-
Não confunda “ótimo de Pareto” com “melhoria de Pareto”. O primeiro significa uma situação de eficiência econômica, enquanto o segundo significa apenas uma situação de melhoria de bem-estar total, a partir de uma situação ineficiente economicamente.
Falando sobre a questão, o Ótimo de Pareto se relaciona à máxima eficiência econômica, e não à situação de máximo bem estar social. Podemos estar em situação de Ótimo de Pareto sem estar com o máximo de bem estar social, portanto, a questão está ERRADA!
-
Errado.
Podemos ter o ótimo de Pareto sem, necessariamente, maximo bem-estar social.
-
As falhas de mercado podem impedir que a sociedade alcance uma situação de máximo bem-estar social, que é representada pelo conceito de Ótimo de Pareto.
Gab. Errado
Esquematizando:
Ótimo de Pareto: significa uma situação de eficiência econômica, ou seja, quando não for possível melhorar a situação ou a utilidade de um agente, sem degradar a situação ou utilidade de qualquer outro agente econômico.
Melhoria de Pareto: significa apenas uma situação de melhoria de bem-estar total/social, a partir de uma situação ineficiente economicamente.
-
É fato que as falhas de mercado podem impedir que se chegue a equilíbrios que maximizem o bem-estar social! Mas o bem-estar social não é sinônimo de Ótimo de Pareto!
É sempre importante lembrar que temos um Ótimo de Pareto quando se tem uma alocação em que não se pode, alterando-a, aumentar a utilidade de alguém sem piorar a de outro.
Assim sendo, é fácil ver que uma situação em que a renda/consumo é totalmente concentrada é uma situação ótima de Pareto.
Mas também é fácil ver que se poucos tem tudo e muitos não tem nada, não estamos numa situação confortável em termos de bem-estar social.
Resposta: E
-
Há comentários diferenciando "ótimo de Pareto" e "melhoria de Pareto", mas são similares, pois a "melhoria de Pareto" é buscando o "ótimo de Pareto". Não é esse o erro da questão.
Também tentaram separar dizendo que "ótimo de Pareto" refere-se a parte econômica, mas não está ligado ao bem-estar social... acho que não é esse o erro.
O prof. Hebert Carvalho (Estratégia) comentou:
"Na verdade, as falhas de mercado não podem impedir; elas necessariamente impedem que a sociedade alcance uma situação de máximo bem-estar social (ótimo de Pareto)."
Ou seja, o erro é um simples "podem"...?