SóProvas


ID
892138
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os fluxos de comunicação,quando utilizados em excesso,perdem a eficácia, podendo gerar efeitos negativos no que diz respeito à imagem de uma organização,sendo mais comum ser registrado o efeito de entupimento dos fluxos em decorrência de comunicações

Alternativas
Comentários
  • O que são os Fluxos de comunicação?

    Os fluxos de comunicação são uma representação do modo como uma organização troca informações, sejam elas de caráter interpessoal, entre setores e departamentos, ou mesmo entre patrões e colaboradores. São classificadas para se estudar a sinergia que liga toda a organização, como se comunicam, quais as limitações, qual o nível de envolvimento de todos que o compõem. São estudados para garantir que as ideias e os conhecimentos circulem a favor da empresa, garantindo um desempenho coordenado.

    Como são classificados os fluxos de informação?

    São comumente classificados como fluxos Vertical, Horizontal, Transversal e Circular.

    De cima para baixo e de baixo para cima: Fluxo Vertical

    O fluxo vertical pode ser classificado em Ascendente ou Descendente. Na direção ascendente, a comunicação parte de baixo para cima, sendo que as informações passam dos colaboradores para as diretrizes, por meio dos instrumentos de comunicação, como caixas de sugestões, pesquisas de satisfação, reuniões com os colaboradores. Na direção descendente, ocorre justamente o contrário, as informações parte das diretrizes para os colaboradores, por intermédio das hierarquias, disponibilizando conteúdos necessários para exercer seus papéis. O fluxo da informação é dependente da filosofia da empresa, quanto maior a liberdade, a cooperação e interação serão maiores.

    De um lado para o outro: Fluxo Horizontal

    No fluxo horizontal, a comunicação ocorre entre pessoas com o mesmo nível hierárquico. São trocas de informação entre departamentos, seções, serviços etc. Por meio dela, é possível a coordenação das atividades para a solução de problemas sem a necessidade de direcionar a comunicação para um superior comum. Adquire especial importância nas organizações descentralizadas e baseadas em equipes. O fluxo de comunicação horizontal propicia o compartilhamento de informações e conhecimentos, além de integrar os membros de diversos grupos.

    De todos os lados: Fluxo Transversal

    O fluxo transversal é caracterizado por ter a informação disseminada para qualquer nível, sem a distinção hierárquica. São implantadas em organizações descentralizadas e flexíveis, e criam condições participativas nas organizações.

    Circulantes: Fluxo Circular

    O fluxo circular é bem parecido com o transversal, mas a informação passa por todos os envolvidos de forma que possa propiciar mais interações no processo e circular em todos os setores. Surgem em organizações com predominância em comunicação informal e são desenvolvidos de acordo com as influências interpessoais de cada um.

  • Letra D

    As comunicações verticais descendentes são aquelas vindas da alta direção (cima) para o restante da organização (base); a questão fala de entupimento dos fluxos comunicacionais e geralmente acontecem quando há excesso de ordens, desmandos, redundância ou ruídos na comunicação entre chefes e subordinados. Esse tipo de barreira pode ocorrer em qualquer direção, porém ocorre mais da forma descendente e, como pede a questão, por vir dos dirigentes, é a que pode trazer mais danos à imagem da empresa.