By the way, Peso-morto é um termo muito utilizado em economia para designar perdas de eficiência nos mercados, que ocorrem quando determinado equilíbrio não é ótimo de Pareto. Um exemplo muito utilizado é mostrado quando consumidores não estão comprando um bem, mesmo sendo o benefício marginal maior do que ocusto marginal em concorrência perfeita.
Algumas causas de peso-morto são preços impostos por monopólios, presença de externalidades, tarifas alfandegárias, subsídios, regulamentações, ou seja, fatores que levam a alocações ineficientes de recursos. No caso de intervenção do governo com o uso de métodos protecionistas, o peso-morto é também chamado de distorção do sub-produto.
O peso-morto pode ser medido pela perda nos excedente apropriados pelos agentes econômicos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peso-morto
Para determinar o peso morto são necessários os seguintes elementos:
* um preço acima daquele pago pelo mercado em concorrência perfeita (CP);
* o preço que seria o equilíbrio em mercado de CP;
* receita média (Rme) ou demanda (D);
* receita marginal (Rmg);
* custo marginal (Cmg);
Para visualizar é interessante esboçar o gráfico, Preço em Y e Quantidade em X. Marcam-se 3 pontos:
A Rme e a Rmg são descendentes. A Rme está acima da Rmg. O Cmg é uma reta ascendente que corta ambas. (1) Nível de produção ótimo e preço justo está em Cmg = Rme. Mas acontece que em mercados como o de monopólio, por exemplo, produz-se em (2) Cmg = Rmg e o preço será aquele que corta a curva da (3) Rme ou D.
Peso morto ou custo social é a área deste triângulo formada pelos 3 pontos que descrevi. Descreve (i) a perda do consumidor daquele que só poderia comprar no preço justo mais (ii) a perda do produtor por ofertar em preço mais elevado.