SóProvas


ID
883741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os itens a seguir apresentam trechos de textos que poderiam fazer
parte de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção
gramatical e à adequação para compor esse tipo de
correspondência.

Essa postura reflete uma consciência de responsabilidade social mais coerente com a realidade brasileira: não basta recursos; é necessário também de qualquer jeito promover e incentivar o crescimento sustentável da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Essa postura reflete uma consciência de responsabilidade social mais coerente com a realidade brasileira: não basta recursos; é necessário também de qualquer jeito promover e incentivar o crescimento sustentável da sociedade.

    O trecho destacado está separado por: ponto e vírgula, o que seria suficiente ter colocado uma vígula.
    Bons estudos e "vamo que vamo"
  • O ";" ponto e vírgula não está errado pelo fato de tratar-se de orações coordenadas assindéticas, o erro da questão é em NÃO BASTAM RECURSOS.
  • Concordo com a Priscila e o Daniel.

    O termo "de qualquer jeito"deveria estar entre vírgulas e também o achei desapropriado para o contexto. Não se faz nada "de qualquer jeito"na administração pública, deve haver ponderação, proporcionalidade.

    Bons estudos!
  • Achei que faltou clareza pela ausência de vírgulas no último período...
    Então, ao meu ver, a correção ficaria assim:


    Essa postura reflete uma consciência de responsabilidade social mais coerente com a realidade brasileira: não basta recursos; é necessário também de qualquer jeito promover e incentivar o crescimento sustentável da sociedade.

    Essa postura reflete uma consciência de responsabilidade social mais coerente com a realidade brasileira: não bastam recursos; é necessário também, de qualquer jeito, promover e incentivar o crescimento sustentável da sociedade.

    Alguém discorda? Lembrando que fiz a correção apenas quanto à gramática... Concordo com os outros colegas que o emprego de "de qualquer jeito" soa inapropriado.
  • Essa postura reflete uma consciência de responsabilidade social mais coerente com a realidade brasileira: não basta(M) recursos; é necessário também de qualquer jeito promover e incentivar o crescimento sustentável da sociedade.

    O principal erro que encontrei foi de concordância verbal, pois o verbo "bastar" deveria estar no plural para concordar com o sujeito posposto "recursos", que está no plural. Poderia assinalar também como erro  a colocação desse ponto e vírgulas, logo após o termo "recursos", pois, ao que parece, esse termo não é uma enumeração. De todo modo, a questão está errada pelo erro de concordância verbal.

  • Em 'não basta recursos' quem é o sujeito? 'recursos' né. O verbo deve sempre concordar com o sujeito. Assim, o certo seria 'não bastam recursos'. Vamos ficar ligados: o Cespe adora colocar o sujeito depois do verbo para puxar o tapete do candidato incauto.

    Força, foco e fé!

  • Não bastaM recursos. o núcleo do sujeito é "recursos" e está no plural, logo, o basta está errado no singular.