risco de ser enganado, ou de simplesmente adquirir um produto que não é capaz de atender a expectativa de sua organização. Questão a) está incorreta.

    Por outro lado, o comprador é um empregado da organização. Ele representa os interesses de seu empregador. Se a política da organização prestigiar algum outro valor (preservação do meio ambiente, respeito a legislação trabalhista ou outro fator), é possível que este valor represente um acréscimo nos custos de aquisição, entretanto, o comprador deve respeitar esta política. Alternativa b) também errada.

    A ética negocial, como qualquer manifestação da ética, não é definida por indíviduos, mas por grupos, que ao possuírem uma noção geral e bem definida daquilo que é ou não aceitável dentro do mundo dos negócios, prestigia ou rechaça determinados comportamentos. Entretanto, os negociadores, como meros agentes dentro deste contexto, não tem poder para delimitar a ética que rege essas relações. Alternativa d) errada.

    E por fim, a alternativa e) é um absurdo completo. O sigilo é regra em negociações, razão pela qual a divulgação de ofertas feitas por concorrentes afronta os príncipios da ética negocial. Representa muito mais um aspecto de discrição, e sua violação é no mínimo uma indelicadeza (para não dizer antiética).

    Só ficamos com a letra c). Sim, o comprador deve se a pautar nos mais altos níveis, qualquer que seja a etapa da negociação. Mais do que um bom comprador, ao portar-se de maneira tão elevada, reflete os padrões éticos que a instituição busca transmitir a seus contratantes (inclusive fornecedores). Alternativa c) correta.


    Fonte: Estratégias concursos. Professor Felipe Petrachini.

    Bons estudos!

    Se alguém tiver uma explicação mais para a letra "e", por favor, deixem um recado no meu mural. (não consegui entender direito). Obrigada.
  • Acredito que a alternativa "e" seja uma verdade na vida, mas não é o que o enunciado pede.
  • Alternativa e 
    O sigilo é regra em negociações, razão pela qual a divulgação de ofertas feitas por concorrentes afronta os príncipios da ética negocial. Representa muito mais um aspecto de discrição, e sua violação é no mínimo uma indelicadeza (para não dizer antiética). Fonte: Prof. Felipe (estratégia concursos). 

  • GABARITO: C

    Não fazia ideia (e acho que ninguém fazia) do que a ESAF queria com o tópico “perfil do comprador”. Felizmente, é tão primário que não tem como inventar muito e o curso fornecia informação suficiente para construção do raciocínio.

    O comprador deve conhecer o que compra, de maneira que seu conhecimento precisa estar no mesmo nível do fornecedor, do contrário, corre o risco de ser enganado, ou de simplesmente adquirir um produto que não é capaz de atender a expectativa de sua organização. Questão a) está incorreta.

    Por outro lado, o comprador é um empregado da organização. Ele representa os interesses de seu empregador. Se a política da organização prestigiar algum outro valor (preservação do meio ambiente, respeito à legislação trabalhista ou outro fator), é possível que este valor represente um acréscimo nos custos de aquisição, entretanto, o comprador deve respeitar esta política. Alternativa b) também errada.

    A ética negocial, como qualquer manifestação da ética, não é definida por indivíduos, mas por grupos, que ao possuírem uma noção geral e bem definida daquilo que é ou não aceitável dentro do mundo dos negócios, prestigia ou rechaça determinados comportamentos. Entretanto, os negociadores, como meros agentes dentro deste contexto, não tem poder para delimitar a ética que rege essas relações. Alternativa d) errada.

    E por fim, a alternativa e) é um absurdo completo. O sigilo é regra em negociações, razão pela qual a divulgação de ofertas feitas por concorrentes afronta os princípios da ética negocial. Representa muito mais um aspecto de discrição, e sua violação é no mínimo uma indelicadeza (para não dizer antiética).

    Só ficamos com a letra c). Sim, o comprador deve se pautar nos mais altos níveis, qualquer que seja a etapa da negociação. Mais do que um bom comprador, ao portar-se de maneira tão elevada, reflete os padrões éticos que a instituição busca transmitir a seus contratantes (inclusive fornecedores).
  • Complementando...

    Cópia literal do M.Aurélio Dias:

     

    O comprador ideal deve saber ouvir atentamente os argumentos apresentados pelo vendedor, para depois agir sensatamente.

    Outra característica do bom comprador é estar perfeitamente identificado com a política e os padrões de ética definidos pela empresa, como, por exemplo, a manutenção do sigilo nas negociações que envolvam mais de um fornecedor ou até mesmo quando um só está envolvido.

    As concorrências, as discussões de preços e a finalização da compra devem ser orientadas pelos mais elevados níveis. O objetivo é obter dos fornecedores negócios honestos e compensadores, sem que pairem dúvidas quanto à dignidade daqueles que o conduziram.

  • Realmente difícil de responder ao pensar só na teoria, pois como vou negociar com meu fornecedor sem dizer que a concorrência está vendendo mais barato??? Utopia.

     

    Vou dizer: olh, caro fornecedor, você está vendendo mais caro, viu?? Não vou comprar de você, pois a empresa X (NÃO POSSO CITAR NOMES) está vendendo por um preço Y (NÃO POSSO CITAR PREÇOS)

  • As concorrências, as discussões de preços e a finalização da compra devem ser orientadas pelos mais elevados níveis. O objetivo é obter dos fornecedores negócios honestos e compensadores, sem que pairem dúvidas quanto à dignidade daqueles que o conduziram.

    Gabarito: C