SóProvas


ID
885256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, com relação à paridade do poder de compra, determinante do consumo e da análise de política monetária e fiscal.

De acordo com o enigma do consumo, existe relação, semelhante à hipótese keynesiana, entre consumo e renda nas análises obtidas com base nas séries históricas pequenas, enquanto nas séries temporais mais longas, percebe-se que a propensão média a consumir é constante.

Alternativas
Comentários
  • Correto!

    Nós vimos que a abordagem keynesiana coloca que o consumo das famílias é a soma entre uma parte autônoma e uma parte que varia conforme a renda.

    A consequência disso é que teríamos uma propensão média a consumir que cairia conforme a renda fosse aumentando.

    No entanto, isso valeria apenas em prazos mais curtos porque a experiência empírica mostrou que a propensão média a consumir se mantém no longo prazo, ou seja, o consumo não cai como proporção da renda, pelo contrário!

    Resposta: C

  • Entendi que, no modelo Keynesiano (curto prazo) existe relação entre consumo e renda nas séries históricas pequenas (de curto prazo), enquanto no modelo Clássico (longo prazo) - nas séries temporais mais longas a propensão média em consumir é constante (pois nesse modelo a oferta cria demanda).

    Bons estudos.

    Gab. C

  • Economia keynesiana explica o curto prazo.

    Economia clássica explica o longo prazo.

    Com essa sacada você responde boa parte das questões do tipo.