-
O MEMORANDO é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Eita Glória
-
Esse examinador vive nos anos 30. Notícias organizacionais delicadas devem preferencialmente ser discutidas com todo o grupo, com o intuito de se criar uma cultura de diálogo. Memorandos são frios e ineficazes.
Enfim, no caso, não há o que se fazer a não ser marcar D, mas recomendo aos colegas ter uma visão mais moderna de comunicação empresarial para os concursos..
-
Imagine vc passar uma mensagem face a face numa organização 5.000 funcionários?
-
a) A principal desvantagem da comunicação oral surge quando uma mensagem tem de ser transmitida para várias pessoas. Quanto maior o número de receptores, maior a probabilidade de distorções potenciais.
b) A comunicação não verbal por si só não tem um significado preciso ou universal, dessa forma como João informaria que a organização está tendo problemas financeiros?
c) o objetivo de João não é mudar o significado da mensagem, a comunicação paralinguística se refere as aspectos não-verbais que acompanham a comunicação verbal.
d) A comunicação escrita é tangível e verificável. Em geral tanto o emissor quanto o receptor mantêm registro das mensagens. prestamos mais atenção no que queremos transmitir em uma mensagem escrita do que em uma mensagem oral. Exemplos: memorandos, cartas, transmissões de fax, e-mails, jornais internos, etc. Para tal situação, a melhor forma escrita seria o memorando.
e) o objetivo de João não é que sua mensagem seja entendida de forma seletiva, o objetivo é que os funcionários compreendam a informação para facilitar a tomada de decisões.
Fonte: "Comportamento Organizacional" Stephen Robbins 14ª edição - 2010
-
O nosso amigo Alexandre está certo, hoje não se usa esse tipo de comunicação para dar um tipo de assim,porque ela tem a desvantagem de ser impessoal e não facilitar o feedback .
Outro fala "como vc vai dar notícia face a face para 5 mil funcionários? "
E para isso que existem os níveis também, vc repassa cara a cara para o gerentes e eles fazem o
mesmo para seu departamento.
-
5.000 pessoas? Aluga um auditório, dá uma explicação, apresenta dados, abre uma sessão de 1 hr para perguntas, sugestões, enfim, contato e feedback.
-
Gab.: D
Não vejo problema na questão porque o gabarito se apoia no fato das demais alternativas estarem erradas:
a) quanto maior o numero de receptores, maior será a probabilidade de distorções;
b) comunicação não verbal e sim corporal? esse examinador viu, fanfarrão!;
c) é indiscutivel que a entonação verbal tenha grande valia à comunicação, mas a codificação é primordial;
d) OK;
e) se os receptores receberem a msg de forma seletiva como diz a alternativa, certamente, terão distorções, cada um entenderá a seu modo.
-
ATRAVES DO MEMORANDO JOAO COMUNICARA A UMA GRANDE MASSA DE FUNCIONARIOS QUE IRA CRIAR UM REGISTRO E ASSIM UMA POSSIVEL RECUPERAÇÃO DA MENSAGEM TRANSMIDIDA.
-
Quando eu trabalhava num estaleiro, o diretor da empresa, quando queria se comunicar com TODOS os funcionários(uns 9.000), convocava para uma área de comunicação e usava microfone. Tinha uns caixas de som que ficavam distribuídos pela área. Todos entendiam. Na prática, a letra "D" seria custoso.
-
Cara, só memorando? a questão tinha que trazer "memorando circular" pois esse sim abrange vários destinatários. Putaria visse.