SóProvas


ID
887161
Banca
FGV
Órgão
FBN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a afirmativa que apresenta o conceito correto de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Conceito de arquivologia:

        Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organiza-ção ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros. (Solon Buck – Arquivista norte-americano).

       Depósito de documentos e papéis de qualquer espécie, tendo sempre relação com direitos das instituições ou indivíduos. Os documentos servem apenas para estabelecer ou reivindicar direitos (Marilena Leite Paes).
  • LETRA - D 

    ARQUIVO - Conjunto de documentos produzidos ou recebidos por uma entidade no decorrer de suas funções; 

    o detalhe da questão está no fato de conter a seguinte expressão:  "reunidos  orgânica  e  automaticamente",  e não "colecionado" com na alternativa - C. 
    Nas outras alternativas (A e B)  é limitado os tipos de suporte documentos "
    documentos  escritos,  manuscritos  ou  impresso" . 

  • Art. 2°, L 8.159/91 - Consideram-se arquivos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
    Segundo o Conarq (Conselho Nacioanl de Arquivos), arquio é a designação genérica de um conjuno de documentos produzidos e recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, caracterizado pela natureza orgânica de sua acumulação e conservado por essas pessoas ou por seus sucessores, para fins de prova ou informação.
  • ARQUIVO é um conjunto de documentos produzidos e ACUMULADOS, por uma entidade coletiva, pública ou privada, PESSOA ou família, no desempenho de suas atividades, INDEPENDENTE DA NATUREZA do suporte. Eles possuem natureza ORGÂNICA, por que refletem a organização qie o criou, ou refletem as peculiaridades da pesoa física ou família que a criou! Dessa forma, observa-se que os documentos de arquivo são gerados, recebidos e ACUMULADOS, devido às funções naturais de uma entidade coletiva ou corporativa, pessoa ou família, podendo estar registrados em diversos SUPORTES informacionais.

  • a) Errada. Além de limitar os documentos que constituem o arquivo, diz que são colecionados (característica das bibliotecas).
    b) Errada. Limita os documentos que constituem o arquivo.
    c) Errada. Diz que são colecionados (característica das bibliotecas).
    d) Certo. Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística: Arquivo: 1. Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independente da natureza dos suportes (grifo nosso).
  • Lei nº8.159/91

    Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa físicaqualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
  • Complementando o comentário anterior...

    "Solon Buck define:
     
    “Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados econservados por si e seus sucessores para efeitos futuros”.

    Pela conceituação deduz-se três características que distinguem os arquivos:

    a) exclusividade de criação e recepção por uma repartição, firma ou instituição. Não se considera arquivo uma coleção de manuscritos históricos, reunidos por uma pessoa. 

    b) origem no curso de suas atividades. Os documentos devem servir de prova de transações passadas.


    c) caráter orgânico que liga o documento aos outros do mesmo conjunto. Um documento, destacadodo seu conjunto, do todo a que pertence, significa muito menos do que quando em conjunto.

    (
    ANNA ELIZABETH GALVÃO C. CORREIAMARIA CRISTINA GUIMARÃES OLIVEIRA em http://pt.scribd.com/doc/14343700/Tecnica-de-Arquivo)

  • Podem ser documentos de qualquer natureza:  escritos, manuscritos, impressos, digitalizados, microfilmados, iconografados.....
  • Alguém saberia explicar o que seriam arquivos reunidos automaticamente?

    Obrigado!
  • Mais um conceito de arquivo:

    O arquivo guarda documentos com finalidades funcionais. Os documentos de arquivo são ACUMULADOS de forma orgânica e natural, geralmente em exemplar único ou limitado número de cópias ou vias. Os documentos que tratam do mesmo assunto ou assuntos correlatos são mantidos como um conjunto, e não como peças isoladas. Por isso o documento de arquivo possui muito mais valor quando inserido em seu conjunto do que fora dele (caráter orgânico). Os documentos são unidos pela sua origem ou proveniência, tem como principal suporte utilizado o papel e principal gênero o textual. O arquivo é órgão receptor e seu público são os administradores (ou quem tenha produzido seus documentos) e pesquisadores. Sua função é provar e testemunhar.
  • O erro de cada alternativa encontra-se nos seguintes trechos:

    a) Conjunto de documentos escritos, manuscritos ou impressos, colecionados por uma pessoa física ou jurídica,em razão de suas atividades ou funções. (O conceito de arquivo é mais amplo do que apenas os documentos escritos, manuscritos ou impressos / Colecionados não. Existe, como disse o colega acima, "o caráter orgânico que liga o documento aos outros do mesmo conjunto" )

    b) Conjunto de documentos escritos, manuscritos ou impressos, reunidos orgânica e automaticamente por uma pessoa física ou jurídica, em razão de suas atividades ou funções. (O conceito de arquivo é mais amplo do que apenas os documentos escritos, manuscritos ou impressos)

    c) Conjunto de documentos, de qualquer natureza, colecionados por uma pessoa física ou jurídica, em razão de suas atividades ou funções. (Colecionados não. Existe, como disse o colega acima, "o caráter orgânico que liga o documento aos outros do mesmo conjunto").

    d) Conjunto de documentos de qualquer natureza, reunidos orgânica e automaticamente por uma pessoa física ou jurídica,em razão de suas atividades ou funções. (Questão correta).
  • LEI 8159/91
    art 2 Consideram-se arquivos, para fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
  • Prezado ®

    Entendi o automaticamente neste caso como sinônimo de naturalmente. 

    Veja como um dos princípios arquivísticos, dá sentido a isso:

    PRINCÍPIO DA CUMULATIVIDADE - o arquivo é uma formação orgânica, progressiva e natural, ou seja, deve ser mantida na ordem que foi acumulada. 
  • As bancas sempre tentam confundir o conceito de ARQUIVO com o de BIBLIOTECA!
    Sempre que o termo ORGÂNICA for empregado, trata-se de arquivo.

    Sempre que o termo COLEÇÃO for empregado, trata-se de biblioteca.


    Basta lembrarmos do PRINCÍPIO ARQUIVISTICO DA ORGANICIDADE, ele serve para diferenciar os documentos de arquivo dos de biblioteca, segundo ele:
    Os documentos de arquivo são acumulados naturalmente (organicamente) ao longo das atividades da pessoa (física ou jurídica), mantendo relação de dependência com a entidade acumuladora e com os demais documentos do conjunto.

    Deve-se lembrar, também, que os documentos de biblioteca surgem por opção/escolha, pois são coleções.

    Agora reparem:

    a) Conjunto de documentos escritos, manuscritos ou impressos, COLECIONADOS por uma pessoa física ou jurídica,em razão de suas atividades ou funções.

    b) Conjunto de documentos escritos, manuscritos ou impressos (todo e qualquer documento), reunidos ORGÂNICA e automaticamente por uma pessoa física ou jurídica, em razão de suas atividades ou funções.

    c) Conjunto de documentos, de qualquer natureza, COLECIONADOS por uma pessoa física ou jurídica, em razão de suas atividades ou funções. 


    d) Conjunto de documentos de qualquer natureza, reunidos ORGÂNICA e automaticamente por uma pessoa física ou jurídica,em razão de suas atividades ou funções. --> CORRETA!

  • Arquivo: É o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de sua atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros.

    Os documentos são produzidos e conservados com fins funcionais, geralmente em um único exemplar ou em limitado número de cópias. Os documentos são unidos pela sua proveniencia e origem.


    Arquivologia para Concursos- Renato Valentini

  • Qualquer natureza significa que para ser arquivo não precisa ser formado apenas por manuscritos, impressos e escritos... por exemplo pode ser conjunto de vídeos, mapas entre outros.

  •  SÓ PARA COMPLETAR OS ESTUDOS SOBRE O CONCEITO DE ARQUIVOS:

    Quanto à conceituação moderna, Solon Buck, arquivista dos EUA assim definiu: “Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros”.

    Marilena Leite Paes, por sua vez, define arquivo como sendo “a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando a utilidade que poderão oferecer no futuro”.

    Heloísa Almeida Prado define ainda arquivo como sendo “a reunião de documentos conservados, visando à utilidade que poderão oferecer futuramente”, destacando que, “para ser funcional, um arquivo deve ser planejado, instalado, organizado e mantido de acordo com as necessidades inerentes ao setores” e que “para realizar o trabalho de arquivamento, o arquivista precisa conhecer a natureza do arquivo que lhe será entregue” .

    Desse conceito é importante destacar:

    1 – Os documentos de arquivo, além de serem produzidos pela instituição, podem também ser recebidos pela mesma;

    2 – Os documentos de arquivo podem estar registrados em qualquer suporte e serem de vários tipos (textual, iconográfico, audiovisual...) , ao contrário da idéia básica de que documentos de arquivo seriam basicamente na forma textual e em suporte papel;

    3 – Ao se produzir documentos no decorrer de suas atividades, podemos destacar que os documentos de arquivo possuem uma característica chamada organicidade, que significa que o mesmo foi criado em função de uma atividade realizada pela instituição, de forma que o mesmo servirá de prova das transações realizadas pela organização. Assim, ao se estudar os documentos de um arquivo, pode-se ter uma idéia clara das atividades realizadas por aquele órgão.

    O termo arquivo pode também ser usado para designar:

    • conjunto de documentos;

     • móvel para guarda de documentos;

     • local onde o acervo documental deverá ser conservado;

     • órgão governamental ou institucional cujo objetivo seja o de guardar e conservar a documentação; 

     • títulos de periódicos - geralmente no plural, devido à influência inglesa e francesa.


  • Acredito que, em relação ás terminologias "automaticamente" e "organicamente", a primeira seria no sentido de que existem mecanismos para fazer o direcionamento de maneira automática, seja por meio de um sistema de informatica ou outro mais rudimentar. E o segundo (organicamente), seria uma forma de organização mais manual, humana e quase que artesanal, sem sistemas automatizados.

  • Gabarito D

    Conceito de arquivologia:

        Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organiza-ção ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros. (Solon Buck – Arquivista norte-americano).

       Depósito de documentos e papéis de qualquer espécie, tendo sempre relação com direitos das instituições ou indivíduos. Os documentos servem apenas para estabelecer ou reivindicar direitos (Marilena Leite Paes).

  • Aquele tipo de pergunta que você responde por apenas uma palavra chave ---> Orgânica