SóProvas



Questões de Aplicação, Avaliação e Mensuração de Processos Comunicacionais


ID
63052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Feedback ou retroalimentação é o processo de comunicação que se estabelece com o objetivo de oferecer a uma pessoa ou grupo informações acerca do grau de adequação de suas ações às expectativas de quem emite esse retorno.

Alternativas

ID
63055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação descendente liga-se ao processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subordinados, isto é, a comunicação de cima para baixo, traduzindo a filosofia, as normas e as diretrizes dessa mesma organização.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    A comunicação descendente tem por finalidade comunicar de cima para baixo, ou seja, da direção até os subordinados. Os meios mais utilizados nesse tipo de comunicação são: manual para empregados, boletins informativos, cartas pessoais dirigidas aos empregados, dentre outros. Quanto ao conteúdo, poderá abordar questões sobre o pessoal, sobre o posto de trabalho ou sobre a organização. Em relação ao pessoal, os temas podem ser: salário e gratificações, oportunidade de ascensão, procedimentos disciplinares, entre outros. Com relação ao posto de trabalho, podem ser questionados: qualidade exigida do trabalho, normas de segurança, desempenho do pessoal ou outros similares. Tratando-se da organização, alguns itens podem ser discutidos, como: história e desenvolvimento da empresa, políticas de comercialização, cultura da empresa, sua posição em relação à concorrência e assim por diante.

ID
145609
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção Incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a letra "D"

    O planejamento é sim uma prática do profissional de RP.

ID
152263
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre a atuação do profissional de Relações Públicas no contexto das empresas, é correto afirmar que

Alternativas

ID
199612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação é um elemento vital no processamento das funções administrativas da organização. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • letra a

    A comunicação horizontal ou lateral é o envio de mensagens entre funcionários do mesmo nível organizacional. Toma freqüentemente a forma de colegas do mesmo departamento falando uns com os outros. KUNSCH (2003, p. 86) destaca ainda os fluxos transversal e circular. Segundo a autora, uma tendência das organizações orgânicas e flexíveis é permitir que a comunicação ultrapasse as fronteiras tradicionais do tráfego de suas informações. Essas organizações, por incentivarem uma gestão mais participativa e integrada, criam condições para que as pessoas passem a intervir em diferentes áreas e com elas interagir. É o fluxo transversal ou longitudinal, que se dá em todas as direções, fazendo-se presente nos fluxos descendentes, ascendente e horizontal. Trata-se da comunicação transversal, que perpassa todas as instâncias e as mais diversas unidades setoriais

  • b) O funcionário deve receber mensagens a todo momento, com todo o tipo de informação, de forma a sentir-se parte da organização. Errado. O funcionário não precisa ser bombardeado com informações para se sentir parte. Além disso, ele não receberá todo o tipo de informação.

    c) A rede formal de comunicação é o que interessa para o sistema organizacional, já que representa a fonte oficial da empresa. Errado. Dentro da empresa também existe a comunicação informal.

    d) Os fluxos comunicativos são ou ascendentes ou descendentes. Errado. Os fluxos são: Ascendente, descendente, lateral e diagonal

    e) A comunicação ascendente trata das informações emitidas pela cúpula da organização, enquanto a descendente refere-se à comunicação dos funcionários para a direção. ERRADO. As definições estão invertidas.


ID
199618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação organizacional integrada subdivide-se em comunicação

Alternativas
Comentários
  • A comunicação Integrada propõe um exercício equacionado da comunicação com um caráter estratégico, por abarcar todas as abordagens necessárias à condução do negócio, das pessoas, da imagem e da marca.
    (A)A alternativa lista dois tipos de comunicação quanto ao impacto, à possibilidade de alcance: de massa e dirigida. O outro termo da alternativa é um dos componentes da comunicação integrada. Errada.
    (B)Alternativa correta. Aqui são listados os quatro componentes da comunicação integrada nas organizações, conforme vimos acima: Comunicação Administrativa, Comunicação Interna, Comunicação Mercadológica, Comunicação Institucional.
    (C)Errado. Novamente aparece um dos componentes da comunicação integrada e duas outras referentes às ambiências (e públicos) de comunicação: interna e externa.
    (D)Errado. A alternativa apresenta dois componentes da comunicação integrada – mercadológica e institucional – e a comunicação visual, que é o acuro estético, o cuidado no desenvolvimento das formas de apresentar um “produto” - presente em qualquer produto de comunicação na busca pela melhor apresentação/design/editoração.
    (E)Errado. A alternativa se refere às ambiências/públicos da comunicação da organização.
    Prof.Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br
  • Divisao classica proposta por Margarida Kunsch. 

  • Gab B !


ID
199684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando que o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) é um canal de comunicação entre a instituição e seus clientes que deve atuar em conformidade com as normas emanadas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e com as orientações da instituição, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

    O que pode confundir é a letra A. Lembrando que nem sempre o cliente pode ser chamado de consumidor. Clique no mapa abaixo que versa sobre a definição de consumidor.


     
  • O atendimento especializado ao cidadão na administração pública é uma das diretrizes do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA e  pode ser feito pelo profissional de RP . 

    Vale a pena consultar 
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6932.htm 
  • Marquei a letra D, mas confesso que nem sempre isso ocorre na prática. Por exemplo, há grandes organizações nas quais o profissional responsável pelo SAC sequer tem curso superior em qualquer área de conhecimento...O ideal é que fosse mesmo um relações públicas, tendo em vista que lida com o público externo e está exercendo uma função de relacionamento com clientes/cidadãos.

  • Apesar de estar correta a afirmação do colega Augusto César no sentido de nem sempre o cliente ser também consumidor, a redação da alternativa A, a meu ver, também está correta.

    É que a afirmação de que "o consumidor é a parte mais frágil da relação instituição-cliente" atrela essa relação à figura consumidor; não é, pois, o mesmo que afirmar, simplesmente, que "o cliente, na relação com a instituição, é a parte frágil".

    Conforme o microssistema jurídico de proteção ao consumidor, se é consumidor (destinatário final), a sua vulnerabilidade (fragilidade) é presumida. Além disso, conforme o enunciado (... em conformidade com as normas emanadas do Código de Defesa do Consumidor ...), há que se entender instituição como fornecedor.

    Quanto a alternativa D, repito as críticas da colega Josiele Sousa: "... confesso que nem sempre isso ocorre na prática. Por exemplo, há grandes organizações nas quais o profissional responsável pelo SAC sequer tem curso superior em qualquer área de conhecimento...O ideal é que fosse mesmo um relações públicas, tendo em vista que lida com o público externo e está exercendo uma função de relacionamento com clientes/cidadãos.

    Ademais, não encontrei qualquer norma que defina que o atendimento deve ser feito pela área de relações públicas. Se alguém puder ajudar, agradeço.


ID
270064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito dos processos, da natureza, das funções e das técnicas
específicas das relações públicas, julgue os itens a seguir.

As relações públicas tratam apenas da comunicação formal. Isso decorre do fato de que essa área se ocupa do gerenciamento da comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • A  área de relações publicas não deve lidar apenas com o fluxo de comunicação formal. Deve, antes de tudo, mapear, compreender e incorporar o que se passa nas redes de comunicação informais. 


ID
270070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito dos processos, da natureza, das funções e das técnicas
específicas das relações públicas, julgue os itens a seguir.

Diferentemente da publicidade, que faz uso da comunicação de massa, as relações públicas fazem uso da comunicação dirigida.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Segmentada é um desdobramento do modelo de Comunicação de Massa. Ela ocorre pelos meios de comunicação tradicionais como jornaisrádiosTVsCinemacartazes ou internet, porém, diferentemente do modelo de massa, atinge grupos específicos, classificados de acordo com características próprias e preferências similares. A Comunicação Segmentada tem a particularidade de atingir um número menor, porém mais específico, de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.
    Fonte: Wikipédia

    "Ou seja, a comunicação que a Relações Públicas utiliza é a segmentada porque busca atingir públicos certos, determinados, diferente da de massa mas não necessariamente impede que utilizem a Comunicação de Massa como jornais, televisão, revistas para atingirem seus públicos determinados e segmentados. " Por exemplo, uma empresa no ramo de comésticos comumente faz propagandas institucionais na televisão. Ou uma empresa no ramo de informática que utilize o jornal, especificamente o caderno de informática para divulgar informações sobre ações da empresa, inovações, credibilidade que a empresa passa, enfime, é um meio de massa mas segmentado ao público.
  • As Relações Públicas utilizam as duas formas de comunicação, a de massa e a dirigida. A escolha dependenderá dos objetivos da comunicação e do público a que se destina a mensagem.
  • Acho que o erro, também, é falar o seguinte: Diferentemente da publicidade, que faz uso da comunicação de massa (...) dando a entender que a publicidade só faz uso desse tipo de comunicação, quando sabemos que a publicidade também utiliza-se de maneiras mais focadas de comunicação.

  • Relações públicas também faz uso da publicidade. 


ID
323299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que concerne a relações públicas, especialmente à teoria dos
quatro modelos, julgue os itens seguintes.

O rompimento da unilateralidade no fluxo da comunicação, decorrente da contratação de jornalistas para fornecerem ao público informações selecionadas e em grande escala, caracteriza a segunda fase das relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Errado - O rompimento da unilateralidade no fluxo da comunicação, decorrente da contratação de jornalistas para fornecerem ao público informações selecionadas e em grande escala, caracteriza a segunda fase das relações públicas. (Não ocorre o rompimento da unilateralidade). O  rompimento só ocorre no terceiro modelo(Assimétrico de Duas mãos)

    Segundo modelo (Informação pública ou Difusão da informação) que se caracteriza como um modelo jornalistico,dissiminando informações relativamente objetivas por meio da midia em geral e de meios especificos. A abordagem seguem parâmentros das escolas de jornalismo

  • O primeiro modelo proposto por Grunig e Hunt é considerado o mais antigo e predominante. É o que poderíamos chamar de "agência /assessoria de imprensa", ou publicidade "divulgação jornalística" – a publicity no modo norte-americano de ver as coisas. Visa publicar notícias sobre a organização e despertar a atenção da mídia. É uma comunicação de mão única, sem troca de informações, que se utiliza de técnicas propagandísticas. Exemplifica o primeiro estágio histórico de Relações Públicas: divulgar a organização e seus produtos ou serviços.

    O segundo modelo, que se caracteriza como modelo jornalístico, dissemina informações objetivas por meio da mídia em geral e meios específicos. Pode ser chamado "difusão de informações" ou "informações ao público".

    O terceiro modelo é o "assimétrico de duas mãos" e inclui o uso da pesquisa e outros métodos de comunicação. Utiliza esses instrumentos para criar mensagens persuasivas e manipular os públicos. A expectativa de mudanças beneficia a organização e não os públicos. É uma visão mais egoísta, pois visa tão somente os interesses da organização, não se importando com os interesses dos públicos. O feedback é usado para determinar quais atitudes do público são favoráveis à organização e como podem ser modificadas.

    O quarto modelo é o "simétrico de duas mãos" e representa a visão mais moderna de Relações Públicas. Ele busca um equilíbrio entre os interesses da organização e os de seus respectivos públicos. Baseia-se em pesquisas e utiliza a comunicação para administrar conflitos. Melhora o entendimento com os públicos estratégicos e, portanto, dá mais ênfase aos públicos prioritários do que à mídia. Há um engajamento nas transações entre a organização (fonte) e os públicos (receptores).

    RELAÇÕES PÚBLICAS E EXCELÊNCIA EM COMUNICAÇÃO

    Margarida Maria Krohling Kunsch

    Professora da Universidade de São Paulo



ID
323305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que diz respeito às relações públicas na era digital, julgue os
itens subsequentes.

Com o advento da Web 2.0, os conteúdos produzidos pelos internautas passaram a gerar uma espécie de mídia do usuário, que se tornou importante termômetro de avaliação da imagem institucional das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Certo. 

    Em outubro de 2005, O’Reilly tentou criar uma “definição compacta” do que  seria Web 2.0: 

    Web 2.0 é a rede como plataforma, abarcando todos os dispositivos conectados.  As aplicações Web 2.0 são aquelas que produzem a maioria das vantagens  intrínsecas de tal plataforma: distribuem o software como um serviço de  atualização contínuo que se torna melhor quanto mais pessoas o utilizam,  consomem e transformam os dados de múltiplas fontes - inclusive de usuários  individuais - enquanto fornecem seus próprios dados e serviços, de maneira a  permitir modificações por outros usuários, criando efeitos de rede através de  uma ‘arquitetura participativa’ e superando a metáfora de página da Web 1.0 para proporcionar ricas experiências aos usuários4  (O’REILLY, 2005B). 


ID
460279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

Sob o conceito de entidade, entende-se também organização, instituição, empresa.

Alternativas

ID
460282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

A coordenação da uma pesquisa de opinião pública só pode ser atribuição do profissional de relações públicas que tiver noções de estatística, de sociologia e de ciências da computação.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução: nada impede que um RP encarregado de coordenar uma pesquisa não tenha conhecimentos específicos de instrumentos dessa pesquisa. Afinal, sua função aqui é coordenar uma equipe de estatísticos, sociológos e o pessoal de TI - os "peões" que põe a mão na massa.


ID
460285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me dizer qual o erro da questão? Eu marquei correto, e meu raciocínio foi o seguinte.

    Todo o profissional de RP é também um profissional de comunicação.

    Comunicação = Gênero  RP= Espécie

    Logo, se o ensino das técnicas de RP é atividade específica de RP, também é específica dos profissionais de comunicação.

    As questões do cespe são do tipo: ache o erro.

    O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de RP? Sim. Todo profissional de RP é um profissional de comunicação? SIM. Logo, o ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação. SIM

    Alguém pensou diferente?
  • O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação.
    ERRADO


    O Relações Públicas pode ser entendido como um pensador que está em eterna dualidade entre a comunicação e a administração. 
    (
    https://medium.com/relacoes-publicas-1/7e563e8098d) =)
  • Também errei a questão e, apesar de ainda discordar da resposta, no link citado pelo colega Rodrigo é dito que "(...) Apesar de ser um profissional forrmado pelo campo da comunicação social, ele transita em grande parte do seu trabalho no campo da administração (...)".
  • Sim, o Relações Públicas utiliza técnicas de adm. Mas mesmo assim essa questão deveria ser anulada. A afirmativa implica que além dos profissionais de comunicação, outros podem ensinar as técnicas de relações públicas, o que não é verdade. O termo "Relações Públicas" a que a Lei n.º 5.377/1967 se refere diz respeito, justamente, a profissão regulamentada e exercida pelos profissionais formados exclusivamente na área de comunicação. Apenas os formados nessa área podem exercer tal atividade de ensino. O raciocínio lógico da Luana é o correto. É ilícito, por exemplo, um profissional formado em Administração sem nenhuma formação em comunicação exercer qualquer atividade específica do RP prevista em lei.

ID
532549
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em boa parte das organizações, a informação flui internamente tanto por redes formais quanto informais de comunicação.
Pode-se afirmar que, numa empresa, pertence à rede informal de comunicação:

Alternativas
Comentários
  • A aborda dois canais de transmissão da informação: as redes formais de comunicação e as informais.

    Pode-se afirmar que, numa empresa, as redes formais de comunicação são os meios oficiais de difusão da informação (a) o clipping; b) o canal interno de televisão; d) o release; e, e) a intranet.).

    Pertence à rede informal de comunicação os canais informais ou/e não oficiais de divulgação da informação (ex.: c) a “rádio-peão”).
  •  

    A Rádio Peão ou Rádio Corredor representa os comunicados não oficiais da empresa, que circulam através da rede informal. São boatos ou comentários, que partem dos funcionários da organização, e que tem por objetivo se contrapor a comunicação oficial.

    Muitos profissionais da comunicação renegam, ou enxergam a rádio peão como uma ameaça a ser enfrentada. De acordo com Bueno (2009) a Rádio Peão é uma concorrente importante e não precisa ser vista como um adversário perigoso e desleal. Na maioria dos casos, não é. Ela representa a expressão, a voz dos funcionários e pode, inclusive, ser utilizada no bom sentido, para legitimar a gestão e a comunicação competentes.

      Gabarito: C          

     

     
  • a) o clipping
    Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona.

    b) o canal interno de televisão.

    c) a “rádio-peão”.
    Resposta correta!
    Rádio Peão é um meio de comunicação não-oficial, divulgado por pessoas de baixo escalão, antes mesmo de a informação ser divulgada pelo gerente ou coordenador direto da equipe.
    Ex:Você ficou sabendo? O salário vai aumentar. Não veio ainda oficialmente mas a rádio peão já está espalhando por aí...
     
    d) o release
    São documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não.

     e) a intranet
    rede interna de alguma instituição ou empresa em que geralmente o acesso ao seu conteúdo é restrito. Desta forma, somente é possível acessá-lo localmente (ex.: um sistema de banco, supermercado, etc).

    Fontes: Wikipédia e http://www.dicionarioinformal.com.br/r%C3%A1dio%20pe%C3%A3o/

ID
543448
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As estruturas organizacionais, independentemente de seu porte ou finalidade, devem englobar as relações públicas e ter a comunicação como matéria-prima para o desenvolvimento de suas atividades. A comunicação que é construída a partir de códigos-padrão, perceptíveis e decodificáveis por amplos segmentos da população é a melhor definição para comunicação

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    A própria questão nos dá uma grande dica pra matar essa charada: (...) perceptíveis e decodificáveis por amplos segmentos da população... comunicação de massa.


ID
543499
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere aos níveis de análise comunicacional no ambiente das organizações, o nível que analisa a comunicação entre as pessoas, a maneira como os indivíduos se afetam mutuamente e, assim, se regulam e controlam uns aos outros é o

Alternativas
Comentários
  • Nível Interpessoal - Letra A
    Competência Interpessoal é a habilidade de lidar com outros de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação. 
  • Letra: B

     

     

    Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiarescolar, de trabalho ou de comunidade.


ID
564673
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A dimensão estratégica da responsabilidade social inclui ações planejadas de longo prazo, cujos impactos e resultados devem ser

Alternativas
Comentários
  • Dica: quando todas as alternativas parecerem erradas, tente enxergar outro significado nas alternativas. Aqui a cesgranrio foi malandra ao usar o termo "semelhante" à perspectiva econômica-financeira. O que ela quis que o candidato enxergasse é que as instituições devem encarar a responsabilidade social com o mesmo grau de importância quanto a busca pelo lucro.


ID
564700
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma pesquisa junto a profissionais liberais, a respeito da linha de comunicação de uma distribuidora de combustíveis, selecionou alguns comentários. Relacione cada opinião apresentada à esquerda às ferramentas do mix de comunicação da empresa, listadas à direita.
I – As notícias, na imprensa, parecem exagerar nos adjetivos para a própria organização.
II – Ganhei um lindo CD de bossa nova quando abasteci meu carro e gostei muito da seleção musical.
III – Os frentistas deveriam nos explicar as vantagens e desvantagens de cada óleo lubrificante.
IV – Vi um outdoor da companhia e achei atraente e dinâmico, mas pouco funcional.

P – Relações Públicas
Q – Propaganda
R – Promoção
S – Vendas pessoais
T – Marketing direto
A relação correta é

Alternativas

ID
564715
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um dos itens de avaliação da eficácia organizacional, na gestão contemporânea, é a capacidade de se projetar e manter uma imagem forte. Para isso, é fundamental que uma empresa conte com um(a)

Alternativas

ID
564718
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Estudos sobre a comunicação organizacional demonstram elementos de extrema importância para as corporações, nos dias de hoje, com EXCEÇÃO de que uma reputação favorável

Alternativas

ID
564724
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em comunicação, como em qualquer área da gestão empresarial, o planejamento é condição indispensável ao êxito. No entanto, apesar da sua importância, muitos profissionais ainda subestimam a sua real função. Para o profissional de Relações Públicas, o correto entendimento do planejamento é o de um processo que consiste, essencialmente, em

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    a)solucionar os problemas e conflitos que, eventualmente, ocorrem na relação entre a empresa e seus públicos de interesse.(RELACIONAMENTO COM STAKHOLDERS)

     b)fazer projeções de futuro, visando à antecipação e à prevenção de possíveis crises.(GESTÃO DE CRISES)

     c)elaborar planos de comunicação para resolver problemas pontuais na comunicação com os diferentes públicos. (COMUNICAÇÃO DIRIGIDA)

     d)definir a razão de ser da organização, tendo em conta que dessa definição dependem os rumos da empresa.(MISSÃO)

     e)determinar os cursos das ações de comunicação, com base em análises prévias da organização e em objetivos definidos.(PLANEJAMENTO)

    BONS ESTUDOS!!


ID
564727
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O processo de elaboração do planejamento estratégico requer uma visão holística da organização, o que significa que

Alternativas

ID
564730
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Fazer o que outros fazem, ainda que com maior eficácia, não é propriamente ter uma estratégia. Já atuar de forma diferente, com inteligência e planejamento, por outro lado, requer um pensamento estratégico. No âmbito do planejamento, assinale, dentre as opções abaixo, a sentença que traduz o pensamento estratégico nos dias de hoje.

Alternativas

ID
564733
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação externa, mais precisamente com a mídia, é uma poderosa ferramenta, principalmente, quando se trata do reforço da imagem institucional. Por essa razão, a comunicação com a mídia é uma das áreas que requer um planejamento cuidadoso, pois, quando o assunto é imprensa, qualquer deslize pode custar caro à imagem da empresa. Assim, num plano de assessoria de imprensa, uma das etapas que deve preceder, necessariamente, ao envio de uma nota de imprensa é a(o)

Alternativas

ID
564742
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As organizações investem, anualmente, valores expressivos em comunicação, quer seja para divulgar suas marcas e produtos ao mercado, quer seja para estreitar relações com clientes e públicos estratégicos. A avaliação do plano de comunicação torna-se, assim, necessária, no intuito de estimar os riscos e precisar os resultados do investimento. Qual indicador pode ser utilizado na avaliação qualitativa de um projeto que visa à melhoria da satisfação dos clientes de uma empresa?

Alternativas

ID
800941
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Na sociedade contemporânea assistimos uma simbiose dos fluxos de informação e dos processos de comunicação, fazendo das mídias digitais um dos componentes estratégicos dos ambientes corporativos. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. As trocas comunicacionais em ambientes digitalizados assumem características como: a multiplicidade, a não linearidade das mensagens, a flexibilização do tempo e a virtualização dos relacionamentos.
II. Todo processo comunicacional de uma organização contemporânea pode ser feito hoje através de mídias digitais, independente da sua relação com seus públicos.
III. As ações de comunicação nos ambientes corporativos, a exemplo de qualquer outra ação de comunicação, requerem investimentos e geram custos, mas são de fácil mensuração quanto aos resultados.
IV. O comunicador, ao enveredar pelo mundo da comunicação digital corporativa, tem diante de si uma tarefa complexa que se apresenta constantemente em uma relação indissolúvel entre planejamento, gerenciamento e governança.

Alternativas

ID
822994
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“Instruções, diretivas, procedimentos e práticas organizacionais” são, de acordo com as reflexões teóricas de Gaudêncio Torquato (1986), exemplos do fluxo de comunicação:

Alternativas
Comentários
  • Comunicação Empresarial / Comunicação Institucional - Gaudêncio Torquato (1986), página 54:

     

    O fluxo de comunicação descendente, seguindo o padrão de autoridade das posições hierárquicas, responde pelo encaminhamento das mensagens que saem do top decisório e descem até as bases.

    Instruções, diretivas, procedimentos e práticas organizacionais, doutrinação sobre as metas são alguns tipos de mensagens desse fluxo, cujo objetivo é o de assegurar o desempenho correto de cada papel em todas a posições na organização.

     


ID
829132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O efeito perverso dos sistemas de informação é fazer que se acredite que a realidade é bem conhecida. A hipermidiatização funciona como um sistema de autointoxicação no seio dos meios dirigentes. Quando uma crise social explode, a lógica do acontecimento ocupa espaço demais em uma economia da comunicação. Dominique Wolton. Pensar a comunicação. Brasília: Editora UnB, 2004, p. 212 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o conceito de
hipermidiatização mencionado pelo autor, julgue o item que se
segue.

Quando um acontecimento adquire grande valor midiático, a sua cobertura excessiva pela mídia e a consequente superexposição do assunto, em vez de favorecerem, prejudicam o esclarecimento da população acerca dos fatos noticiados.

Alternativas
Comentários
  • Algumas questões da área de comunicação são tão subjetivas que deveriam ser anuladas. Numa leitura rápida achei o item correto (e de fato a banca assim pensa), mas, ao refletir bem, pensei num exemplo prático. Na época do impeachment de Dilma, houve superexposição do assunto em todos os meios, capas de jornais e revistas, coberturas televisivas, debates em rádios e em redes sociais. Aí pensei: como isso poderia " prejudicar o esclarecimento da população acerca dos fatos noticiados"? De fato, uma grande quantidade de informação, de maneira geral, exige um certa filtro de interpretação e pode até ser enfadonho e repetitivo, mas um assunto como o impeachment ou a Copa do Mundo, mesmo com grandes e constantes coberturas, ao meu ver, não chega a prejudicar o esclarecimento do público, pois há inúmeras informações a respeito de determinado fato. Achei a redação do item ambígua e sem objetividade.

  • Devemos lembrar que as questões têm textos associados a elas. Ao analisar a questão individualmente, acredito ser raro quem a enxergue como certa, porém o texto associado nos direciona a um entendimento diferente de nosso impeto primário de pensar que informação demais sobre determinado assunto não prejudicaria o entendimento sobre esse.


ID
849796
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em Planejamento das Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch defende que a Comunicação Integrada se constitui de um mix formado pelas comunicações

Alternativas
Comentários
  • Livro : " plan de RP na Com Integrada" - pág 151

  • Comunicação integrada: comunicação interna, administrativa, mercadológica e institucional. 

     


ID
852208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a tipos de eventos.

Os fóruns são eventos de grande porte, de natureza comercial, restritos a um público determinado ou então abertos ao público em geral, realizados com o objetivo de proporcionar o contato de fornecedores e fabricantes com os canais de comercialização de seus produtos.

Alternativas
Comentários
  • "Fórum: tipo de reunião menos técnica cujo objetivo é conseguir a efetiva participação de um público numeroso, que deve ser motivado."

    Errada


ID
852211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a tipos de eventos.

As rodadas de negócio destinam-se à apresentação e ao debate de assuntos de interesse de determinada categoria profissional.

Alternativas
Comentários
  • "Uma rodada de negócios é um evento que reúne membros da comunidade empresarial, de um mesmo segmento ou não e, ainda, de localidades específicas ou mais abrangente. É uma oportunidade que empresários e executivos têm para fazer negócios e contatos e que pode ser bastante proveitosa para você."

    Errada.


ID
852217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação a cerimonial e protocolo, julgue os itens a seguir.

Etiqueta diz respeito a normas de conduta observadas no tratamento informal entre as pessoas, conforme o grau de confiança e familiaridade existente entre elas.

Alternativas

ID
892138
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os fluxos de comunicação,quando utilizados em excesso,perdem a eficácia, podendo gerar efeitos negativos no que diz respeito à imagem de uma organização,sendo mais comum ser registrado o efeito de entupimento dos fluxos em decorrência de comunicações

Alternativas
Comentários
  • O que são os Fluxos de comunicação?

    Os fluxos de comunicação são uma representação do modo como uma organização troca informações, sejam elas de caráter interpessoal, entre setores e departamentos, ou mesmo entre patrões e colaboradores. São classificadas para se estudar a sinergia que liga toda a organização, como se comunicam, quais as limitações, qual o nível de envolvimento de todos que o compõem. São estudados para garantir que as ideias e os conhecimentos circulem a favor da empresa, garantindo um desempenho coordenado.

    Como são classificados os fluxos de informação?

    São comumente classificados como fluxos Vertical, Horizontal, Transversal e Circular.

    De cima para baixo e de baixo para cima: Fluxo Vertical

    O fluxo vertical pode ser classificado em Ascendente ou Descendente. Na direção ascendente, a comunicação parte de baixo para cima, sendo que as informações passam dos colaboradores para as diretrizes, por meio dos instrumentos de comunicação, como caixas de sugestões, pesquisas de satisfação, reuniões com os colaboradores. Na direção descendente, ocorre justamente o contrário, as informações parte das diretrizes para os colaboradores, por intermédio das hierarquias, disponibilizando conteúdos necessários para exercer seus papéis. O fluxo da informação é dependente da filosofia da empresa, quanto maior a liberdade, a cooperação e interação serão maiores.

    De um lado para o outro: Fluxo Horizontal

    No fluxo horizontal, a comunicação ocorre entre pessoas com o mesmo nível hierárquico. São trocas de informação entre departamentos, seções, serviços etc. Por meio dela, é possível a coordenação das atividades para a solução de problemas sem a necessidade de direcionar a comunicação para um superior comum. Adquire especial importância nas organizações descentralizadas e baseadas em equipes. O fluxo de comunicação horizontal propicia o compartilhamento de informações e conhecimentos, além de integrar os membros de diversos grupos.

    De todos os lados: Fluxo Transversal

    O fluxo transversal é caracterizado por ter a informação disseminada para qualquer nível, sem a distinção hierárquica. São implantadas em organizações descentralizadas e flexíveis, e criam condições participativas nas organizações.

    Circulantes: Fluxo Circular

    O fluxo circular é bem parecido com o transversal, mas a informação passa por todos os envolvidos de forma que possa propiciar mais interações no processo e circular em todos os setores. Surgem em organizações com predominância em comunicação informal e são desenvolvidos de acordo com as influências interpessoais de cada um.

  • Letra D

    As comunicações verticais descendentes são aquelas vindas da alta direção (cima) para o restante da organização (base); a questão fala de entupimento dos fluxos comunicacionais e geralmente acontecem quando há excesso de ordens, desmandos, redundância ou ruídos na comunicação entre chefes e subordinados. Esse tipo de barreira pode ocorrer em qualquer direção, porém ocorre mais da forma descendente e, como pede a questão, por vir dos dirigentes, é a que pode trazer mais danos à imagem da empresa.

ID
1036225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Há 30 anos, a UNESCO promoveu uma conferência mundial para debater a desigualdade dos fluxos da informação pelo mundo e propor uma nova ordem mundial da informação, que não se consolidou, mas serviu para incluir a comunicação no elenco dos direitos do cidadão. Com base nessa mudança de paradigma, julgue os seguintes itens.

Como resultado do Relatório McBride, a UNESCO logrou equilibrar as fluxos internacionais da informação

Alternativas
Comentários
  • O Relatório MacBride, também conhecido como "Um Mundo e Muitas Vozes", foi um documento da UNESCO publicado em 1980 e redigido por uma comissão presidida pelo irlandês Seán MacBride, vencedor do prêmio Nobel da Paz. Seu objetivo era analisar problemas da comunicação no mundo em sociedades modernas, particularmente em relação à comunicação de massa e à imprensa internacional, e então sugerir uma nova ordem comunicacional para resolver estes problemas e promover a paz e o desenvolvimento humano.

    Entre os problemas identificados no documento, estavam a concentração da mídia, a comercialização da informação e o acesso desigual à informação e à comunicação. Também foi constatado o desequilíbrio gritante dos fluxos de informação entre o primeiro mundo e os países em desenvolvimento. No relatório, comissão propôs uma maior democratização da comunicação e o fortalecimento das mídias nacionais para evitar a dependência de fontes externas, entre outras sugestões. 

    Apesar de ter recebido forte apoio internacional, o relatório foi condenado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido como um ataque à liberdade de imprensa e à doutrina do livre-fluxo de informações. Em protesto, ambos os países se retiraram da UNESCO (suspendendo, assim, cerca de 30% do financiamento da organização) em 1984 e 1985, respectivamente (e mais tarde retornaram, em 2003 e 1997, respectivamente).



ID
1036228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Há 30 anos, a UNESCO promoveu uma conferência mundial para debater a desigualdade dos fluxos da informação pelo mundo e propor uma nova ordem mundial da informação, que não se consolidou, mas serviu para incluir a comunicação no elenco dos direitos do cidadão. Com base nessa mudança de paradigma, julgue os seguintes itens.

A comunicação está inserida entre os direitos e garantias fundamentais, em simetria com a liberdade de consciência, expressão e manifestação.

Alternativas
Comentários
  • Direitos e Garantias fundamentais:

     IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;


ID
1051768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca do trabalho de relações públicas (RP) em uma organização, julgue os itens subseqüentes.

Os instrumentos que fornecem feedback acerca da eficiência e eficácia da organização incluem as pesquisas de opinião, os serviços de ouvidoria e a caixa de sugestões.

Alternativas
Comentários
  • Os instrumentos que fornecem feedback acerca da eficiência e eficácia da organização incluem as pesquisas de opinião, os serviços de ouvidoria e a caixa de sugestões.

    CORRETO!!


ID
1051777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

Lúcio deve levar em conta que os canais de comunicação diferem quanto à capacidade de transmitir informações.

Alternativas
Comentários
  • Lúcio deve levar em conta que os canais de comunicação diferem quanto à capacidade de transmitir informações.

    DIFERE=DISTINGUIR

    CORRETO!!

  • Lúcio deve levar em conta que os canais de comunicação diferem quanto à capacidade de transmitir informações.

    DIFERE=DISTINGUIR

    CORRETO!!


ID
1051780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

Sendo Lúcio, na sua organização, responsável por contatos tanto horizontais quanto verticais, ele deve usar a mesma linguagem em todas as situações.

Alternativas
Comentários
  • Sendo Lúcio, na sua organização, responsável por contatos tanto horizontais quanto verticais, ele deve usar a mesma linguagem em todas as situações.

    ERRADO!


ID
1051789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

Quando Lúcio se comunica com seus pares utilizando terminologia especializada ou linguagem específica de seu grupo profissional, ele está-se valendo de um jargão.

Alternativas
Comentários

ID
1051792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

Considere que, ao se comunicar com seus superiores, Lúcio manipule a informação para que ela seja recebida de maneira mais favorável. Nesse caso, Lúcio cria uma barreira à comunicação eficaz.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: CERTO

    Entre as barreiras à comunicação eficaz que temos de aprender mais sobre são barreiras físicas. Estas barreiras muitas vezes existem devido à natureza do ambiente que estamos. Deixe-nos tome o trabalho como um exemplo. Se houver um determinado grupo de funcionários que trabalham fora de um local diferente da maioria da força de trabalho, comunicação eficaz pode tornar-se um verdadeiro desafio. Estas barreiras físicas também podem incluir equipamento pobre, especialmente quando a gestão tem faltado a introdução de nova tecnologia ou é incapaz de acompanhar as mudanças na tecnologia. 
    Projeto de sistema é outra barreira que você deve aprender mais sobre. Esta barreira refere-se aos problemas que envolvam os diferentes sistemas ou estruturas que existem na organização. Mais especificamente, isso pode se referir a uma estrutura organizacional clara que pode facilmente confundir os funcionários a quem deve relatar para.

    Depois há também barreiras atitudinais que muitas vezes são resultados de problemas que existem entre os funcionários em uma organização. Má gestão e falta de consulta podem resultar a este tipo de barreira. E se esse for o caso, você deve ser capaz de identificar os lapsos, assim que você pode vir acima com soluções apropriadas.


  • Em seu livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada trata de algumas barreiras na comunicação organizacional. Dentre elas existe a barreira relacionada à:

    COMUNICAÇÕES INCOMPLETAS ou PARCIAIS: são aquelas encontradas nas informações fragmentadas, distorcidas ou sujeitas a dúvidas, nas informações não transmitidas ou sonegadas.

  • A comunicação foi prejudicada pela barreira de filtragem da informação


ID
1051798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

As redes de comunicação interpessoal utilizadas por Lúcio no DPF são caracterizadas como redes informais de comunicação, pois ele conhece as pessoas com as quais se comunica.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. São redes formais.

  • O FATO DE ELE CONHECER, NÃO SEGNIFICA QUE UTILIZARÁ AS REDES INFORMAIS. É VÁLIDO LEMBRAR QUE AS REDES INFORMAIS NÃO SÃO OFICIAIS, OU SEJA, NÃO SÃO PLANEJADAS.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO


ID
1110628
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O modelo de avaliação em comunicação organizacional que possui três níveis de efetividade que formam um conjunto de diretrizes ou padrões que o profissional pode seguir se quiser medir o impacto de planos e projetos de comunicação é conhecido como Modelo

Alternativas
Comentários
  • "Modelo da Régua de Efetividade"

  • a) MODELO DE VARIAÇÃO COMPENSATÓRIA – O autor sugere solicitar aos gerentes uma estimativa de quanto a organização poderia pagar para evitar ou obter determinados resultados. A quantia seria o valor da comunicação organizacional. São propostos cálculos para cooperação e conflito, o que auxilia a organização a escolher se compensa investir em ações que evitam/enfrentam conflitos ou aumentam a cooperação dos públicos para com a empresa.

    b) MODELO DE DUAS FASES – O autor propõe fórmulas que permitem calcular o valor da reputação da empresa e o quanto esse fator representa para os lucros. A avaliação verifica o impacto dos gastos totais de comunicação no valor da reputação da empresa e o impacto econômico dessa reputação nos lucros.

    c) MODELO CONTÍNUO – Avaliação para verificar os efeitos da comunicação para a organização. Foi criado para avaliar atividades de longo prazo e atender às constantes mudanças no ambiente. É contínuo porque é interativo e considera efeitos que estão sendo criados pelo programa. Admite análises formal e informal, assim como julgamento de sucesso ou fracasso de um plano ou programa.

    d) MODELO PII – Avaliação baseada em três fases: Preparação (verificação de condições existentes e planejamento); Implementação (monitoramento das ações e decisão sobre continuidade) e Impacto (comparação entre objetivos determinados e resultados alcançados). A avaliação tem por objetivo verificar se as expectativas da empresa foram atendidas.

    E) Modelo Yardstick ou Modelo da Régua de Efetividade, foi criado por Linddenmann.

    Definido como “uma ferramenta, como uma régua, com um conjunto de diretrizes ou padrões que o profissional pode seguir se quiser medir a efetividade de relações públicas”

    Constitui-se de duas etapas: primeiro, estabelece objetivos para a comunicação no planejamento e, em seguida, determina em que níveis se deseja medir a efetividade.

    O Yardstick é dividido em três níveis diferentes para avaliar efetividade: básico, intermediário e avançado.

    Nível 1, o básico - Avaliação de produtos - para medir quantidade e qualidade dos produtos de comunicação.

    Nível 2, o intermediário - Avaliação de impressões - para medir as impressões e a retenção que os produtos de comunicação causaram.

    Nível 3, o avançado - Avaliação de resultados - para medir efeitos e resultados de comunicação organizacional no comportamento dos públicos estratégicos.


ID
1122565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

       O aprimoramento das tecnologias de comunicação e de informação tem transformado processos decisórios e comunicacionais nas mais diferentes instituições e formas organizativas. São exemplos disso as consultas públicas realizadas pelo governo federal, a atuação de movimentos sociais com base no “hackeativismo” e na luta pela transparência e os modelos de produção colaborativa implementados pelas empresas.

A respeito da comunicação digital e sua relação com a atuação desses agentes sociais governamentais e não governamentais, julgue os itens subsecutivos.


Wikis são padrões de comunicação digital empresarial verticalizadas e hierarquizadas, em que apenas a comunicação nas bases da organização são horizontais e fluidas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

    Wiki é um conjunto de páginas interligadas, e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. Você pode editar esta página, clicando no separador no início da página (ou no link no fim da página, dependendo do template que estiver usando).

     

    No controle, Deus está!

  • Os sites ou softwares do tipo wiki são os que permitem a colaboração e não necessitam que seu conteúdo seja revisto antes de sua publicação. Nada tem a ver com a comunicação descrita na questão.


ID
1134736
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao se avaliar os resultados do trabalho de uma assessoria de comunicação é necessário considerar:

Alternativas

ID
1296817
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação organizacional analisa o processo de comunicação entre a organização e os seus diversos públicos.

Com novas demandas sociais, as organizações passam a adotar uma nova visão do seu relacionamento com a sociedade, constituindo assim relações

Alternativas
Comentários
  • Como se a D estivesse errada... 


ID
1297348
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A morte do emissor, possibilidade associada a estudos sobre a Internet, está ligada à ideia de que

Alternativas

ID
1297363
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em um momento de crise, a Assessoria de Comunicação Social de uma empresa que articula ações de várias assessorias de imprensa, simultaneamente, deve

Alternativas

ID
1297369
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em um ambiente hipermídia mediado por computador, tanto o consumidor quanto a empresa podem interagir com o meio, resultando uma nova realidade comercial e mercadológica. Como consequência, nessa nova configuração, as ações de comunicação de uma empresa passam a ser

Alternativas

ID
1297411
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Suponha que um diretor do departamento de comunicação de uma empresa identificou uma série de dificuldades no relacionamento entre a empresa e seus colaboradores, nos diversos postos de venda espalhados por todo o país. Como se não bastasse a distância, o regionalismo e os aspectos culturais parecem ser fatores que comprometem a implementação das políticas de relações públicas traçadas pelo seu departamento. Nesse contexto, a primeira medida a ser tomada é

Alternativas

ID
1297417
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma empresa, pensando no reforço da relação com os seus colaboradores, pretende introduzir melhorias na comunicação interna. Porém, antes de colocar em prática qualquer ação, tendo em conta o investimento que a empresa deverá fazer, a administração solicitou uma avaliação da situação atual para que se possa aferir, posteriormente, os impactos dos esforços realizados. Nesse caso, compete ao profissional de Relações Públicas

Alternativas
Comentários
  • comentário de quase dez anos salvando legal


ID
1321945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue o item seguinte.


Pesquisa e diagnóstico, realizados antes da implantação do plano de comunicação, são ferramentas relacionadas ao estudo e à análise do ambiente organizacional.

Alternativas

ID
1321954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue o item seguinte.


A comunicação integrada faz uso de práticas e ferramentas das áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade para construir redes formais e informais de comunicação nas instituições.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa questão, não fazia a minima ideia que Jornalismo e publicidade tinham a função de construir redes formais e informais de comunicação na instituição! Que eu saiba isso é papel da comunicação organizacional ou institucional!

  • o que entendi da questão é que a comunicação integrada é capaz de para construir redes formais e informais de comunicação nas instituições. Ou seja são as diferentes áreas integradas e não cada uma isoladamente.

  • De acordo com o livro da Kunsch, Planejamento de RP na comunicação integrada, os planos e as políticas formais não podem resolver todos os problemas existentes em uma situação dinâmica, porque eles são preestabelecidos, em parte, inflexíveis. Algumas exigências podem ser mais bem atendidas através de relações informais, que podem ser flexíveis e espontâneas. Nesse contexto, as comunicações formal e informal convivem simultaneamente e delas as organizações não poderão prescindir.


ID
1321960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue o item seguinte.


A associação das relações públicas às áreas de jornalismo e publicidade dá suporte à prática da comunicação dirigida.

Alternativas
Comentários
  • Só pode dar suporte. Atrapalhar é quer não vai.


ID
1322032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


O processo de comunicação em uma organização inclui as redes formais e as redes informais. As redes formais são constituídas pelas expressões oficiais e pelas manifestações regulamentadas pelo poder organizacional; e as redes informais, pelas manifestações originadas no âmbito dos públicos.

Alternativas
Comentários
  • Gab: certo


ID
1322074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue o item.


A reação de um receptor após decodificar e interpretar uma mensagem é também chamada de feedback.

Alternativas
Comentários
  • Feedback está associado ao retorno.

  • O feedback ou Retroação é a verificação do sucesso da comunicação.

    É o feedback enviado pelo receptor ao emissor sobre a compreensão da mensagem (ou não). A comunicação eficaz é aquela que vai do emissor ao receptor e retorna ao emissor com retroação positiva, ou seja, com perfeito entendimento da mensagem. A retroação pode ser verbal ou não verbal. Se houver uma reação inapropriada significa que a comunicação não foi bem sucedida.

    Para Moscovici (1997) o "Feedback é um processo de ajuda para mudanças de comportamento; é comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas ... "

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)


ID
1363318
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Pouco depois de receber um título de “melhor empresa para se trabalhar”, uma instituição viu seu corpo funcional entrar em greve. Esse fato evidenciou um equívoco no processo de comunicação da empresa que acabou afetando a imagem e a percepção da marca.

O erro provavelmente resultou de um processo de comunicação voltado para

Alternativas
Comentários
  • Alguém para esclarecer?

  • "Galasso et al. (2009), chamou a atenção para a circulação das informações, que é de vital importância para a dinâmica da comunicação interna dentro empresas de qualquer natureza e organizações. Quando há falhas ou barreiras na comunicação interna organizacional, como por exemplo, a falta de comunicação, ou a informação passada de forma incorreta, sendo por não utilizar o meio de comunicação mais apropriado, ou simplesmente não passar a informação adiante, ocasionará vários transtornos, alguns irreversíveis, que podem levar a organização ao descrédito, ou até mesmo ao fracasso, extinguindo-se desta forma uma organização que já havia se consolidado no mercado. Isto tudo, simplesmente, pelo mau uso da comunicação."

    Fonte: www.fmr.edu.br/npi/npi_papel_com_org.pdf .O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Luciana Jacomini.


ID
1363354
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A Comunicação Interna engloba ações que estimulam o fluxo de informações dentro da empresa.

Para tal, é necessário o uso de uma determinada publicação que

Alternativas
Comentários
  • É o caso do House Organ ("jornal da casa"). É uma espécie de jornal voltado ao público interno. Logo, falando em veículo de comunicação interna, está correto afirmar que contém um jornalismo especializado para um público específico. 

    Gabarito: A


ID
1487014
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O mundo do conhecimento e da informação tem provocado transformações e feito surgir uma nova cultura empresarial. O marketing one to one e a comunicação com base na internet representam assim, a parte visível do iceberg conceitual e logístico que flutua em ambiente totalmente configurado por

Alternativas

ID
1602340
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A partir dos anos 1940 foram acrescentadas ao paradigma clássico da Comunicação (as perguntas: quem, o quê, para quem) duas novas interrogações: como e para quê. Esse novo contexto teórico demonstrou interesse no funcionamento da circulação das mensagens.


O acréscimo dessas duas novas perguntas revela a preocupação com a(o)

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    As duas novas perguntas: COMO e PARA QUÊ? Como: de que forma? Por que meio? Já para quê dá uma ideia de dúvida, impacto, efeito...

  • Nada a ver. Cadê a fonte desse comentário?


ID
1609534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de planejamento e organização de eventos, julgue o item que se segue.


A etapa de acompanhamento e controle compreende a elaboração da descrição dos procedimentos que serão realizados desde a aprovação do projeto até o seu término.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Este é o conceito da implantação. No acompanhamento e controle são determinados o responsável pela coordenação de todo o processo da organização do evento e os procedimentos que serão adotados nesse processo.


ID
1609540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A avaliação de um evento consiste em um processo de observação, mensuração e monitoração crítica, a fim de se mensurarem seus resultados de forma precisa. Acerca da organização de eventos e dos instrumentos de controle de sua avaliação, julgue o item a seguir.


O formato do estudo de um evento deve ser pormenorizado para não reduzir a eficácia. As questões devem ser claras e objetivas.

Alternativas

ID
1609543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A avaliação de um evento consiste em um processo de observação, mensuração e monitoração crítica, a fim de se mensurarem seus resultados de forma precisa. Acerca da organização de eventos e dos instrumentos de controle de sua avaliação, julgue o item a seguir.


O estudo de viabilidade é o processo de acompanhamento do progresso de um evento por meio dos vários estágios de execução e caracteriza-se por possibilitar o ajuste dos fatores que determinam o evento.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Questão fácil. A avaliação de um evento consiste em um processo de observação, mensuração e monitoração crítica (como diz o texto da questão), portanto, o processo de acompanhamento do progresso de um evento não é a fase de estudo de  viabilidade e sim a fase monitoração.

  • Estudos de viabilidade ocorrem antes do evento propriamente dito e, como a própria denominação indica, avaliam as conveniências de se promover o evento, determinando se o mesmo é possível e desejável no mercado alvo.


ID
1609546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A avaliação de um evento consiste em um processo de observação, mensuração e monitoração crítica, a fim de se mensurarem seus resultados de forma precisa. Acerca da organização de eventos e dos instrumentos de controle de sua avaliação, julgue o item a seguir.


A monitoração do evento é usada para determinar os níveis de recursos requeridos e auxilia a organização na decisão de prosseguir ou não com o evento.

Alternativas
Comentários
  • 2.6 Pós-evento

    O processo de encerramento inicia-se logo após a realização do evento. Esse processo de encerramento consiste na avaliação técnica, administrativa e dos participantes. É nesse momento que ocorre a confrontação dos resultados esperados com os obtidos, possibilitando identificar os pontos positivos e negativos do evento.

    Para efetivação dessa fase, são necessários alguns instrumentos de controle, que foram utilizados durante a organização do evento, tais como:

    a) formulários de procedimentos formais;

    b) checklist;

    c) relatórios periódicos das atividades;

    d) atas das reuniões periódicas;

    e) questionários de avaliação dos participantes;

    f) outros.

    Análise e avaliação são fundamentais para o aprimoramento da organização de um evento. Os instrumentos que auxiliam a avaliação do evento são o cronograma básico (documento que determina tarefas, estabelece responsabilidades e prazos) e o checklist.

    As pesquisas de opinião dos participantes internos e externos também oferecem subsídios no processo de avaliação final do evento. Nesse processo a avaliação que os participantes fazem do evento é realizada por intermédio de respostas a um questionário de pesquisa de opinião aplicado durante o

    evento. A equipe deve reunir-se para avaliar o evento como um todo, seus sucessos e fracassos.

    Fonte: Organização de Eventos

    Curso Técnico em Hospedagem

    Helen Rita Menezes Coutinho

    Renato Rocha

    Relações Públicas

    Errada

    Auxilia a organização na decisão de prosseguir ou não com o evento.<<<<< Essa fase é do pré-evento. É o início de tudo. Nessa etapa, o estudo preliminar visa justamente avaliar a viabilidade econômica do evento.


ID
1609549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A avaliação de um evento consiste em um processo de observação, mensuração e monitoração crítica, a fim de se mensurarem seus resultados de forma precisa. Acerca da organização de eventos e dos instrumentos de controle de sua avaliação, julgue o item a seguir.


A avaliação pós-evento implica a compilação de dados estatísticos e informações sobre o evento e uma análise a respeito da missão e dos objetivos do evento.

Alternativas
Comentários
  • Implica isso e mais ...


ID
1609552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um evento pode ser incluído como um dos componentes do mix de comunicação. O que torna o evento uma atividade de relações públicas e marketing é a sua capacidade de reunir todos os públicos envolvidos em um único ambiente interativo. Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos, o institucional e o promocional. Com relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


No seminário, encontro de especialistas em um assunto específico, apresenta-se um estudo sobre o tema, que é, posteriormente, debatido com a plateia, que geralmente possui nível de conhecimento similar ao  dos palestrantes. O moderador deve ser um especialista.


Alternativas

ID
1609558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um evento pode ser incluído como um dos componentes do mix de comunicação. O que torna o evento uma atividade de relações públicas e marketing é a sua capacidade de reunir todos os públicos envolvidos em um único ambiente interativo. Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos, o institucional e o promocional. Com relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


Na formação da mesa de autoridades em um cerimonial, recomenda-se um número ímpar de integrantes, sendo a principal autoridade a ocupante do lugar central da mesa, a segunda pessoa mais importante deverá ocupar a direita da maior autoridade e a terceira pessoa em hierarquia deve ficar à esquerda da autoridade principal. Os chamados devem seguir a hierarquia de forma descendente, sendo a maior autoridade a última a fazer uso da palavra.


Alternativas
Comentários
  • Normas gerais para composição de mesas:

    • A pessoa mais importante (1) fica no centro.
    • A segunda pessoa mais importante (2) fica à direita de (1)
    • A terceira pessoa mais importante (3) fica à esquerda de (1)
    • A distribuição continua nessa ordem.

    RESPOSTA: CERTO


ID
1648501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação aos públicos e seu papel no planejamento de relações públicas, julgue o próximo item.


Um dos grandes desafios do planejamento de relações públicas é gerenciar a comunicação de uma organização cujos interesses dos seus públicos e da própria organização sejam considerados.

Alternativas

ID
1648579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de democracia, opinião pública e pesquisa de opinião, julgue o item que se segue.

A pesquisa de opinião é um método de investigação que possibilita a coleta e a análise de grande quantidade de dados coletados.

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa de opinião nada mais é do que um estudo para conhecer o que pensam as pessoas de determinado perfil sobre determinado assunto. É o levantamento de dados sobre o comportamento social perante algumas situações, sobre a opinião das pessoas a respeito de temas diversos.

    Avante!


ID
1648582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de democracia, opinião pública e pesquisa de opinião, julgue o item que se segue.

Na amostra probabilística, critérios como conveniência e intencionalidade são comumente utilizados para selecionar indivíduos que atendam a critérios de inclusão previamente estabelecidos pelos pesquisadores.

Alternativas
Comentários
  • É justamente ao contrário!

    Nas sondagens e estudos de opinião usam-se amostras selecionadas por um processo de amostragem probabilística, isto é, amostras em que todos os sujeitos incluídos na grelha de amostragem têm a mesma probabilidade (diferente de zero) de serem escolhidos para virem a integrar a amostra.

    As técnicas de amostragem probabilística asseguram, com uma determinada margem de erro, que estão representados na amostra (de forma proporcional à sua representação na população) todos os subgrupos relevantes que constituem a população alvo. Desta forma garante-se que os resultados obtidos com o estudo dos sujeitos da amostra podem ser generalizados, com uma determinada margem de erro, para a população alvo.

    Resumindo: A amostragem probabilística refere-se a procedimentos que utilizam alguma forma de seleção aleatória dos seus membros.


    Avante!
  • Erro por inversão: o enunciado trata da amostra simples, que é uma parte meramente numérica do todo, isto é, é muito provavel que não leve em conta as nunces, os estratos que constituem esse todo (amostra probabilística).

ID
1648585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de democracia, opinião pública e pesquisa de opinião, julgue o item que se segue.

Para a realização de pesquisa de opinião, deve-se evitar o pré-teste do questionário a ser usado para a coleta das informações.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro roteiro de entrevista ou questionário que se elabora não é o definitivo, pois se deve fazer um pré-teste. Pré-teste é a aplicação prévia do roteiro da entrevista ou questionário da pesquisa, com a finalidade de verificar se as perguntas estão bem formuladas, se estão compreensíveis, numa ordem agradável etc. Só depois de verificar se as perguntas estão inteligíveis, se os entrevistados estão se comportando positivamente perante elas e o pesquisador, é que se fará a versão definitiva do instrumento de pesquisa.

    Fonte: file:///C:/Users/Patricia/Desktop/RE_JoaoMarquesBrandaoNeto.pdf

ID
1648588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de democracia, opinião pública e pesquisa de opinião, julgue o item que se segue.

A democracia contribuiu para que a opinião se tornasse pública e integrante da representação política.

Alternativas
Comentários
  • Com a democracia, a opinião dos governados se tornou relevante para conduzir o próprio governo


ID
1648591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de democracia, opinião pública e pesquisa de opinião, julgue o item que se segue.

A opinião pública pode ser entendida como manifestação de cidadania quando relacionada a questões de interesse da população de um país.

Alternativas
Comentários
  • O termo opinião pública se refere a um conjunto de considerações próprias da população. Geralmente, esta expressão se refere às opiniões generalizadas sobre política, economia e todos os assuntos de interesse público que se apresentam em uma determinada comunidade. A opinião pública é estudada principalmente na área da política como um meio de conhecer as tendências do eleitorado. Em boa parte, ela é refletida nos meios de comunicação, embora haja pesquisas constantes para conhecê-la. Dada a importância adquirida na tomada de decisões de um país, não se deve estranhar a manipulação fraudulenta realizada nas pesquisas.

    Fonte: https://conceitos.com/opiniao-publica/


ID
1648636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito das relações humanas nas organizações, julgue o item a seguir.

Para melhorar as trocas de informações, o desempenho de atividades e a captação de conhecimentos individuais entre os seus funcionários, a organização deve focar no desenvolvimento das habilidades e responsabilidades das equipes de trabalho sem envolver aspectos de nível emocional.

Alternativas
Comentários
  • Embora desenvolvam as mais diversas atividades, sejam elas industriais, de vendas ou serviços, por exemplo, as organizações são, obviamente, constituídas por pessoas. Daí a necessidade de desenvolver o seu corpo funcional/colaborativo também quanto ao aspecto emocional. 

  • erro por redução: aspectos emocionais funcionam como pré-disposições para um bom ou mal trabalho

  • Não há regra única, de forma que não se pode afirmar categoricamente que não se devem envolver aspectos de nível emocional.


ID
1648639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito das relações humanas nas organizações, julgue o item a seguir.

Se uma organização é um fenômeno social, então é correto afirmar que uma das suas principais características é a interação humana.

Alternativas

ID
1648642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a comunicação organizacional e relações humanas, julgue o item que se segue.

A comunicação interna incentiva o diálogo e a troca de informações entre níveis hierárquicos distintos.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Kunsch, além de níveis (pessoal, interpessoal, interdepartamental, hierárquico), a com. interna também se dá em fluxos (ascendentes, descendentes, transversais, circulares) e em redes (formal e informal)

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
1648645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a comunicação organizacional e relações humanas, julgue o item que se segue.

O sistema de comunicação das organizações inclui redes formais e informais.

Alternativas
Comentários
  • Vide Kunsch

  • Gláucio Saraiva: "De acordo com Kunsch, além de níveis (pessoal, interpessoal, interdepartamental, hierárquico), a com. interna também se dá em fluxos (ascendentes, descendentes, transversais, circulares) e em redes (formal e informal)"

  • Vide Gaudêncio Torquato.


ID
1736521
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Repórter do setor de jornalismo de uma grande emissora de televisão gastou mais de 3 minutos para identificar em um portal de uma instituição de pesquisa internacional (que vamos chamar OWA) informações objetivas que a definissem e encontrou todas as atribuições e objetivos após “estender" com o mouse o item (traduzido para o português) “Entenda a OWA" no menu à esquerda que abriu (nesta seqüência, de cima para baixo) os itens “Registro da história", “Personagens", Dados, etc. Clicando em “Dados" apareceu o título que contem todas as informações que definem a OWA, cujo título é “Em nome da vida". Utilizando o google, o acesso do repórter foi mais fácil, via wikipédia.
Com relação ao texto, é correto afirmar que: 

Alternativas

ID
1760728
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a avaliação de programas de Relações Públicas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

( ) Ações ou programas de comunicação de curto prazo podem causar apenas pequenos efeitos adicionais à qualidade dos relacionamentos organizacionais, sendo difíceis de mensurar.

( ) Grau de exposição às mensagens, retenção de mensagens, cognição, atitude e comportamento são indicadores da qualidade dos relacionamentos de longo prazo no sistema organização-públicos.

( ) Confiança, satisfação, compromisso e reciprocidade de controle se constituem em objetivos de curto prazo que podem ser alcançados por meio de atividades e programas específicos de comunicação.

( ) Programas individuais de Relações Públicas geralmente não produzem mudanças de curto prazo nos indicadores da qualidade dos relacionamentos presentes no sistema organização-públicos, mas programas de comunicação têm efeito cumulativo nos indicadores ao longo do tempo.

( ) A principal razão para medir os objetivos de comunicação de curto prazo é auxiliar nas decisões sobre a manutenção, revisão ou eliminação das atividades propostas. 

Alternativas

ID
1771405
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Empresas têm procurado implementar processos de comunicação que favoreçam os fluxos de mensagens. Alguns teóricos acreditam que isso se deve, também, ao cenário no qual a globalização força empresas a se descentralizarem, tanto geográfica quanto administrativamente. Novos fluxos de informações têm sido postos em prática para substituir a unilateralidade da comunicação e é possível verificar que as informações se movem tanto na direção vertical, de modo recíproco, quando na direção horizontal. Dessa maneira, os “canais" que a área de Relações Públicas deve disponibilizar para funcionários se comunicarem, sem intermediários com a alta direção da empresa, são:

Alternativas
Comentários
  • "cartazes"?!

  • Incluem boletins, jornais, reuniões, memorandos escritos, correio eletrônico, quadros de aviso tradicionais e informativos mais elevados.


ID
1771420
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Na área de Comunicação Integrada, um dos objetivos é cuidar da imagem da empresa, mediante o estabelecimento de relações com a sociedade e com os funcionários. Para que essa ação seja bem-sucedida, é necessário um planejamento que integre as Relações Públicas com o Jornalismo, a Publicidade e a Propaganda e o Marketing. Quando uma empresa resolve, por exemplo, patrocinar o esporte ou a cultura, ela pode agregar valor à marca, reforçar os laços com a sociedade ou, até mesmo, recuperar a confiança do consumidor.

Contudo, antes de se decidir por uma determinada campanha, é importante observar: 

Alternativas

ID
1812712
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O atendimento ao cliente, tanto interno quanto externo, não se trata apenas de um conjunto de técnicas a serem implantadas em uma organização, mas sim, de uma cultura, de uma postura a ser cultivada. Analise os itens a seguir: 

I. A Empresa XYZ criou um serviço de atendimento ao consumidor. Com esta postura ela acredita ter resolvido todos os problemas de atendimento ao cliente externo.

II. A Empresa ABC não tem um serviço de atendimento ao cliente. Faz parte da cultura organizacional da Empresa assistir de forma individualizada a cada cliente, dando a ele todo suporte necessário para a resolução dos problemas surgidos.

III. A Empresa GHI lançou um programa de Fidelidade enfatizando uma série de premiações. Tem um funcionário encarregado de receber e relatar às chefias todas as reclamações trazidas por clientes internos e externos.

IV. A Empresa KLM, acabou de contratar uma Consultoria para fazer um planejamento de ações que visam estabelecer uma nova cultura de atendimento aos clientes. O trabalho da Consultoria contará com prospecções junto a todos os clientes da Empresa e ao público em geral. 

Em relação às Empresas apresentadas nos itens, é CORRETO afirmar que: 


Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    As Empresas ABC e KLM estão mais próximas de um modo ou uma cultura organizacional que se reflete em excelência no atendimento ao cliente.

  • assistir a cada cliente de forma individualizada é osso, mas é uma ótima estratégia de atendimento ao cliente


ID
1823404
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Toda ação de comunicação que tem como objetivo primordial levar à população uma informação que traga resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo deve ser entendida como Comunicação

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação de Interesse Público é um recurso que visa promover benefícios concretos à sociedade ou a partes dela, surgindo da necessidade da manifestação do exercício de cidadania através das ferramentas de comunicação.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_de_Interesse_P%C3%BAblico

    Boa sorte e bons estudos!

     

  • Fiquei na dúvida se Comunicação de Interesse Público poderia ser sinônimo de Comunicação Pública. Aparentemente ainda não há claro consenso quanto à definição do segundo termo. Vejam:

     

    A expressão “Comunicação Pública” vem sendo usada com múltiplos significados, freqüentemente conflitantes, dependendo do país, do autor e do contexto em que é utilizada. Tamanha diversidade demonstra que a expressão ainda não é um conceito claro, nem mesmo uma área de atuação profissional delimitada. Pelo menos por enquanto, Comunicação Pública é uma área que abarca uma grande variedade de saberes e atividades e pode-se dizer que é um conceito em processo de construção.

     

    Fonte: http://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2016/07/Historia-da-Comunicação-Pública.pdf


ID
1855897
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Mendes - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

Afirmativa I - A barreira para utilização de equipes é a resistência das pessoas. O sucesso do funcionário não é mais definido em termos de seu desempenho individual. Há necessidade para ser membro de uma equipe, de ser capaz de estabelecer uma comunicação honesta e aberta, confrontar diferenças e resolver conflitos e sublimar suas metas e objetivos pessoais para o bem comum.

Assim,

Afirmativa II - O desafio enfrentado pelo executivo na formação de equipes efetivas é menor quando a implantação dessas equipes ocorre em culturas nas quais os colaboradores possuem fortes valores coletivistas. Pode-se também, alcançar melhor performance, através de seleção de pessoas com maiores habilidades de trabalhar em e quipe, pelo treinamento e pelas recompensas oferecidas.

É correto afirmar que:

Alternativas

ID
1869058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das atividades e técnicas de relações públicas, julgue o item subsequente.

Um público focal é o destino privilegiado de uma mensagem institucional ou mercadológica, podendo ser interno, externo e misto.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Embora menos usado, o termo “público focal” é equivalente a “público-alvo”, que significa o grupo de pessoas para o qual determinada mensagem será dirigida preferencialmente – ele pode, sim, ser interno externo ou misto.

    fonte: estratégia concursos


ID
1938682
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre a Comunicação Administrativa é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Comunicação administrativa

    Comunicação administrativa é aquela que se processa dentro da organização, no âmbito das funções administrativas; é a que permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes.

    Administrar uma organização consistem em planejar, coordenar, dirigir e controlar seus recursos, de maneira que se obtenham alta produtividade, baixo curso e maior lucro ou resultado, por meio da aplicação de um conjunto de métodos e técnicas. Isso pressupões um contínuo processo de comunicação para alcançar tais objetivos. E o que se organiza de fato é o fluxo de informações que permitirão à organização sobreviver, progredir e manter-se dentro da concepção de sistema aberto.

    Tudo o que a desenvolvemos com base na teoria de sistemas nos leva a privilegiar a comunicação como algo fundamental no processo das entradas (inputs), transformações (thoughputs) e saídas (outputs). O fazer organizacional, no seu conjunto, transforma os recursos em produtos, serviços ou resultados. E para isso é fundamental e imprescindível valer-se da comunicação, que permeia todo esse processo, viabilizando as ações pertinentes, por meio de um contínuo processamento de informações. É a comunicação administrativa que faz convergir todas essas instâncias.

    Ela pode ser definida como o "intercâmbio de informações dentro de uma empresa ou repartição, tendo em vista sua maior eficiência e o melhor atendimento ao público" (Andrade, 1996, p.34). Segundo Charles Redfield, a comunicação administrativa se compõe de cinco elementos: "Um comunicador (locutor, remetente, editor), que transmite (diz, expede, edita) mensagens (ordens, relatórios, sugestões) a um destinatário (público, respondente, audiência), a fim de influenciar o comportamento deste, conforme comprovará sua resposta (réplica, reação)" (1980, p.6)

    Podemos complementar essa definição de comunicação administrativa com a análise feita por Lee O. Thayer. Para este autor, é "o sistema de comunicação que serve (ou poderia servir) àqueles que preenchem as funções administrativas da organização" (1976, p.121). Dizendo isso, ele passa a se referir aos processos comunicativos relacionados às funções administrativas da organização. Entende a comunicação administrativa como "aquele que altera, explora, cria ou mantém relações situacionais entre funções-tarefas, pelas quais é responsável, ou entre sua subseção e qualquer outra da organização global" (1976, p. 122).

    Como já mencionamos, a comunicação administrativa relaciona-se com os fluxos, os níveis e as redes formal e informal de comunicação, que permitem o funcionamento do sistema organizacional. Como tal, não se confunde com a comunicação interna nem é substituída por ela.

    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, 2003


ID
1938757
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com Saad (2003), a estratégia de mídia modular propõe a reorganização das estruturas organizacionais das empresas informativas, conforme alguns princípios-chave. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Aprofundar o relacionamento, dialogando com consumidores e anunciantes.

II. Criar uma cadeia dinâmica de produção e distribuição de conteúdos, em múltiplos canais de mão dupla.

III. Adotar modelo estratégico centralizado no processo, para facilitar a inovação.

IV. Os conteúdos devem chegar ao consumidor por diferentes meios.

V. Considerar apenas os interesses do consumidor na composição dos produtos informativos.

Alternativas

ID
2028565
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Shannon propõe um esquema do "sistema geral de comunicação". O problema da comunicação consiste, segundo ele, em “reproduzir em um ponto dado, de maneira exata ou aproximativa, uma mensagem selecionada em outro ponto” (...). Nesse esquema linear, cujos pólos definem uma origem e assinalam um fim, a comunicação repousa sobre as cadeias dos seguintes componentes: _________________ (de informação), que produz uma mensagem (a palavra ao telefone), ____________________ ou emissor, que transforma a mensagem em sinais a fim de torná-la transmissível (o telefone transforma a voz em oscilações elétricas), _______________, que é o meio utilizado para transportar os sinais (cabo telefônico), _______________ ou receptor, que reconstrói a mensagem a partir dos sinais, e a destinação, pessoa ou coisa à qual a mensagem é transmitida.  

Alternativas

ID
2028568
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO se apresenta entre as quatro dimensões que Mariluz Restreppo estabelece no processo de comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Dica: não existe previsão de número par.

  • Não tá fácil pra ninguém


ID
2135659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a planejamento, realização e avaliação de eventos.

A avaliação é um processo que objetiva apreciar os resultados finais de um evento e que, por isso, ocorre exclusivamente na fase de pós-produção de um evento.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da administração: a avaliação é constante!

  • Complementando: a avaliação contante permite adaptações ( e correções) ao longo do desenvolvimento dos planos de comunicação.


ID
2151793
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre as definições de Comunicação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Errado letra A. Existe DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO. SEGUINDO ESTA LINHA HIERÁRQUICA. DADO X DADO GERA INFORMAÇÃO E SE FOR RELEVANTE GERA CONHECIMENTO. 

    Errado letra B. A comunicação é uma via de mão dupla.

    Letra C Certo. Emissor (fonte), transmissor,  canal, ruído, receptor e destinatário e feedback ou retroação.

    Errado letra  D. As palavras (INDEPENDENTE E NÃO) TORNAM INVALIDOS O CONCEITO. A IDEIA EFETIVIDADE (IMPACTO) É A SOMA DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA. POR ISSO, TEM DE HAVER CLAREZA PLENA ENTRE AS PARTES.

    Errado letra E. Não foi (SÓ). A COMUNICAÇÃO É IMPORTANTE DESDE A FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS AGRUPAMENTOS SOCIAIS.


ID
2197534
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com o pressuposto das “funções essenciais para o planejamento e gestão das relações públicas”, defendido por inúmeros teóricos da área, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Função Administrativa.

2. Função Política.

3. Função mediadora.

4. Função estratégica.

( ) Ajuda as organizações a se posicionar perante a sociedade, demonstrando qual sua missão e seus valores, definindo uma identidade própria.

( ) Faz as articulações necessárias para uma maior interação entre grupos, atingindo toda a organização.

( ) Estabelecer a comunicação entre organizações e públicos, trocando ideais e proporcionando o diálogo.

( ) Lida com as relações de poder dentro das organizações, com a administração de conflitos, crises e controvérsias.

Alternativas
Comentários
  • Função Administrativa -  (Teoria Interorganizacional)

    Função Mediadora (Teoria da Comunicação)

    Função Estratégica ( Teoria do Gerenciamento)

    Função Política ( Teoria do Conflito-Resolução)


ID
2197552
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Dentro do processo de comunicação nas organizações, surgem muitos problemas que prejudicam a eficácia comunicativa chamados de barreiras ou ruídos, que podem ser de diversas naturezas. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarita B

     

    A definição que consta no item é sobre a barreira semântica.


ID
2197558
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma determinada organização está tendo muitos problemas na relação com seus funcionários. Esse problema está na falta de diálogo e de informações da gerência para com a equipe. Podemos dizer que esse tipo de problema está relacionado à

Alternativas
Comentários
  • Problemas com funcionários, então a comunicação é interna.


ID
2223412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito da comunicação no ambiente organizacional.

A comunicação ascendente caracteriza-se pelo fluxo de informação dos superiores para os subordinados, entre outros motivos, para que o empregado saiba qual é o seu papel na organização.

Alternativas
Comentários
  • O conceito descrito é o de comunicação descendente.


ID
2223421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito da comunicação no ambiente organizacional.

Muitos dos problemas administrativos em uma organização resultam de ineficiência na comunicação. Um dos grandes gargalos da comunicação é o não saber ouvir.

Alternativas
Comentários
  • Todas as estratégias precisam estar interligadas para evitar gargalos que possam vir contra o ambiente interno da instituição organizacional se tornando uma ameaça nos resultados das perspectivas de pessoas em aprendizado e crescimento, no desenvolvimento de processos internos, no mercado em novas atuações e financeiramente ocorrendo um reflexo nos resultados financeiros das empresas. 

     

    http://www.ecrconsultoria.com.br/biblioteca/artigos/planejamento-estrategico/comunicacao-externa-e-os-reflexos-nos-resultados-organiz


ID
2254723
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação nas organizações se divide em duas grandes categorias: a interna e a externa. Em uma proposta de planejamento integrado de comunicação, estratégias e ações deverão ser previstas, considerando as especificidades dessas duas categorias em sinergia, na busca pelos objetivos e metas da instituição. Apesar disso, é natural que surjam canais alternativos de troca de informações entre públicos, sobretudo no ambiente interno, que terão maior ou menor força dependendo da transparência e da comunicação pensada estrategicamente. As redes alternativas de informação, que surgem junto ao público interno, são denominadas

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    REDES INFORMAIS - FAMOSA RÁDIO "PEÃO"

    BONS ESTUDOS!!


ID
2256766
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Auditoria de _________________________. Técnica que objetiva identificar na organização os níveis de satisfação e insatisfação do indivíduo ou do grupo. Assinale abaixo a opção que preenche CORRETAMENTE a lacuna acima:

Alternativas

ID
2256796
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas:
_______________ tem a característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.
________________ destina-se a públicos específicos, pré-determinados, e consequentemente, mais conhecidos pelos idealizadores das diferentes estratégias de aproximação.

Alternativas
Comentários
  • Comunicação de Massa tem a característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor. Comunicação Dirigida destina-se a públicos específicos, pré-determinados, e consequentemente, mais conhecidos pelos idealizadores das diferentes estratégias de aproximação.


ID
2264458
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Jaboticabal - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A auditoria que tem como função primordial examinar, avaliar, reorganizar, solucionar e melhorar o sistema de comunicação de uma empresa, visando aprimorar o desempenho das práticas comunicacionais vigentes, é chamada de Auditoria

Alternativas
Comentários
  • gabarito e