-
O erro está na parte: "proporcionando resultados confiáveis e ISENTOS de influências subjetivas e pessoais". O método de distribuição forçada MINIMIZA a subjetividade do processo de avaliação de desempenho !!Vejam:Escolha e distribuição forçada: consiste na avaliação dos indivíduos através de frases descritivas de determinado tipo de desempenho em relação às tarefas que lhe foram atribuídas, entre as quais o avaliador é forçado a escolher a mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado. Este método busca MINIMIZAR a subjetividade do processo de avaliação de desempenho.
-
O erro na verdade está no final da alternativa "B":"... mas de aplicação COMPLEXA, pois EXIGE preparo prévio dos avaliadores."Conforme o Livro de Administração de Recursos Humanos, de Idalberto Chiavenato, o método da escolha forçada propicia as seguintes vantangens:1) Proporciona resultados confiáveis e ISENTOS de influências subjetivas e pessoais, pois elimina o efeito de generalização (halo effect).2) Aplicação SIMPLES e NÃO EXIGE preparo prévio dos avaliadores.
-
A PESQUISA DE CAMPO É FEITA SOMENTE COM PERGUNTA/ENTREVISTA AO SUPERIOR IMEDIATO?...COMO DIAGNOSTICAR O EMPREGADO SEM OUVI-LO?...NÃO ENTENDI A LETRA "C".
-
Concordo totalmente com o Joaquim!!! o erro ta exatamente no " exige preparo prévio dos avaliadores" Quando esse método não requer qualquer tipo de treinamento dos avaliadores!!!
Bons Estudos!!!
-
Exatamente como o Joaquim comentou, o erro da questão é dizer " exige preparo prévio dos avaliadores" , quando esse método não requer treinamento algum de avaliadores.
Já a letra C está correta porque a Pesquisa de Campo é o método que envolve a linha( gerente) e a Staff( assessoria de RH), portanto as duas partes juntas avaliarão seus funcionários através de formulários. o avaliado participa muito pouco, tanto na avaliação como nas providências ( sendo esta últiam uma desvantagem desse tipo de avaliação).
-
Simplesmente, O MÉTODO DE AVALIÇÃO ESCOLHA FORÇADA NÃO exige preparo prévio dos avaliadores
O ERRO ESTÁ NO FINAL DA AFIRMAÇÃO.
Escolha forçada - consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual, proporcionando resultados confiáveis e isentos de influências subjetivas e pessoais, mas de aplicação complexa, pois NÃO exige preparo prévio dos avaliadores.
-
Metodo Escolha Forçada: é recolhecido como um método que proporciona resultados bastante confiável , pois MINIMIZA a influência da subjetividade do avaliador, tem simples aplicação e NÃO exige preparo dos avaliadores. Esse método tem como uma das desvantagens: ter sua elaboração complexa
-
2.4.3. MÉTODO DA PESQUISA DE CAMPO
Para neutralizar a subjetividade da avaliação utiliza-se o método de pesquisa de
campo, que como se refere Chiavenato (1994, p.200), “baseia-se em reuniões de um
especialista em avaliação de desempenho com as chefias, levantando-se as causas e motivos
do desempenho, através da análise de fatos e situações"
Dessa forma, constata-se que através do método de pesquisa de campo, o avaliador é
treinado para avaliar o comportamento humano e não a pessoa, na tentativa de eliminar a
subjetividade da avaliação (PONTES, 1996, p.39).
O autor Chiavenato (1994) considera que a entrevista de avaliação com o gerente é
composta por um roteiro que se inicia com a avaliação inicial, passa pelas análises
suplementares, aprofunda-se, e, logo após forma-se um planejamento para melhorias, e, por
fim, o acompanhamento dos novos resultados em termos de desempenho.
-
Segundo Chiavenato, em seu livro "Gestão de Pessoas", esse método "NÃO requer treinamento dos avaliadores para a sua aplicação" e é uma "técnica POUCO CONCLUSIVA a respeito dos resultados".
Abraço!
-
Blz, a maioria falou que o erro da questão sobre o preparo prévio do avaliador, certo. Contudo, não tbm existe outro erro pouco comentado, que é a frase dizendo "...de difícil aplicação..." . Esse método não é de difícil aplicação e sim de difícil elaboração.
Abraço,
Bons estudos.
-
Eu errei a questão, mas depois fui analisar o erro da letra B e vi que realmente ela é a INCORRETA.
b) Escolha forçada - consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual, proporcionando resultados confiáveis e isentos de influências subjetivas e pessoais, mas de aplicação complexa, pois exige preparo prévio dos avaliadores.
Existem dois erros aí. Primeiro: Se engana quem acha que este método isenta completamente de influências subjetivas. Chiavenato diz que ela visa MINIMIZAR a subjetividade.
Segundo: Não é exigido preparo prévio dos avaliadores.
-
Gabarito B.
O erro da questão está em afirmar que neste método há a exigência de preparo dos avaliadores, muito pelo contrário, constitui uma das vantagens a NÃO necessidade de treinamento dos avaliadores para sua aplicação.
Outro ponto positivo deste método é tirar a influência pessoal do avaliador, isto é, subjetividade e o efeito hallo.
Fonte: Professor Marcelo Camacho - Ponto dos Concursos.
-
Pelo que olhei no meu material, a letra B está errado no fato de falar em aplicação complexa, sendo assim simples.
Pelo que tenho aqui da Prof Andrea Ribas e o autor Chiavenato.
B
-
Complementando:
Com relação ao método da escolha forçada:
Sua aplicação é simples e não exige preparo intenso ou sofisticado dos avaliadores.
Sua elaboração e montagem são complexas, exigindo um planejamento muito cuidadoso e demorado.
Fonte: "https://centraldefavoritos.wordpress.com/2011/02/04/avaliacao-de-desempenho-objetivos-metodos-vantagens-e-desvantagens/"
Alternativa B
-
Não concordo com o autor Chiavenato quando diz que o método de escolha forçaca é isento de "influências subjetivas e pessoais". Sempre que a avaliação for feita por uma pessoa, vai ser impossível eliminar a subjetividade. Se duas pessoas avaliarem um empregado pelo método da escolha forçada, com certeza as duas avaliações serão diferentes. Mas o que vale na prova é o que a banca pensa, então marquem a letra B.