SóProvas


ID
882655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

Uma das características da chamada Escola de Frankfurt e de seu conjunto de teorias é a unanimidade de seus pensadores no ceticismo em relação ao papel dos meios de comunicação. Segundo esses pensadores, esse papel é orientado sistematicamente para a produção de uma indústria cultural impeditiva de uma comunicação dialógica e, portanto, autêntica.

Alternativas
Comentários
  • Os estudiosos da Escola de Frankfurt cunhavam o termo "indústria cultural" de forma pejorativa. Acredito que o erro dessa questão esteja no enunciado indicar o contrário. Alguém pode me ajudar? Para esses teóricos, a indústria cultural (forma como se referiam à cultura de massa) manipulava os indivíduos e visava apenas o lucro. Prevalece a ideia de que há uma adesão acrítica do receptor em relação aos valores impostos pela mídia. O indivíduo deixa de decidir autonomamente na fase da indústria cultural.

    Além disso, o mercado de massas impõe a esse público esterióticos e produtos de baixa qualidade. "Aquilo que a indústria cultural oferece de continuamente novo não é mais do que a representação, sob formas diferentes, de algo que é sempre igual". (Adorno, 1947)

    Comentário baseado no livro  "Obras Jornalísticas".
  • Eu acredito que o erro esteja no final da setença "esse papel é orientado sistematicamente para a produção de uma indústria cultural impeditiva de uma comunicação dialógica e, portanto, autêntica."

    Eles realmente cunhavam a expressão como algo negativo por haver um sistema econômico e polítco (capitalismo) por trás do processo de comunicação, no entanto a comunicação pode ser sim dialógica. A indústria cultural não impede o debate, mas pode muito bem direcioná-lo da maneira que achar melhor
    .
  • Obrigada, Yasmin! Não sabia dessa informação! :)
  • A questão está mal escrita. Acho que o erro está na palavra "autêntica", pois a Escola de Frankfurt considerava que a indústria cultural não era autêntica, não havia originalidade, era tudo cópia, reprodutibilidade
  • Penso diferente. O erro da questão está no trecho "é a unanimidade de seus pensadores".
  • Também considero que o erro esteja na "unanimidade". Não havia unanimidade na Escola de Frankfurt.

    "Benjamim valorizava (parcialmente) os meios de comunicação de massa com a ideia da perda da aura e o acesso mais facilitado à arte", fonte: professor Luiz Campos, Ponto dos Concursos.

  • O erro está em unanimidade.


    "Todos eles foram pensadores independentes, cujos interesses se estendiam por diversos campos do saber. Agrupando-os havia apenas o projeto filosófico e político de elaborar uma ampla teoria crítica da sociedade"

    (p.37) HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (Orgs.). Teorias da comunicação : conceitos, escolas e tendências.