-
Efeitos adversos dos antipsicóticos: 1) disturbios motores extapiramidais; 2) Discinesia tardia (contorsões involuntárias); 3) Efeitos endócrinos (aumento de produção de prolactina - inchaço, dor e produçao de leite); 4) Sedação - tendendo a diminuir com o uso prolongado.
-
d) aumento da prolactina e efeito antiemético.
A dopamina inibe a secreção de prolactina, enquanto os antagonistas da dopamina estimulam a secreção de prolactina "inibindo a inibição". Além disso a maioria dos antipsicóticos tem efeitos antieméticos que são mediados pelo bloqueio dos receptores D2-dopaminérgicos.
-
Pq a Letra A está errada?
Eles também não causam hipotensão ortostática e tendência a cochilar?
-
Acredito que a questão apresenta gabarito duplo, tanto A como D. A menos que o examinador queira os efeitos farmacológicos (letra A) e não os adversos (Letra D), quando consideramos a redação da questão "...dentre seus efeitos além da função principal destacam-se:...".
Obs, apesar de eu ter ficado na dúvida se o Aumento da prolactina é um efeito desejado ou apenas mais um efeito adverso.
-
Tem mais de uma alternariva correta, tanto a letra A quanto a C estão corretas.
-
A e D estão corretas, mas o enunciado está mal formulado. O gabarito está focando nos efeitos do antagonismo dos receptores de dopamina.
-
Os antipsicóticos ligam-se aos recep. D2 na hipófise (causando aumento de prolactina). Além disso, a própria ligação ao D2 no bulbo promove efeito antiemético a esta classe, QUANDO AGE SOBRE RECEPT. DOPAMINÉRGICOS, QUE É O QUE O ENUNCIADO, MAL FORMULADO POR SINAL, PEDE.