SóProvas


ID
88408
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Banco Central do Brasil, assim como muitos órgãos públicos, constitui comissões permanentes de avaliação de documentos, visando a determinar os prazos de retenção de documentos e a destinação após esse prazo. Elaborase, portanto, a tabela de temporalidade, que vai estabelecer critérios para a migração do suporte e a destinação final. A destinação final, elemento importante da tabela de temporalidade, apresenta duas possibilidades, que são:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o MANUAL DE GERENCIAMENTO DE DOCUMENTOS E UTILIZAÇÃO DO CPROD. NET DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO (BRASÍLIA, 2002):

    "1.3.2 Avaliação
    É a definição dos prazos de guarda e estabelecimento da destinação final dos documentos: eliminação ou transferência ao Arquivo Central (recolhimento), com base na Tabela de Temporalidade de Documentos."
  • LETRA A

    A Tabela de Temporalidade determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes. Além disso, estabelece os critérios para recolhimento no arquivo permanente e eliminação, ou seja, os critérios de destinação. 

  • A destinação final dos documentos, apresentada na tabela de temporalidade, apresenta como opções a eliminação ou o recolhimento para guarda permanente.

    Fonte: 
    http://www.grancursosonline.com.br/biblioteca-concursando/dica-de-hoje-detalhe/categoria/50855/codsecao/41/codrecursividade/840
  • Gabarito: A.

    Trata-se de Arquivologia, não de Administração; a Tabela de Temporalidade Documental (TTD) se destina, entre outras coisas, a determinar a eliminação ou recolhimento do documento para o arquivo permanente.


    Bons estudos!

  • LETRA A