SóProvas


ID
881761
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Entende-se por tombamento de bens:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Tombamento significa fazer um registro do patrimônio de alguém ou de uma instituição (empresa ou órgão público). Na administração pública o tombamento tem o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

    Ex: alguém já deve ter visto aquelas plaquinhas de ferro (pequenas com numerações de controle) nas carteiras de escolas públicas.

    Bons estudos!

    Dói, né? Comentar, publicar e ter que digitar tudo novamente (se esquecer de copiar antes de publicar)....
  • Tombamento é o procedimento administrativo de identificação de um bem e seu registro no patrimônio da instituição. Essa identificação administrativa consiste em efetuar um cadastro onde são dispostas todas as informações relacionadas ao bem. E ao final, gera-se um número de patrimônio, normalmente em uma plaqueta a ser afixada no bem, que será o número de controle deste mesmo bem até sua alienação ou perecimento.

    Professor: Felipe Petrachini; estratégia concursos.

    Bons esudos!
  • GABARITO: B

    O bem é tombado quando o administrador usa um procedimento administrativo de identificação deste bem, registrando-o no patrimônio da instituição. Feita a devida identificação, normalmente coloca-se uma placa no bem tombado para marcá-lo, de forma a facilitar o controle.

    Não tem muito o que se discutir aqui, a resposta é mesmo a letra B. No entanto, podemos tirar o chapéu para a criatividade do examinador, que de forma bem humorada encontrou uma forma "lúdica", digamos assim, de descrever o seria um tombamento na letra E. É bom saber que elaborar questões não tirou o seu bom humor. :)
  • Comentários: Como vimos, tombamento, para fins de administração de recursos materiais é o ato de inscrever o bem no registro patrimonial, com a concomitante afixação do respectivo código numérico, mediante plaqueta, gravação ou qualquer outro método adequado às suas características. Em outras palavras, é o procedimento administrativo de identificação de um bem em seu registro no patrimônio da instituição.

    Gabarito: B

  • GABARITO: LETRA B

    COMPLEMENTANDO:

    Tombamento é o procedimento de identificação de um bem patrimonial, efetuado na incorporação do bem ao patrimônio de uma organização. Por ocasião do tombamento, cadastram-se, em um banco de dados, informações essenciais do bem (características físicas, valor de aquisição etc.). O bem recebe um número patrimonial, pelo qual é identificado, e uma plaqueta (ou etiqueta, ou gravação) contendo esse número de registro é afixada no bem (quando possível).

    O Ato da Mesa nº 63/1997, da Câmara dos Deputados, nos traz definição similar de tombamento:

    [Tombamento] é o ato de inscrever o bem no registro patrimonial, com a concomitante afixação do respectivo código numérico mediante plaqueta, gravação, etiqueta ou qualquer outro método adequado às suas características.

    FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  

  • No processo de tombamento o bem é registrado assim que entra fisicamente na organização.

    Seus dados são lançados no sistema de controle assim como os respectivos termos de responsabilidade sobre o bem são assinados e arquivados.