-
II. Se levantou cedo para vê-lo partir. ERRADO
Levantou-se cedo para vê-lo partir. É proibido usar próclise em começo de períodos, porém deve se atentar para a pegadinha que as bancas fazem e pega muita gente. Observe
Os professores, no auge da carreira, que é muito desvalorizada no Brasil, NOS deixam motivados.
observe que o pronome NOS está em próclise iniciando o período, porém note também que a frase não está na ordem direta, portanto nesse caso a próclise é facultativa.
-
Podemos ver que há dois erros na frase,
tanto por se tratar de um pronome em início de frase, o que é proibido: "Se levantou",
como com a palavra para, que é conjunção - conj. subord. adv. de finalidade. - que é atrativa para a próclise: ela se levantou com a finalidade de o ver partir.
Correto, então,
"Levantou-se cedo para o ver partir."
-
I- SE ficasse parada, NÃO A alcançaria. --> CORRETO pois se trata de uma ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA ADVERBIAL CONDICIONAL "SE" e também por ter palavra atrativa "Não" o pronome obliquo átono tem que ficar antes do verbo "a alcançaria", PRÓCLISE.
II- SE levantou cedo PARA vê-lo partir. --> ERRADO pois o SE não pode iniciar frase, ao invés de próclise tinha que ser enclise, e o PARA é conjunção subordinativa por indica FINALIDADE.
-
Não querendo desmerecer o comentário de ninguém, mas esse "para" ser considerado subordinativo, deveria acompanhar pela conjunção subordinativa (Se; que; quem; onde; qual; quando; quantos), o que não é o caso em questão, nem mesmo há menção de expressão expletiva (exceto advérbio cedo) que venha mascarar a presença de tal conjunção.
-
o "para" está com função prepositiva final para o começo/meio/fim do entendimento "Levantou-se cedo para o ver partir" (usem isso, começo/meio/fim qndo a frase não fica de firulas)
-> dava pra matar essa questão com essas duas possibilidades.
-
Alguém poderia me dizer por qual motivo a alternativa I não está errada?
-
Igor, o SE (neste caso) é uma condicional, não pronome oblíquo. É correto o uso de SE no inicio de frases qdo se tratar de condicionais.
-
LEVANTOU-SE
-
Gabarito B
-
GENTMMMMMMMMMMMMMMMMMM DE DEUS, SEI QUE CADA UM TEM SUAS LIMITAÇÕES, E EU TENHO INUMERAS, INCONTÁVEIS EU DIRIA KKKKKKKKKK MAS É TÃO BOM ACERTAR QUESTÕES POR ESTAR ENTENDENDO A MATÉRIA, PARA ALGUNS PARECE COISA BOBA EU SEI, MAS CADA ACERTO EU CLORIFICO A DEUS E SOLTOU UM BELOOOOOOOOOOOOOO DE UM SORRISO, PRA MIM É TÃO IMPORTANTE ENTENDER, SUPERAR MINHAS LIMITAÇÕES............QUERO PROFUNDAMENTE DESEJAR A TODOS MUITO SUCESSOOOOOOOOOO E DEUS SEMPRE, SEMPRE NA FRENTE..........DESCULPE O DESABAFO NADA HAVER KKKKKKKKKK COISA DE CONCURSEIRA SOLITÁRIA, DAQUELAS QUE AS PESSOAS SE AFASTAM POR TEM UM OBJETIVO KKKKKKKKKKKBJU BJU
-
Nem sempre a partícula "se" é um pronome! O Se pode ser uma conjunção condicional (igual ao "if" em inglês). Na frase: Se você ligar eu digo o que fazer. – O Se estabelece uma condição. Neste caso (e apenas neste caso) ele pode iniciar uma frase. O que pode produzir situações bem interessantes, como neste verso de Luís de Camões: "Se se sabe ou se se sente, não a digo a toda a gente”…
-
I. Se ficasse parada, não a alcançaria. nao causa proclise.
II. levantou-Se.
-
Em toda regra a uma exceção. Quem sabe um pouco de T.i acerta essa questão (if) (Se isso ,então aquilo).Bons estudos .