Funções do controle de estoque:
1) Evitar o retor de produtos em estoque;
2) Otimizar o uso dos recursos envolvidos nas diversas áreas da organização;
3) Coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de produção e/ou de fornecimento de produtos aos clientes (mercado consumidor ou usuário do serviço público);
4) Armazenar adequadamente;
5) Evitar excessos;
6) Evitar abandono e perdas;
7) Mínimo manuseio;
8) Fazer manutenções periódicas
Política de estoques nas organizações: A política de estoques refere-se ao planejamento mestre (qual e quando determinado produto será produzido e em que período) de todos os processos produtivos da organização, com o objetivo de suprir as necessidades e demandas das empresas e/ou dos clientes. Uma política de estoques ideal é aquela que atende a todos os setores e departamentos, sem que exista algum tipo de prejuízo aos processo produtivos da empresa, e logicamente, sem esquecer a questão do custo de estoques.
Fonte: GUIMARÃES JUNIOR, J.C, Adm. Geral para Concursos, 2012
Por que e como reduzir os níveis de estoque:
Cada vez mais, as empresas estão procurando garantir disponibilidade de produto no cliente final, com o menor nível de estoque possível. São diversos fatores que determinam esse tipo de política, conforme descrição a seguir:
1) A diversidade crescente no número de produtos, que torna mais complexa e trabalhosa a contínua gestão dos níveis de estoque, dos pontos de pedido e dos estoques de segurança.
2) O elevado custo de capital, reflexo das altas taxas de juros no Brasil, tem tornado a posse e a manutenção de estoques cada vez mais onerosas.
Fonte: http://xa.yimg.com/kq/groups/21692516/661047107/name/Apostil