-
A resolução está errada, pois sendo de baixo IT e cariotóxica, não pode ser adm em IR, logo, esta afirmativa esta correta. A alternativa A esta errada pois a digoxina é arritmica e não antiarritmica.
-
Digoxina® também é indicada no tratamento de certas arritmias supraventriculares, particularmente fibrilação ou flutter atrial crônico
Contraindicações
Digoxina® é contraindicada nos seguintes casos:
* Presença de bloqueio cardíaco completo intermitente ou bloqueio atrioventricular de segundo grau, especialmente se houver história de Síndrome de Stokes-Adams.
* Arritmias causadas por intoxicação por glicosídeos cardíacos.
* Arritmias supraventriculares associadas com uma via atrioventricular acessória, como na Síndrome de Wolff-Parkinson-White, a menos que as características eletrofisiológicas da via acessória tenham sido avaliadas. Se a via acessória for conhecida ou se houver suspeita de sua existência, e não houver história de arritmias supraventriculares anteriores, a Digoxina® será contraindicada da mesma forma.
* Cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica, a menos que haja fibrilação atrial e insuficiência cardíaca concomitantes (mas, mesmo neste caso, deve-se tomar cuidado caso use a Digoxina®).
* Pacientes com conhecida hipersensibilidade à Digoxina® ou a outros glicosídeos digitálicos.
* Taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular.
-
A digoxina possui longa tempo de meia vida, o comprometimento da função renal e o uso concomitante de digoxina aumenta seu tempo de meia em até 100 horas, causando maior acúmulo da droga no organismo e podendo precipitar intoxicação digitalica. Portanto não é recomendado seu uso em pacientes com insuficiência renal.
-
Estranho ser usada como anti arrítmico se na própria classificação dos anti arrítmicos ela não esta presente.
Anti arritmicos:
Classe I bloqueadores dos canais de sódio. Ex Lidocaina e quinidina.
Classe II: Beta bloqueadores. Ex: Atenolol
Classe III: bloqueadores dos canais de K.Ex: Amiodarona
Classe IV: inibidores dos canais de Calcio. Verapamil e Diltiazem
Kd a digoxina nessa classificação?
-
A digoxina não causa arritmias? Como ela é antiarritmica?
-
Letra C
A digoxina pode ser utilizada em pacientes com função renal prejudicada (mesmo em pacientes que fazem hemodiálise), mas deve ser feito o ajuste de dose e monitoramento da concentração renal até ser alcançado o nível sérico ótimo.
-
A digoxina é um antiarrítmico classe V, sim a classe V é mais recente, mas existe, a adenosina não tem classificação, mas é usada também.
-
A digoxina não entra na classificação pelos efeitos eletrofisiológicos. Mas existem fármacos antiarrítmicos que não entram nessa classificação, ex. digoxina e adenosina. O mecanismo de ação da digoxina é pela inibição da Na+/K+/ATPase.