SóProvas


ID
885688
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade capitalista, como é sabido, explica-se no contexto contraditório de um conjunto de processos sociais, políticos e econômicos que caracterizam as relações entre as classes sociais na consolidação do capitalismo monopolista. Assim, a institucionalização da profissão, de uma forma geral, nos países industrializados, está associada à progressiva intervenção do Estado nos processos de regulação social. No Brasil, as particularidades desse processo evidenciam que o Serviço Social se institucionaliza e se legitima profissionalmente, a partir dos anos 30, como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado, com o suporte da Igreja Católica, na perspectiva

Alternativas
Comentários
  • letra a

    As particularidades desse processo no Brasil evidenciam que o Serviço Social se institucionaliza e legitima profissionalmente como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo em presariado, com o suporte da Igreja Católica, na perspectiva do enfrentamento e regulação da Questão Social, a partir dos anos 30, quando a intensidade e extensão das suas manifestações no cotidiano da vida social adquirem expressão política. A Questão Social em suas variadas expressões, em especial,quando se manifesta nas condições objetivas de vida dos segmentos mais empobrecidos da população,é,portanto, a "matéria-prima" e a justificativa da constituição do espaço do Serviço Social na divisão sociotécnica do trabalho e na construção/atribuição da identidade da profissão. http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/O_significado_socio-_historico_da_profissao%20Yasbek.pdf

  • O Serviço Social se legitima e institucionaliza como profissão no Brasil em meados dos anos de 1930. A profissão é requisitada pela burguesia, pelo Estado e pela Igreja Católica, principalmente, para intervir junto à classe trabalhadora, enquadrando e controlando a mesma, de forma a preservar o desenvolvimento capitalista. Como se sabe, o Serviço Social surge devido a necessidade do capital de um profissional técnico e qualificado que interviesse nas expressões da questão social, visto que esta última quando acentuada pode colocar em xeque a ordem capitalista. Desse modo, o capital necessitava de um profissional que, a partir do ingresso no cenário público e político da classe trabalhadora, enfrentasse as expressões da questão social, buscando minimizá-las. Portanto, a questão social é a razão de ser do Serviço Social, sendo aquela primeira o objeto de intervenção dessa profissão. Esta questão possui um trecho retirado do artigo de Maria Carmelita Yazbek (O significado sócio-histórico da profissão. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CFESS/ABEPS, Brasília, 2009. Disponível on line). Após esse breve panorama acerca do surgimento da profissão, iremos comentar cada alternativa:
    a) está correta pois o Serviço Social possuía como objetivo enfrentar e regular a questão social, buscando minimizá-la bem como os conflitos entre as classes.
    b) está incorreta pois em sua gênese o Serviço Social não possuía o objetivo de consolidar os interesses subalternos. Ele atuava em prol dos interesses da classe dominante e da Igreja.
    c) está incorreta pois em sua origem o Serviço Social não buscava o fim da exclusão social, mas sim intervia nas refrações da questão social, objetivando enquadrar a classe trabalhadora e proporcionar ao proletariado condições de vida que possibilitassem sua reprodução e a sua produtividade no trabalho. Então, os interesses dominantes que eram reafirmados.
    d) está incorreta pois o Serviço Social foi demandado para enfrentar a questão social e suas expressões de modo a preservar os interesses e desenvolvimento da sociabilidade capitalista.
    e) está incorreta pois o Serviço Social intervia por meio de ações e atividades pontuais. Além disso, inicialmente o assistente social era meramente um executor de políticas sociais, não atuando na área da gestão ou elaboração das mesmas.


    RESPOSTA: A