Alternativas
No ambiente organizacional existem vários tipos de comunicação. A chamada comunicação formal limita-se apenas à comunicação de tarefas, seguindo as interações hierárquicas entre os membros da organização,tipicamente vertical,mantendo uma certa distância da chefia com os seus subordinados.
Ao melhorar o desempenho, enquanto membro da equipe,o individuo ajuda esta a ser, por um lado, mais eficiente e eficaz, e, por outro lado, ter uma melhor imagem. Neste sentido, cada membro do grupo, direta e indiretamente, potencializa as oportunidades de recolher iguais vantagens para si próprio.
Uma das competências que pode contribuir para a eficácia dos líderes são as cognitivas, que se relacionam com a vertente do funcionamento humano, com a forma como é utilizada a informação,a recepção, transformação e reutilização e a capacidade de transformar informação em conhecimento, aplicando-o em diversas situações de caráter teórico ou prático.
Como muitas vezes as pessoas ou organizações envolvidas em conflitos não têm a capacidade de lidar com as barreiras psicológicas que se instalam contra o acordo de resolução do conflito,o mediador tem papel fundamental diante da situação, focando-se em três objetivos: perceber os efeitos da mediação na prática, desenvolver uma solução prática para o conflito e fornecer estratégias e técnicas concretas para as partes envolvidas.