-
Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e muitas vezes, alguns acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas.
A motivação empresarial, ou seja, a capacidade de motivar cada elemento de uma empresa é essencial para o seu sucesso. Motivação e liderança são conceitos que estão intimamente ligados. Um bom líder deve estar motivado e ao mesmo tempo, deve ser capaz de motivar os elementos da sua equipe.
A motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas. É muito importante ter motivação para estudar, para fazer exercício físico, para trabalhar, etc.
-
Motivação (do Latim movere, mover) designa em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento.
Em outras palavras é um processo psicológico, ou seja, é o impulso interno que leva à ação.
“É um processo psicológico que causa o despertar, o encaminhamento e a persistência de ações voluntárias dirigidas a objetivos. É também uma importante fonte para a produtividade e para o desempenho, sendo influenciada pelas normas do grupo.” Assim a principal questão da psicologia da motivação é "por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?". "O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações"
( Rudolph, Udo (2003). Motivationspsychologie. Weinheim: Beltz )
(Andréia Ribas) Recomendo .
-
Letra C
Teoria da Motivação Humana
-
Relaciona-se também a pirâmide de Maslow.
-
É só lembrar da pirâmide das
necessidades de Maslow, que mostra que a satisfação humana depende da
realização de necessidades individuais em cinco níveis. É a motivação que faz
com que os objetivos sejam atingidos e esta é movida pelas necessidades do indivíduo.
-
Motivação = necessidades individuais.
-
Alguém pode comentar a letra D ?
-
Teoria Comportamental
Busca analisar a liderança não pelas características dos líderes, mas pelo seu comportamento em relação aos seus subordinados.
Existem três estilos diferentes de líderes:
-autocrático: seria aquele que controla mais rigidamente seus empregados. Ele toma todas as decisões e não delega autoridade nenhuma para seus funcionários.
-democrático: aquele que contaria com a participação de sua equipe na tomada de decisões. Seria um controle compartilhado, feito em conjunto. Existiria um nível de delegação de autoridades e responsabilidades pelo líder.
Alguns autores dividem esse estilo de liderança em dois: o modo consultivo e o participativo.
A diferença básica entre os dois tipos é sobre quem toma a decisão. No caso do tipo consultivo, como o nome já indica, a decisão cabe ao
líder depois que ele “consulta” sua equipe.
No caso do tipo participativo, a equipe participa da decisão. A tomada de decião é feita pelo grupo, em conjunto com o líder.
-liberal. (também chamada de “laissez- faire”, algo como “deixar fazer” em francês) é o estilo em que existe pouco ou nenhum controle do líderes sobre seus empregados.
A equipe tem liberdade quase total de “tocar” o trabalho como melhor escolher. A liderança teria somente um papel consultivo, de um esclarecedor de dúvidas e de fornecedor dos recursos para as tarefas.
-
Letra C.
Teoria da motivação humana.
Motivação = necessidades individuais.
-
A questão trata do tema "Motivação".
A motivação é entendida como uma energia, uma tensão, uma força, ou ainda, um impulso interno aos indivíduos. Assim, a motivação é interior a cada indivíduo, e, leva-o a agir espontaneamente para alcançar determinado objetivo.
Para Robbins (2000)1, "A motivação é a disposição de exercer um nível elevado e permanente de esforço em favor das metas da organização, sob a condição de que o esforço é capaz de satisfazer alguma necessidade individual".
Gabarito: C.
1ROBBINS, S. P. Mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000.