SóProvas



Questões de Fluxos Comunicativos


ID
63055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação descendente liga-se ao processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subordinados, isto é, a comunicação de cima para baixo, traduzindo a filosofia, as normas e as diretrizes dessa mesma organização.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    A comunicação descendente tem por finalidade comunicar de cima para baixo, ou seja, da direção até os subordinados. Os meios mais utilizados nesse tipo de comunicação são: manual para empregados, boletins informativos, cartas pessoais dirigidas aos empregados, dentre outros. Quanto ao conteúdo, poderá abordar questões sobre o pessoal, sobre o posto de trabalho ou sobre a organização. Em relação ao pessoal, os temas podem ser: salário e gratificações, oportunidade de ascensão, procedimentos disciplinares, entre outros. Com relação ao posto de trabalho, podem ser questionados: qualidade exigida do trabalho, normas de segurança, desempenho do pessoal ou outros similares. Tratando-se da organização, alguns itens podem ser discutidos, como: história e desenvolvimento da empresa, políticas de comercialização, cultura da empresa, sua posição em relação à concorrência e assim por diante.

ID
95827
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao responder às necessidades de informação dos indivíduos ou grupos, o profissional de comunicação busca também a confiança das estruturas nas quais está inserido e a imagem positiva da sua empresa ou agência. Deve, portanto, pautar sua ação cotidiana por

Alternativas

ID
152263
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre a atuação do profissional de Relações Públicas no contexto das empresas, é correto afirmar que

Alternativas

ID
199609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a públicos e fluxos de comunicação organizacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A classificação clássica dos públicos de uma organização baseia-se no critério de proximidade física, no nível de relacionamento que os públicos mantêm com a organização e na existência de interesses em comum. Segundo essa classificação, os públicos de uma organização podem ser divididos em: público interno, público externo e público misto. Público interno: os empregados de todos os níveis da organização e seus familiares. Público externo: consumidores, concorrentes, imprensa, governo, comunidade e público em geral. Público misto: acionistas, distribuidores, fornecedores, revendedores. Segundo Pinho, classificar acionistas, distribuidores, fornecedores e revendedores como público misto não é uma classificação consensual. Para o autor, alguns estudiosos classificam esses públicos como interno, uma vez que esses grupos possuem ligações estreitas com as organizações e nas suas manifestações se assemelham às reações do público interno.

    Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB
      
  • Os fornecedores fazem parte do público misto, constituído daqueles que não atuam dentro da organização, mas tem ligações com ela, assim como os acionistas, revendedores, distribuidores, ou seja, o público misto, é composto por aqueles que tanto podem estar dentro da  empresa quanto fora, pois mantêm relações próximas, sem serem funcionários. 

ID
199612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação é um elemento vital no processamento das funções administrativas da organização. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • letra a

    A comunicação horizontal ou lateral é o envio de mensagens entre funcionários do mesmo nível organizacional. Toma freqüentemente a forma de colegas do mesmo departamento falando uns com os outros. KUNSCH (2003, p. 86) destaca ainda os fluxos transversal e circular. Segundo a autora, uma tendência das organizações orgânicas e flexíveis é permitir que a comunicação ultrapasse as fronteiras tradicionais do tráfego de suas informações. Essas organizações, por incentivarem uma gestão mais participativa e integrada, criam condições para que as pessoas passem a intervir em diferentes áreas e com elas interagir. É o fluxo transversal ou longitudinal, que se dá em todas as direções, fazendo-se presente nos fluxos descendentes, ascendente e horizontal. Trata-se da comunicação transversal, que perpassa todas as instâncias e as mais diversas unidades setoriais

  • b) O funcionário deve receber mensagens a todo momento, com todo o tipo de informação, de forma a sentir-se parte da organização. Errado. O funcionário não precisa ser bombardeado com informações para se sentir parte. Além disso, ele não receberá todo o tipo de informação.

    c) A rede formal de comunicação é o que interessa para o sistema organizacional, já que representa a fonte oficial da empresa. Errado. Dentro da empresa também existe a comunicação informal.

    d) Os fluxos comunicativos são ou ascendentes ou descendentes. Errado. Os fluxos são: Ascendente, descendente, lateral e diagonal

    e) A comunicação ascendente trata das informações emitidas pela cúpula da organização, enquanto a descendente refere-se à comunicação dos funcionários para a direção. ERRADO. As definições estão invertidas.


ID
199621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em relação ao planejamento da comunicação organizacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguem mais discorda do gabarito? " conjunto de crenças e valores por ela sustentados" está mais para cultura organizacional! 

  • gabarito: D. 

     "Toda organização estabelece um conjunto de princípios, crenças, valores e maneiras de pensar e agir que servirão como ponto de referencia para orientar seu trabalho em todos os níveis. Esses princípios são apresentados como Filosofia."  Para Kunsch, filosofia é o conjunto de crenças, valores e maneiras de pensar e agir. 

  • comunicacao organizacional visa criar uma imagem e nao filosofia. discordo

  • a - Controle está na fase de Implantação, não avaliação

    b - inverte os conceitos

    c- após a implantação, é a fase da avaliação

    e- os fluxos podem ser variados.


ID
215452
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A capacidade das instituições de reagirem a um sinal de crise pode ser determinante para a sua manutenção no mercado. Manter o público informado de forma ágil e plena sobre um episódio crítico pode pôr fim a boatos, além de acalmar os nervos e auxiliar na recuperação da confiança na organização. Assinale a alternativa que apresenta um fator prescindível em um tratamento de crise.

Alternativas
Comentários
  • A questão pede um fator prescindível para tratamento de crise. Vamos por partes:

    - Primeiro: atentar para o que pede a questão. Cuidado ao ler o enunciado -> numa leitura desatenta pode-se confundir prescindível com IMprescindível, palavras com significados completamente opostos. Prescindível é aquilo que se PODE DISPENSAR.

    - Entendendo corretamente o enunciado vamos à análise das alternativas, eliminando os fatores INDISPENSÁVEIS:

    a) Expor imediatamente a posição da organização. -> Pilar básico da comunicação de crise abordado por diversos autores. Também no manual de comunicação de crise da Petrobras: "Manter a opinião pública informada","Comunicar-se de forma ágil, precisa e transparente." Se você não falar pela sua empresa, alguém vai falar por você.

    b) Demonstrar que há preocupação real com o fato. -> Tal postura é essencial para a gestão do relacionamento com os públicos impactados durante a crise.

    d) Centralizar a difusão de informações em uma única pessoa, para demonstrar controle da situação. -> É uma preocupação que já começa na gestão estratégica de crise, ANTES do seu acontecimento. Deve-se estabelecer previamente quem será o porta-voz para situações de crise e assegurar que esteja preparado e municiado de informações.

    e) Tornar público tudo que for possível, não omitindo informações. -> Postura primordial frente à opinião pública em situação de crise: TRANSPARÊNCIA.

    Resposta da questão:

    c) Determinar prazo final para a conclusão de apurações.  --> Não existe prazo final para a conclusão de apurações, estas só acabam quando a crise é controlada.

    Ainda sobre o assunto -- > Regras de ouro da comunicação de crise:

    - Não minta.
    - Demonstre compaixão.
    - Esteja sempre consciente dos acontecimentos.
    - Assuma sua responsabilidade, peça desculpas.
    - Assegure-se de estar sendo compreendido.
    - Seja identificável como honesto. Credibilidade.
    - Sempre ocupe o terreno midiático.



ID
215455
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Organizações de grande visibilidade devem planejar-se para a crise. É fundamental que haja uma equipe preparada para entrar em ação nesses momentos. As atribuições de uma equipe de gerenciamento de crise não incluem

Alternativas
Comentários
  • Acho que essa questão seria passível de recurso. Eu acredito que em momentos de crise devemos manter relacionamento com a imprensa até mesmo para evitar rumores. Eu marcaria a D. 

  • Cecília, 

    seu pensamento está correto, um gerente de crise DEVE manter um relacionamento direto, aberto com a imprensa, o erro do item "E" está na palavra estreito, que significa algo restrito, limitado, que vai contra aos principios da comunicação integrada, e assim ao gerenciamento de crise. 

    Espero ter ajudado. 

  • Concordo com a colega Cecília. Estreito, em sentido figurado, pode significar próximo! A questão é anulável.

    1. Estreito

    Significado de Estreito Por josé luiz (SP) em 24-11-2009

    1- diz-se do que tem pouca largura.
    2- aquilo que é apertado demais.
    3- o que é restrito, limitado.
    4- bitolado; mesquinho; tacanho (VIDE)
    5- (Fig.) - íntimo.

    1- Caminho estreito
    2- Manga da camisa estreita.
    3- Fulano dispõe de estreitos recursos.
    4- Fulano tem um pensamento estreito.
    5- Eles têm uma amizade estreita.

  • O que eu entendi da questão é exatamento que o relacionamento não pode ser estreito (pequeno), tem que ser largo (grande).


ID
270067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito dos processos, da natureza, das funções e das técnicas
específicas das relações públicas, julgue os itens a seguir.

Os fluxos da comunicação são três: o ascendente, o descendente e o interseccional.

Alternativas
Comentários
  • Fluxo de Informação
     
    O fluxo de informação é influenciado pela estrutura da organização, que revela o seu circuito e as relações comunicacionais, dividindo-se nos seguintes padrões:
     
    a)       Comunicação descendente - a comunicação descendente faz parte da estrutura de dependência hierárquica. Parte da gestão de topo para baixo, através dos níveis superiores hierárquicos, até aos empregados. Tem a finalidade de informar, instruir e dirigir;
     
    b)       Comunicação ascendente - flui dos subordinados para os seus superiores com o objetivo de fornecer informações aos níveis de topo;
     
    c)        Comunicação horizontal ou lateral - estabelece-se entre os elementos de um grupo de trabalho ou entre elementos de grupos de trabalho, diferentes ao mesmo nível hierárquico e visa a comunicação entre pessoas que estão fora da cadeia de comando, proporcionando uma rápida cooperação e coordenação;
     
    d)       Comunicação em diagonal - fluxo de informação entre uma chefia funcional e elementos de outro grupo de trabalho quando ela exerce autoridade funcional. Visa o fluxo de informação entre especialistas de diferentes áreas funcionais em diferentes níveis de gestão.
  • Corrigindo o comentário acima, são cinco:
    a.
    Circular:
    - Abrange todos os níveis possíveis, não se preocupando com as direções tradicionais, conteúdoamplo à medida que aumenta o grau de aproximação das relações interpessoais entre os indivíduos.
    b. Ascendente:
    - Dos subordinados para o chefe
    c. Descendente:
    - Dos chefes para os subordinados
    d. Lateral/horizontal:
    - Entre equipes e grupos
    e. Transversal:
    - Presente em organizações mais flexíveis

ID
270175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

Em uma situação de crise, a fim de evitar impactos negativos em sua imagem, as organizações devem buscar divulgar as informações por meio da grande mídia, evitando repassá-las, com agilidade e clareza, diretamente aos públicos afetados pelo incidente.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Lógico que não. Em momentos de crise, a transparência nas informações -- mesmo que a princípio sejam negativas -- devem ser divulgadas com agilidade e clareza.
  • Em uma situação de crise, a fim de evitar impactos negativos em sua imagem, as organizações devem buscar divulgar as informações por meio da grande mídia, evitando repassá-las, com agilidade e clareza, diretamente aos públicos afetados pelo incidente. ERRADA


ID
323296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que concerne a relações públicas, especialmente à teoria dos
quatro modelos, julgue os itens seguintes.

A quarta fase das relações públicas, ou modelo do duplo fluxo simétrico, anterior à era da Internet, preconiza contextos de equilíbrio na comunicação e de entendimento mútuo.

Alternativas
Comentários

  • Teoria dos quatro modelos 

    a)     Imprensa e propaganda
    b)     Informação pública
    c)     Assimétrico de duas mãos
    d)     Simétrico de duas mãos 
     
     
    a)     Comunicação unilateral (sem intercâmbio). Perspectiva publicitária, ênfase na divulgação propagandística.
     
    b)     Comunicação de mão única. Preocupa-se em prestar informação aos seus públicos.
     
    c)     Mediações são feitas com base em pesquisa e métodos científicos. Procura conhecer o perfil de seus públicos a fim de persuadi-los. Não há uma base de troca e diálogo com os públicos (assimétrico, a organização se preocupa apenas com os benefícios inerentes a ela).
     
    d)     Equilíbrio entre interesses da organização e de seus públicos. Entendimento e compreensão mútuas. Uso de pesquisas e métodos científicos. Relacionamento ideal, ético e justo. Excelência da comunicação nas organizações. (muitos consideram utópico)
     
     
     
     
     

     
  • Complementando o que foi muito bem apresentado pela Camila, uma boa explicação dos quatro modelos está na obra Planejamento de Relacoes Publicas na Comunicação Integrada, de Margarida Kunsch.

ID
323299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que concerne a relações públicas, especialmente à teoria dos
quatro modelos, julgue os itens seguintes.

O rompimento da unilateralidade no fluxo da comunicação, decorrente da contratação de jornalistas para fornecerem ao público informações selecionadas e em grande escala, caracteriza a segunda fase das relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Errado - O rompimento da unilateralidade no fluxo da comunicação, decorrente da contratação de jornalistas para fornecerem ao público informações selecionadas e em grande escala, caracteriza a segunda fase das relações públicas. (Não ocorre o rompimento da unilateralidade). O  rompimento só ocorre no terceiro modelo(Assimétrico de Duas mãos)

    Segundo modelo (Informação pública ou Difusão da informação) que se caracteriza como um modelo jornalistico,dissiminando informações relativamente objetivas por meio da midia em geral e de meios especificos. A abordagem seguem parâmentros das escolas de jornalismo

  • O primeiro modelo proposto por Grunig e Hunt é considerado o mais antigo e predominante. É o que poderíamos chamar de "agência /assessoria de imprensa", ou publicidade "divulgação jornalística" – a publicity no modo norte-americano de ver as coisas. Visa publicar notícias sobre a organização e despertar a atenção da mídia. É uma comunicação de mão única, sem troca de informações, que se utiliza de técnicas propagandísticas. Exemplifica o primeiro estágio histórico de Relações Públicas: divulgar a organização e seus produtos ou serviços.

    O segundo modelo, que se caracteriza como modelo jornalístico, dissemina informações objetivas por meio da mídia em geral e meios específicos. Pode ser chamado "difusão de informações" ou "informações ao público".

    O terceiro modelo é o "assimétrico de duas mãos" e inclui o uso da pesquisa e outros métodos de comunicação. Utiliza esses instrumentos para criar mensagens persuasivas e manipular os públicos. A expectativa de mudanças beneficia a organização e não os públicos. É uma visão mais egoísta, pois visa tão somente os interesses da organização, não se importando com os interesses dos públicos. O feedback é usado para determinar quais atitudes do público são favoráveis à organização e como podem ser modificadas.

    O quarto modelo é o "simétrico de duas mãos" e representa a visão mais moderna de Relações Públicas. Ele busca um equilíbrio entre os interesses da organização e os de seus respectivos públicos. Baseia-se em pesquisas e utiliza a comunicação para administrar conflitos. Melhora o entendimento com os públicos estratégicos e, portanto, dá mais ênfase aos públicos prioritários do que à mídia. Há um engajamento nas transações entre a organização (fonte) e os públicos (receptores).

    RELAÇÕES PÚBLICAS E EXCELÊNCIA EM COMUNICAÇÃO

    Margarida Maria Krohling Kunsch

    Professora da Universidade de São Paulo



ID
323302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que concerne a relações públicas, especialmente à teoria dos
quatro modelos, julgue os itens seguintes.

A terceira fase das relações públicas, correspondente ao modelo duplo fluxo assimétrico da comunicação, foi sobrepujada, com o advento das tecnologias que possibilitaram a bilateralidade entre os polos emissor e receptor.

Alternativas
Comentários
  • A terceira fase corresponde ao modelo "assimétrico de duas mãos" e não "duplo fluxo assimétrico". Neste terceiro modelo, é feito uso de pesquisa e de instrumentos para criar mensagens para manipular os públicos, beneficiando a organização e não o público. 

  • O erro da questão está em afirmar que o modelo foi sobrepujado "com o advento das tecnologias que possibilitaram a bilateralidade". Primeiro, porque o modelo assimétrico de duas mãos É BILATERAL. Ele pressupõe o conhecimento sobre os públicos e suas aspirações, embora beneficie apenas a organização, por não estabelecer com esses públicos uma base de troca e diálogo, utilizando as informações apenas para persuadi-lo. Segundo porque, embora o quarto modelo (simétrico de duas mãos) seja apontado como o ideal de comunicação organizacional, ainda não conseguiu sobrepujar o assimétrico, na prática. Como diz Margarida Kunsch sobre o modelo simétrico de duas mãos, "trata-se de um relacionamento considerado ideal, ético e justo; é o modelo capaz de propiciar a excelência da comunicação nas organizações, mas o mais difícil de ser praticado na sua essência".
    Por último, o modelo de RP adotado depende muito mais da estrutura e da visão organizacional sobre os públicos do que das tecnologias em si.
  • A terceira fase das relações públicas, correspondente ao modelo duplo fluxo assimétrico da comunicação, foi sobrepujada (SUPERADA), com o advento das tecnologias que possibilitaram a bilateralidade entre os polos emissor e receptor.


ID
459961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Margarida Kunsch defende a necessidade de repensar não só as práticas, mas também os conceitos de relações públicas no âmbito das organizações. Para ela, o modelo das relações públicas dos anos 70 do século passado, com base nas relações governamentais e nas relações com a mídia, no desenvolvimento de estratégias de imagem e na organização de cerimonial e eventos, já não basta para a prática das relações públicas de hoje. Referindo-se aos quatro modelos de Grunig para a prática das relações públicas excelentes, Kunsch diz que o quarto modelo, ou modelo simétrico de duas mãos prevê, entre outras coisas, a atuação dos profissionais de relações públicas na administração de conflitos, representa a visão mais moderna do que se deve praticar, porque volta-se tanto aos interesses da organização quanto aos interesses dos seus públicos.
Com base no texto, julgue os itens a seguir.

O modelo simétrico de duas mãos envolve diálogo.

Alternativas
Comentários
  • Correto!


    Enquanto o modelo assimétrico está voltado para a função persuasiva das relações públicas, o modelo simétrico envolve diálogo e harmonização de interesses.

ID
460279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

Sob o conceito de entidade, entende-se também organização, instituição, empresa.

Alternativas

ID
532564
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A relação entre repórteres e assessores de imprensa nem sempre é fácil, principalmente em situações de crise de imagem. Nesse contexto, o assessor deve:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D
    d) planejar entrevistas coletivas, orientando as fontes da empresa a fornecer informações claras e objetivas em relação às demandas dos repórteres.

    em momentos de crises é interessante tentar reunir todos os interessados para ouvir a versão oficial da empresa e responder as dúvidas dos jornalistas de modo mais objetivo e claro (isso não quer dizer que não seja enviezado)
  • Em questões assim, sempre ver a alternativa que prima pela transparência e ética.


ID
532582
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato (2002), os fluxos de comunicação constituem os caminhos, os desvios e os degraus que a comunicação interna no ambiente empresarial atravessa, e sua complexidade depende do tipo de organização. Algumas, mais abertas e menos burocráticas, mesmo com o risco do by pass, estimulam a troca de informações entre um subordinado e um superior localizado em outra área ou departamento. Essa seria a característica do fluxo:

Alternativas
Comentários
  • A comunicação organizacional pode acontecer nos fluxos descendentes, ascendentes, horizontal e transversal.
    •  Descendentes– se dá dos centros diretivos da organização para os funcionários, de cima para baixo – obedecendo a uma lógica hierárquica - para divulgar as normas, a filosofia e as diretrizes da empresa.
    •  Ascendentes– De baixo para cima, leva aspirações dos funcionários para a direção, através de instrumentos planejados e colocados à disposição do corpo funcional (caixas de sugestão, reuniões setoriais, pesquisas de satisfação ou clima organizacional...). O uso destes mecanismos vai depender da política de cada empresa, posto que o medo de sanções ainda é uma barreira real ao desenvolvimento da comunicação interna ascendente.
    •  Horizontal (também chamada de Lateral ou Linear) – ocorre entre pessoas de mesmo nível hierárquico; se bem conduzida, otimiza recursos, troca de idéias, tecnologias, práticas produtivas e gera sinergia entre departamentos e setores.
    •  Transversal (também chamada de Diagonal) – atinge as comissões intersetoriais ou grupos de múltiplas disciplinas que são organizados para atender a demandas especificas (ex. comitê de gerenciamento de crises). Seu exercício pode ser permanente ou ocasional, levando à administração projetos ou sugestões para problemas eventuais, e da administração para os grupos informações específicas.
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br  12
  • Segundo Kunsch (2003) São somente cinco os fluxos comunicativos:

    Descendente ou vertical - da cúpula diretiva para os subordinados

    Ascendente - dos subordinados para a cúpula

    Horizontal ou lateral - ocorre no mesmo nível, comunicação entre pares e pessoas situadas em mesmo nível hierárquico

    Transversal - tendência de organizações flexíveis e orgânicas, o fluxo se dá em todas as direções.

    Circular - desenvolve-se mais nas organizações informais e abarca todos os fluxos comunicativos.


ID
543502
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O fluxo de comunicação comum em organizações mais abertas, menos burocráticas e com forte peso nos programas interdepartamentais é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Fluxo de Informação
    O fluxo de informação é influenciado pela estrutura da organização que revela o seu circuito e as relações comunicacionais, dividindo-se nos seguintes padrões:
    a)       Comunicação descendente- a comunicação descendente faz parte da estrutura de dependência hierárquica. Parte da gestão de topo para baixo, através dos níveis superiores hierárquicos, até aos empregados. Tem a finalidade de informar, instruir  e dirigir;
    b)       Comunicação ascendente- flui dos subordinados para os seus superiores com o objectivo de fornecer informações aos níveis de topo;
    c)        Comunicação horizontal ou lateral- estabelece-se entre os elementos de um grupo de trabalho ou entre elementos de grupos de trabalho, diferentes ao mesmo nível hierárquico e visa a comunicação entre pessoas que estão fora da cadeia de comando, proporcionando uma rápida cooperação e coordenação;
    d)       Comunicação em diagonal- fluxo de informação entre uma chefia funcional e elementos de outro grupo de trabalho quando ela exerce autoridade funcional. Visa o fluxo de informação entre especialistas de diferentes áreas funcionais em diferentes níveis de gestão

    Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T., 1997.
  • O fluxo de comunicação comum nas organizações mais flexíveis é o diagonal ou transversal.

     

    Gab D


ID
564592
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma opinião minoritária que é vista como majoritária, com o auxílio da mídia, pode acabar por tornar-se dominante, já que o indivíduo, ameaçado pelo isolamento, prefere calar-se a manifestar uma opinião que julga minoritária. Essa é uma descrição do efeito da

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Espiral do silêncio é uma teoria da ciência política e comunicação de massa proposta em 1977 pela cientista alemã Elisabeth Noelle-Neumann.

    BONS ESTUDOS


ID
564649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Algumas empresas criam, em seu site corporativo, um canal de comunicação exclusivo com a imprensa, disponibilizando conteúdo sobre fatos importantes que possam constituir notícia. Qual tipo de conteúdo NÃO é encontrado nesse canal de comunicação?

Alternativas
Comentários
  • Comunicados internos são voltados para a comunicação interna, geralmente na intranet da empresa, mas não só nela. Já o tal canal exclusivo é chamado de sala de imprensa, e nele estão apenas os conteúdos minuciosamente estudados para a divulgação externa e uso livre dos veículos midiáticos.


ID
564685
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma crítica para uma revista de opinião, um jornalista escreveu que a maioria dos administradores pensa que a batalha entre as marcas baseia-se em qualidade, estilo, atributos e preço. Ele citava uma das consagradas leis do marketing para argumentar que, no entanto, o que determina o sucesso de uma marca é a(o)

Alternativas

ID
564691
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A identidade organizacional de uma companhia de petróleo está voltada para o(a)

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Essa questão trata da diferença entre “identidade corporativa” e “identidade organizacional”. 

    Conforme vimos, Kunsch explica “a  identidade corporativa implica a escolha de símbolos, nome, slogan  que  representam  a  organização,  feita  diretamente  pela  cúpula  da  organização,  embora possam se levar em conta as percepções e reações dos membros da organização. Em vários casos, a organização realiza pesquisas e/ou auditorias internas com o intuito de envolvê-los na decisão. 

    A identidade organizacional vai além das percepções do que representa a organização, considerando os  sentimentos  e  pensamentos  dos  próprios membros  sobre  o  que  os  define  como  uma organização. Sua projeção se revela nas histórias e nos comportamentos do dia a dia. Podemos dizer que a identidade corporativa requer perspectivas gerenciais, enquanto a identidade organizacional requer perspectivas da organização como um todo.”  

    Portanto, a identidade organizacional está voltada para o relacionamento entre os colaboradores (sentimentos  e  pensamentos  dos  próprios  membros  da  organização)  e  requer  perspectivas  da organização como um todo. 

      


ID
564700
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma pesquisa junto a profissionais liberais, a respeito da linha de comunicação de uma distribuidora de combustíveis, selecionou alguns comentários. Relacione cada opinião apresentada à esquerda às ferramentas do mix de comunicação da empresa, listadas à direita.
I – As notícias, na imprensa, parecem exagerar nos adjetivos para a própria organização.
II – Ganhei um lindo CD de bossa nova quando abasteci meu carro e gostei muito da seleção musical.
III – Os frentistas deveriam nos explicar as vantagens e desvantagens de cada óleo lubrificante.
IV – Vi um outdoor da companhia e achei atraente e dinâmico, mas pouco funcional.

P – Relações Públicas
Q – Propaganda
R – Promoção
S – Vendas pessoais
T – Marketing direto
A relação correta é

Alternativas

ID
564715
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um dos itens de avaliação da eficácia organizacional, na gestão contemporânea, é a capacidade de se projetar e manter uma imagem forte. Para isso, é fundamental que uma empresa conte com um(a)

Alternativas

ID
564724
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em comunicação, como em qualquer área da gestão empresarial, o planejamento é condição indispensável ao êxito. No entanto, apesar da sua importância, muitos profissionais ainda subestimam a sua real função. Para o profissional de Relações Públicas, o correto entendimento do planejamento é o de um processo que consiste, essencialmente, em

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    a)solucionar os problemas e conflitos que, eventualmente, ocorrem na relação entre a empresa e seus públicos de interesse.(RELACIONAMENTO COM STAKHOLDERS)

     b)fazer projeções de futuro, visando à antecipação e à prevenção de possíveis crises.(GESTÃO DE CRISES)

     c)elaborar planos de comunicação para resolver problemas pontuais na comunicação com os diferentes públicos. (COMUNICAÇÃO DIRIGIDA)

     d)definir a razão de ser da organização, tendo em conta que dessa definição dependem os rumos da empresa.(MISSÃO)

     e)determinar os cursos das ações de comunicação, com base em análises prévias da organização e em objetivos definidos.(PLANEJAMENTO)

    BONS ESTUDOS!!


ID
564727
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O processo de elaboração do planejamento estratégico requer uma visão holística da organização, o que significa que

Alternativas

ID
631741
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os problemas das fontes estão relacionados a quatro níveis da comunicação. É correto afirmar que o Níve

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: B

    Questão retirada do livro "Tratado de Comunicação Organizacional e Política", de Gaudêncio Torquato, pág 38). Os 4 níveis de comunicação citados pelo autor são: 1) Nível INTRA: refere-se às habilidades de cada fonte para se expressar, sejam características pessoais (físicas, psicológicas), problemas de fala, capacidade de entendimento e raciocínio lógico, fluidez de pensamento etc; 2) Nível INTER: trata da comunicação entre dois interlocutores, direta, bilateral, recíproca e privada; 3) Nível GRUPAL: abarca reuniões, quando as comunicações ocorrem de maneira lateral (grupos de gerentes), e as palestras, quando um expositor apresenta um conjunto de informações/análises/argumentos/opiniões para um grupo de pessoas; 4) Nível COLETIVO: em que gerentes, superintendentes, diretores usam os meios clássicos de comunicação organizacional (boletins, jornais, revistas etc) para transmitir mensagens a públicos específicos ou gerais.

  • De acordo com Torquato (2004), os problemas na comunicação organizacional que partem das fontes, relacionam-se à quatro níveis da comunicação, a saber: 1. Nível intra: consiste na faculdade que um gestor tem de operar com a comunicação de modo interno, ou seja, suas condições pessoais capazes de gerar influência na eficácia da comunicação. 1 Nível inter: atua com a comunicação entre dois interlocutores, por exemplo: a comunicação exercida entre o setor de tratamento técnico de informações com o setor de compras da unidade. 2 Nível grupal: refere-se às reuniões e as palestras, quando grupos de gerentes ou expositores realizam explanações ou exposição de algum tema para um grupo de pessoas. 3 Nível coletivo: utiliza meios tradicionais de comunicação, ou seja: os superiores utilizam os boletins, jornais, revistas etc. para transmitirem informações para seus subordinados.  


ID
800941
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Na sociedade contemporânea assistimos uma simbiose dos fluxos de informação e dos processos de comunicação, fazendo das mídias digitais um dos componentes estratégicos dos ambientes corporativos. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. As trocas comunicacionais em ambientes digitalizados assumem características como: a multiplicidade, a não linearidade das mensagens, a flexibilização do tempo e a virtualização dos relacionamentos.
II. Todo processo comunicacional de uma organização contemporânea pode ser feito hoje através de mídias digitais, independente da sua relação com seus públicos.
III. As ações de comunicação nos ambientes corporativos, a exemplo de qualquer outra ação de comunicação, requerem investimentos e geram custos, mas são de fácil mensuração quanto aos resultados.
IV. O comunicador, ao enveredar pelo mundo da comunicação digital corporativa, tem diante de si uma tarefa complexa que se apresenta constantemente em uma relação indissolúvel entre planejamento, gerenciamento e governança.

Alternativas

ID
822976
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com Margarida Kunsch (2003, p. 86), uma tendência das organizações orgânicas e flexíveis é permitir que a comunicação ultrapasse as fronteiras tradicionais do tráfego de suas informações. “Essas organizações, por incentivarem uma gestão mais participativa e integrada, criam condições para que as pessoas passem a intervir em diferentes áreas e com elas interagir”. As reflexões desta teórica se referem ao fluxo comunicativo:

Alternativas
Comentários
  • Fluxo Descendente: é a comunicação que ocorre de cima para baixo (alta administração até o chão de fábrica);

    Fluxo Ascendente: é a comunicação contrária do fluxo descendente, pois ocorre de baixo para cima (chão de fábrica até a alta administração);
    Fluxo Horizontal: é a comunicação que ocorre pelo mesmo nível ou posições hierárquicas semelhantes que nada mais é a comunicação entre departamentos, sessões e serviços, assim fomentando a coordenação de atividades da organização;
    Fluxo Transversal: é a comunicação que segue além de todas instâncias e as mais diversas unidades setoriais86
  • A Kusch tem abordado apenas o TRANSVERSAL (livros novos)

    Autor Torquato aborda Fluxos Ascendentes, Descentes, Horizontal (e no Tratado de Com Política tb o Diagonal).


ID
822979
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O fluxo de comunicação horizontal se move na direção:

Alternativas
Comentários
  • Hehe...  bem que todas poderiam ser assim, né?


ID
822994
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“Instruções, diretivas, procedimentos e práticas organizacionais” são, de acordo com as reflexões teóricas de Gaudêncio Torquato (1986), exemplos do fluxo de comunicação:

Alternativas
Comentários
  • Comunicação Empresarial / Comunicação Institucional - Gaudêncio Torquato (1986), página 54:

     

    O fluxo de comunicação descendente, seguindo o padrão de autoridade das posições hierárquicas, responde pelo encaminhamento das mensagens que saem do top decisório e descem até as bases.

    Instruções, diretivas, procedimentos e práticas organizacionais, doutrinação sobre as metas são alguns tipos de mensagens desse fluxo, cujo objetivo é o de assegurar o desempenho correto de cada papel em todas a posições na organização.

     


ID
829162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a planejamento e gestão da comunicação
organizacional integrada, julgue o item seguinte.

A comunicação interna tem como um dos seus objetivos abrir as comunicações ascendentes, permitindo maior capacidade de vazão aos potenciais e energias criativas do corpo funcional, maximizando a força produtiva da organização.

Alternativas
Comentários
  • '...a comunicação interna é aquela dirigida ao público interno da organização – principalmente funcionários – cujo principal objetivo é promover a máxima integração entre a organização e seus empregados".

    "... a excelente comunicação interna pode ser considerada um ativo da empresa, pois tende a criar um ambiente propício à criatividade, à inovação e à aprendizagem. Como também a comunicação interna pode ser um indicador de modernidade da cultura organizacional, devendo ser encarada como responsabilidade de todos, em todos os níveis hierárquicos.

    Nesse sentido, a comunicação é utilizada para preservar ou impulsionar as transformações desejadas na empresa. E pode ser considerada uma grande aliada na consolidação da imagem corporativa quando trabalha profissionalmente valores como missão, visão, identidade, parceria, cooperação e cidadania empresarial. As empresas modernas, cada vez mais, vêm tratando a comunicação empresarial como uma ferramenta estratégica, onde sua gestão pode transformar-se em vantagem competitiva.

    "...pode produzir uma ligação forte entre os colaboradores e um vínculo com a organização, criando uma força produtiva que tende a influenciar a definição de suas metas e objetivos. Afinal, ainda de acordo com Belerini (2003), o lucro obtido do vínculo com o cliente externo é gerado pela relação com o cliente interno. Então, a existência de um processo de comunicação bem planejado e executado tende a provocar impacto positivo no desempenho individual dos empregados. Este planejamento, contudo, deve basear-se na clareza, transparência e simplicidade da linguagem.

    Quanto mais efetiva e próxima a comunicação interna se revelar maior será o envolvimento, dedicação e empenho dos colaboradores, ocasionando maior motivação e, conseqüentemente, aumento no grau de produtividade. E é isso que irá influenciar positivamente na lucratividade da empresa e na satisfação de todos.

    Disponível em: https://www.cimentoitambe.com.br/a-importancia-da-comunicacao-interna-na-construcao-da-imagem-corporativa/


ID
829270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos. J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.

Um dos principais desafios do assessor responsável pela comunicação de crise é preparar o público interno para as situações de crise, uma vez que é atribuição desse profissional o planejamento de contingências, do tempo de envio de respostas à mídia e do discurso dos principais gestores.

Alternativas

ID
829285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa
incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem
alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.

Os produtos de comunicação interna devem ser elaborados pelo departamento ou pela assessoria de comunicação da própria empresa ou organização, ao passo que os produtos de comunicação externa devem ser elaborados por empresas terceirizadas, como agências de publicidade ou birôs de criação.

Alternativas

ID
849796
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em Planejamento das Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch defende que a Comunicação Integrada se constitui de um mix formado pelas comunicações

Alternativas
Comentários
  • Livro : " plan de RP na Com Integrada" - pág 151

  • Comunicação integrada: comunicação interna, administrativa, mercadológica e institucional. 

     


ID
852217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação a cerimonial e protocolo, julgue os itens a seguir.

Etiqueta diz respeito a normas de conduta observadas no tratamento informal entre as pessoas, conforme o grau de confiança e familiaridade existente entre elas.

Alternativas

ID
883966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando a interface entre as relações públicas e a
administração de empresas e organizações, julgue os itens que se
seguem.

As ações de relações públicas e as de comunicação administrativa, por serem dissociáveis em seus objetivos, não se integram no composto de comunicação organizacional de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A comunicação organizacional e a comunicação administrativa são elementos do mesmo conjunto, de um todo chamado de comunicação integrada. 


ID
892138
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os fluxos de comunicação,quando utilizados em excesso,perdem a eficácia, podendo gerar efeitos negativos no que diz respeito à imagem de uma organização,sendo mais comum ser registrado o efeito de entupimento dos fluxos em decorrência de comunicações

Alternativas
Comentários
  • O que são os Fluxos de comunicação?

    Os fluxos de comunicação são uma representação do modo como uma organização troca informações, sejam elas de caráter interpessoal, entre setores e departamentos, ou mesmo entre patrões e colaboradores. São classificadas para se estudar a sinergia que liga toda a organização, como se comunicam, quais as limitações, qual o nível de envolvimento de todos que o compõem. São estudados para garantir que as ideias e os conhecimentos circulem a favor da empresa, garantindo um desempenho coordenado.

    Como são classificados os fluxos de informação?

    São comumente classificados como fluxos Vertical, Horizontal, Transversal e Circular.

    De cima para baixo e de baixo para cima: Fluxo Vertical

    O fluxo vertical pode ser classificado em Ascendente ou Descendente. Na direção ascendente, a comunicação parte de baixo para cima, sendo que as informações passam dos colaboradores para as diretrizes, por meio dos instrumentos de comunicação, como caixas de sugestões, pesquisas de satisfação, reuniões com os colaboradores. Na direção descendente, ocorre justamente o contrário, as informações parte das diretrizes para os colaboradores, por intermédio das hierarquias, disponibilizando conteúdos necessários para exercer seus papéis. O fluxo da informação é dependente da filosofia da empresa, quanto maior a liberdade, a cooperação e interação serão maiores.

    De um lado para o outro: Fluxo Horizontal

    No fluxo horizontal, a comunicação ocorre entre pessoas com o mesmo nível hierárquico. São trocas de informação entre departamentos, seções, serviços etc. Por meio dela, é possível a coordenação das atividades para a solução de problemas sem a necessidade de direcionar a comunicação para um superior comum. Adquire especial importância nas organizações descentralizadas e baseadas em equipes. O fluxo de comunicação horizontal propicia o compartilhamento de informações e conhecimentos, além de integrar os membros de diversos grupos.

    De todos os lados: Fluxo Transversal

    O fluxo transversal é caracterizado por ter a informação disseminada para qualquer nível, sem a distinção hierárquica. São implantadas em organizações descentralizadas e flexíveis, e criam condições participativas nas organizações.

    Circulantes: Fluxo Circular

    O fluxo circular é bem parecido com o transversal, mas a informação passa por todos os envolvidos de forma que possa propiciar mais interações no processo e circular em todos os setores. Surgem em organizações com predominância em comunicação informal e são desenvolvidos de acordo com as influências interpessoais de cada um.

  • Letra D

    As comunicações verticais descendentes são aquelas vindas da alta direção (cima) para o restante da organização (base); a questão fala de entupimento dos fluxos comunicacionais e geralmente acontecem quando há excesso de ordens, desmandos, redundância ou ruídos na comunicação entre chefes e subordinados. Esse tipo de barreira pode ocorrer em qualquer direção, porém ocorre mais da forma descendente e, como pede a questão, por vir dos dirigentes, é a que pode trazer mais danos à imagem da empresa.

ID
1036207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação às técnicas administrativas aplicadas a relações públicas, julgue os itens seguintes.

As organizações baseadas em informações exigem, em geral, uma estrutura hierárquica do tipo pirâmide para que o fluxo de informação possa circular em sentido descendente.

Alternativas
Comentários
  • Seria Piramide Invertida.

  • Questão errada!
    A comunicação descendente é aquela que é transmitida da chefia para os subalternos, de maneira unilateral. 

    Organizações comprometidas com a comunicação eficaz incentivam a comunicação ascendente (dos subalternos à chefia), circular (entre departamentos de maneira não hierarquizada) e transversal (onde todos se comunicam sem estruturas hierárquicas definidas).


ID
1036225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Há 30 anos, a UNESCO promoveu uma conferência mundial para debater a desigualdade dos fluxos da informação pelo mundo e propor uma nova ordem mundial da informação, que não se consolidou, mas serviu para incluir a comunicação no elenco dos direitos do cidadão. Com base nessa mudança de paradigma, julgue os seguintes itens.

Como resultado do Relatório McBride, a UNESCO logrou equilibrar as fluxos internacionais da informação

Alternativas
Comentários
  • O Relatório MacBride, também conhecido como "Um Mundo e Muitas Vozes", foi um documento da UNESCO publicado em 1980 e redigido por uma comissão presidida pelo irlandês Seán MacBride, vencedor do prêmio Nobel da Paz. Seu objetivo era analisar problemas da comunicação no mundo em sociedades modernas, particularmente em relação à comunicação de massa e à imprensa internacional, e então sugerir uma nova ordem comunicacional para resolver estes problemas e promover a paz e o desenvolvimento humano.

    Entre os problemas identificados no documento, estavam a concentração da mídia, a comercialização da informação e o acesso desigual à informação e à comunicação. Também foi constatado o desequilíbrio gritante dos fluxos de informação entre o primeiro mundo e os países em desenvolvimento. No relatório, comissão propôs uma maior democratização da comunicação e o fortalecimento das mídias nacionais para evitar a dependência de fontes externas, entre outras sugestões. 

    Apesar de ter recebido forte apoio internacional, o relatório foi condenado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido como um ataque à liberdade de imprensa e à doutrina do livre-fluxo de informações. Em protesto, ambos os países se retiraram da UNESCO (suspendendo, assim, cerca de 30% do financiamento da organização) em 1984 e 1985, respectivamente (e mais tarde retornaram, em 2003 e 1997, respectivamente).



ID
1036228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Há 30 anos, a UNESCO promoveu uma conferência mundial para debater a desigualdade dos fluxos da informação pelo mundo e propor uma nova ordem mundial da informação, que não se consolidou, mas serviu para incluir a comunicação no elenco dos direitos do cidadão. Com base nessa mudança de paradigma, julgue os seguintes itens.

A comunicação está inserida entre os direitos e garantias fundamentais, em simetria com a liberdade de consciência, expressão e manifestação.

Alternativas
Comentários
  • Direitos e Garantias fundamentais:

     IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;


ID
1051780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

Sendo Lúcio, na sua organização, responsável por contatos tanto horizontais quanto verticais, ele deve usar a mesma linguagem em todas as situações.

Alternativas
Comentários
  • Sendo Lúcio, na sua organização, responsável por contatos tanto horizontais quanto verticais, ele deve usar a mesma linguagem em todas as situações.

    ERRADO!


ID
1051783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

Para enviar a seus superiores informações relativas à publicação de nova legislação pertinente ao trabalho do DPF, Lúcio poderá fazer uso de e-mail, que é um canal de comunicação apropriado para esse fim.

Alternativas
Comentários
  • CANAL É O CAMINHO PELO QUAL SE TRANSMITE UMA INFORMAÇÃO. O EMAIL (CORREIO ELETRÔNICO) É UM MEIO OFICIAL PARA O ENVIO DE INFORMAÇÕES DENTRO DA REPARTIÇÃO PÚBLICA. 

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
1051789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

Quando Lúcio se comunica com seus pares utilizando terminologia especializada ou linguagem específica de seu grupo profissional, ele está-se valendo de um jargão.

Alternativas
Comentários

ID
1051792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

Considere que, ao se comunicar com seus superiores, Lúcio manipule a informação para que ela seja recebida de maneira mais favorável. Nesse caso, Lúcio cria uma barreira à comunicação eficaz.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: CERTO

    Entre as barreiras à comunicação eficaz que temos de aprender mais sobre são barreiras físicas. Estas barreiras muitas vezes existem devido à natureza do ambiente que estamos. Deixe-nos tome o trabalho como um exemplo. Se houver um determinado grupo de funcionários que trabalham fora de um local diferente da maioria da força de trabalho, comunicação eficaz pode tornar-se um verdadeiro desafio. Estas barreiras físicas também podem incluir equipamento pobre, especialmente quando a gestão tem faltado a introdução de nova tecnologia ou é incapaz de acompanhar as mudanças na tecnologia. 
    Projeto de sistema é outra barreira que você deve aprender mais sobre. Esta barreira refere-se aos problemas que envolvam os diferentes sistemas ou estruturas que existem na organização. Mais especificamente, isso pode se referir a uma estrutura organizacional clara que pode facilmente confundir os funcionários a quem deve relatar para.

    Depois há também barreiras atitudinais que muitas vezes são resultados de problemas que existem entre os funcionários em uma organização. Má gestão e falta de consulta podem resultar a este tipo de barreira. E se esse for o caso, você deve ser capaz de identificar os lapsos, assim que você pode vir acima com soluções apropriadas.


  • Em seu livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada trata de algumas barreiras na comunicação organizacional. Dentre elas existe a barreira relacionada à:

    COMUNICAÇÕES INCOMPLETAS ou PARCIAIS: são aquelas encontradas nas informações fragmentadas, distorcidas ou sujeitas a dúvidas, nas informações não transmitidas ou sonegadas.

  • A comunicação foi prejudicada pela barreira de filtragem da informação


ID
1051795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

A comunicação de Lúcio será descendente toda vez que ele estiver mantendo contato com autoridades.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Comunicação descendente - é um tipo de comunicação em que a informação desloca desde a direção até os demais membros da organização seguindo a linha hierárquica.

    As suas funções são:

    -enviar ordens múltiplas ao longo da hierarquia.

    -proporcionar os membros da empresa informações relacionadas com os trabalhos realizados.

    -facilitar um resumo do trabalho realizado e doutrinar os empregados para que reconhecem os objectivos da organização.

    Os problemas com que se encontra na comunicação descendente são os que muitas organizações saturam nos canais de comunicação descendente sobrecarregando de mensagens dando como resultados ordem que podem confundir e frustar os subordinados.

    Comunicação ascendente- uma comunicação difícil nas organização tradicionais devido a sua estrutura hierárquica e mais complicada ainda nas organizações modernas no sentido de que se generalizam a comunicação mediantizado.


    O propósito é fazer chegar aos responsáveis uma informação geral sobre o pessoal da empresa no sentido mais amplo, isto é institucionalizar causas adequadas que incidem em informar até aos níveis superiores

    As suas funções são:

    -proporcionar aos directores o feedback necessário sobre os assuntos e problemas actuais da organização.

    -Ser um fonte primário de retorno informativo para direcção que permite determinar a efectividade da sua comunicação descendente.

    -Aliviar as tensões ao permitir aos empregados de nível inferior compartir informação relevantes com seus superiores e estimular a participação e compromisso de todos.

        Os canais de comunicação ascendente tem o problema de facilitar o excesso controlo por parte da  direcção, provocar o enfado do director quando a mensagem é desagradável.


  • TIPOS DE COMUNICAÇÃO:

     

        - HORIZONTAL/LATERAL: É a comunicação que ocorre no mesmo nível.

        - ASCENDENTE: É a comunicação que ocorre do subordinado para o administrador, ou seja, de baixo para cima.

        - DESCENDENTE: É a comunicação que ocorre do administrador para o subordinado, ou seja, de cima para baixo.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

  • SERÁ ASCENDENTE NO CASO EM TELA.

  • A comunicação de Lúcio será ASCENDENTE toda vez que ele estiver mantendo contato com autoridades.

    ERRADO O GABARITO!!!


ID
1122481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito das atividades de assessoria de imprensa.

A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre assessores e assessorados.

Alternativas
Comentários
  • Entre as fontes e os veículos de comunicação


  • É claro que assessores e assessorados precisam “conversar”, mas a assessoria de imprensa não é baseada nesse fluxo… Mas na manutenção de fluxos entre o assessorado/assessor e a imprensa.

    GABARITO: E

     

    Prof. Paolla Marletti, Estratégia Concursos

  • Estaria certo se fosse:


    A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre assessorados e imprensa.


    Aliás, é uma boa definição.

  • A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre assessorados e Imprensa. 


ID
1122547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O contexto atual exige que as organizações desenvolvam metodologias de trabalho que considerem o equilíbrio entre seu interesse interno e os interesses do público externo. Considerando o caráter estratégico dos processos de comunicação no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes.


O profissional de relações públicas tem sua atuação centrada no diálogo da organização com a sociedade, portanto, não interfere nos processos internos de gestão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. O profissional de relações públicas pode não ter a palavra final, mas é fato que pode interferir nos processos internos de gestão.

  • Erro por redução: para o diálogo com a sociedade ser eficaz, o RP, na qualidade de intermediador, tem que interferir e ser interferido pela gestão da organização.

  • É justamente por ter sua atuação centrada no diálogo que o profissional de RP interfere nos processos internos de gestão.


ID
1122565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

       O aprimoramento das tecnologias de comunicação e de informação tem transformado processos decisórios e comunicacionais nas mais diferentes instituições e formas organizativas. São exemplos disso as consultas públicas realizadas pelo governo federal, a atuação de movimentos sociais com base no “hackeativismo” e na luta pela transparência e os modelos de produção colaborativa implementados pelas empresas.

A respeito da comunicação digital e sua relação com a atuação desses agentes sociais governamentais e não governamentais, julgue os itens subsecutivos.


Wikis são padrões de comunicação digital empresarial verticalizadas e hierarquizadas, em que apenas a comunicação nas bases da organização são horizontais e fluidas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

    Wiki é um conjunto de páginas interligadas, e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. Você pode editar esta página, clicando no separador no início da página (ou no link no fim da página, dependendo do template que estiver usando).

     

    No controle, Deus está!

  • Os sites ou softwares do tipo wiki são os que permitem a colaboração e não necessitam que seu conteúdo seja revisto antes de sua publicação. Nada tem a ver com a comunicação descrita na questão.


ID
1134691
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Manuel Carlos Chaparro diz, no livro “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia”, que a crise americana de 1929 foi um marco na consolidação do mercado de relações públicas porque:

Alternativas
Comentários
  • "A crise de 1929, com todas as consequências projetadas no decênio seguinte, representou, na história do próprio Jornalismo, uma era de inovação, exatamente porque a sociedade norte-americana, já com um nível avançado de organização democrática, exigia ser informada, não apaenas para saber, mas também para compreender o que estava acontecendo." (CHAPARRO apud DUARTE, 2011, grifos do autor)


ID
1134805
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É obrigação do jornalista em assessoria de comuni- cação, com EXCEÇÃO de:

Alternativas

ID
1171819
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No planejamento da comunicação de uma organização, é preciso levar em conta o direcionamento do fluxo de informação.

A opção adequada a esse planejamento é a comunicação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Comunicação ascendente correspondem ao processo de feedback, sendo mais eficazes quando ocorrem de modo informal, espontâneo , da base para o corpo diretivo .

    Comunicação descendente são as comunicações oficiais, geralmente tratam de normas, atribuições, instruções, e notícias institucionais .São transmitidas do corpo diretivo , da cúpula, para a base.

    diagonal se desenvolvem sem distinção de nível hierárquico, gestão mais participativa e integrada.

    Horizontal ocorre entre colegas de trabalho.



  • Não concordo com esse gabarito. Segundo Kunsch: " No fluxo horizontal ou lateral, a comunicação ocorre no mesmo nível, entre os pares e as pessoas situadas em posições hierárquicas semelhantes..."

  • Concordo com a Ramona

  • O que compromete a D, no meu modo de ver, é usar o termo níveis. Meu entendimento era de que mesmo na comunicação horizontal exigia-se uma certa formalidade. Talvez seja uma nova forma de enxergar este ponto. 

  • Comunicação horizontal - é aquele que se relaciona entre pessoas consideradas iguais em hierarquia da organização.

    Esta situação pode dar-se em distintos níveis enquanto que as mais estudadas são aqueles que se tem relação entre pares de níveis executivos.

    As principais funções da comunicação horizontal são as que facilitam as coordenações de tarefas, permitindo aos membros da organização estabelecerem relações interpessoais efectivos através do desenvolvimento de implícito acordo e proporcionar um empregado médio para compartir informações relevantes da empresa



ID
1255666
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Leia o texto a seguir

“Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente. E qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.”

É correto afirmar que o texto é um(a) .

Alternativas
Comentários
  • Correta C

    http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/memoria/0095.htm

  • letra c

    Comunicação Organizacional

    Breve Histórico

    - No início do século XX ocorreram as primeiras ações de Comunicação Empresarial nos Estados Unidos

    - Em 1906, o jornalista Ivy Lee, que atuava em Nova Iorque, decidiu deixar a profissão de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas (RP) de que se tem notícia

    - O objetivo era concentrar esforços para recuperar a credibilida de do empresário John D. Rockfeller, acusado de combater impiedosamente as pequenas e médias organizações

    - Rockfeller buscava lucro a qualquer preço - modelo praticamente inaceitável décadas mais tarde, e isso era uma ameaça à sua reputação

    - A idéia de Ivy Lee era garantir a publicação de notícias empresariais nos espaços editoriais, deixando de lado o já tradicional espaço publicitário comprado por grande parte das empresas

    - Mas como seria possível convencer a imprensa sobrea novidade? Ivy Lee adotou certos princípios básicos para a comunicação empresarial (organizacional), sintetizados numa carta:

    “Este não é um serviço de Assessoria secreto. Todo o nosso trabalho é feito às claras. Nós pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é um gerenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o use. Nosso assunto é exato. Mais detalhes, sobre qualquer questão, serão dados oportunamente e qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à Assessoria e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público”

    fonte: http://igepp.com.br/uploads/arquivos/igepp_-_bacenii_aula_-_comunicacao_org_e_relacionamento_das_org_final_roberto_rondon_170713.pdf


ID
1297405
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma das etapas mais importantes na elaboração de um plano de relações públicas é o diagnóstico. É nessa etapa que se obtém uma radiografia do ambiente organizacional, nas suas perspectivas micro e macro, de modo a se ter uma visão mais ampla dos fatores que condicionam a comunicação da empresa. Em um estudo diagnóstico sobre a política de comunicação de uma empresa, recomenda- se uma análise PEST quando o objetivo for

Alternativas
Comentários
  • Para quem quiser saber mais sobre a análise PEST

    http://www.marketingteacher.com/analise-pest/

  • Gab. B


    É importante ressaltar que a Análise Pest trabalha com os fatores externos, apenas. Imagine que você esteja elaborando o planejamento estratégico de sua empresa. Basicamente, os passos para a elaboração do plano incluem:

    Definir a Missão, Visão e Valores da empresa Definir os Objetivos Estratégicos Definir os Objetivos Táticos (Metas) Definir os Objetivos Operacionais (Planos de Ação) Elaborar um Orçamento Empresarial

    Você vai concordar comigo que para definir cada um dos pontos, se você estiver munido de análises sobre fatores ambientais externos e internos a empresa estará, com toda certeza, em uma posição melhor para planejar uma estratégia mais efetiva – que atinja os objetivos estratégicos, táticos e operacionais – e que minimize erros. A Análise Pest proporciona a visão externa

    https://www.treasy.com.br/blog/analise-pest/


ID
1321987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo Torquato do Rego, a nova comunicação organizacional é fruto do clima externo e impõe maior rapidez, clareza na transmissão de mensagens e bilateralidade, o que significa maior engajamento e participação dos empregados. No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item.


A capacidade de percepção da base da pirâmide organizacional e a necessidade de coordenação caracterizam os fluxos de comunicação descendente e lateral, respectivamente.

Alternativas

ID
1321993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

     O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI),general Jorge Félix, embarca na madrugada desta terça-feira (26)para o Haiti. Ele vai instalar um gabinete de crise do governobrasileiro no país, devastado por um terremoto no dia 12 de janeiro.O objetivo é melhorar o fluxo de informações para que sejamdefinidas as prioridades para a ajuda humanitária aos haitianos.
     Os funcionários do governo que estiverem no Haiti terão comunicação direta com o gabinete de crise coordenado pelo GSIno Brasil e ajudarão a eleger as prioridades para a ajuda humanitária.

                                                                                         Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).

Considerando o texto apresentado, julgue o  item  a seguir.


Simulações de situações e comunicados e o desenvolvimento de mensagens preventivas são instrumentos de antecipação de crises utilizados pelas organizações que avaliam e consideram seus fatores de risco.

Alternativas

ID
1322032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


O processo de comunicação em uma organização inclui as redes formais e as redes informais. As redes formais são constituídas pelas expressões oficiais e pelas manifestações regulamentadas pelo poder organizacional; e as redes informais, pelas manifestações originadas no âmbito dos públicos.

Alternativas
Comentários
  • Gab: certo


ID
1322074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue o item.


A reação de um receptor após decodificar e interpretar uma mensagem é também chamada de feedback.

Alternativas
Comentários
  • Feedback está associado ao retorno.

  • O feedback ou Retroação é a verificação do sucesso da comunicação.

    É o feedback enviado pelo receptor ao emissor sobre a compreensão da mensagem (ou não). A comunicação eficaz é aquela que vai do emissor ao receptor e retorna ao emissor com retroação positiva, ou seja, com perfeito entendimento da mensagem. A retroação pode ser verbal ou não verbal. Se houver uma reação inapropriada significa que a comunicação não foi bem sucedida.

    Para Moscovici (1997) o "Feedback é um processo de ajuda para mudanças de comportamento; é comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas ... "

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)


ID
1364290
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre Comunicação Integrada nas organizações, analise as assertivas abaixo.

I. Muitas empresas estão investindo na TV Corporativa, uma ferramenta que, em conjunto com outras ferramentas e outros esforços de Comunicação, podem aproximar, reter e conquistar os diferentes públicos.
II. A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de Comunicação planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.
III. A Comunicação Integrada não direciona a convergência das diversas áreas, uma vez que não permite uma atuação sinérgica e também não pressupõe uma junção da Comunicação Institucional, da Comunicação Mercadológica, da Comunicação Interna e da Comunicação Administrativa, que formam o mix, o composto da Comunicação Organizacional.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A Tv Corporativa acaba por se destacar também não só por atingir os colaboradores externos, mas, sobretudo, pela possibilidade de ser utilizada junto aos revendedores, com excelente relação entre custo e beneficio, se considerado o potencial de multiplicação das informações nas grandes organizações.

  • Na III é só tirar o "não" que fica correta.


ID
1487083
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que indica atividade vinculada às atividades de Assessoria de Imprensa ou de Assessoria de Comunicação Social; com estrutura lógico-formal que contempla as características do assessorado, as particularidades do contexto em que o mesmo está inserido e as particularidades da teia midiática para que se construa um fluxo permanente de informação quer atenda a objetivos previamente estabelecidos.

Alternativas

ID
1609567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento de relações públicas, no contexto da comunicação das organizações na sociedade globalizada, assume novas formas e características: o caráter meramente tático e técnico do passado deu lugar ao profissional do século XXI, que passa a assumir posturas muito mais estratégicas. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


Toda organização possui diversas interfaces, funcionários com perfis e engajamentos diferenciados, assim como público-alvo nem sempre segmentado. No propósito da conquista dos objetivos institucionais, as ações de relações públicas devem seguir padrão e estilo determinados em consonância com a imagem da organização.


Alternativas
Comentários
  • Eu acho que as ações devem estar em consonância não com a imagem, mas com identidade, que é aquilo que organização de fato é ou pretende ser.

  • Complementando : identidade , conceito , repertório e planejamento estratégico 

  • Gosto muito dos seus comentários, Gláucio, mas aqui eu gostaria de alguma explicação mais abrangente, para eu entender melhor a assertiva.

  • Primeiro ponto: para atingir os objetivos estratégicos, a organização precisa segmentar seu público-alvo. Segundo, as ações de relações públicas devem estar de acordo com a estratégia e os objetivos da organização. Não faz sentido estar em consonância com a imagem, já que esta é um reflexo do que o público pensa sobre a organização e esse reflexo nem sempre está de acordo com o que a organização pretendia passar para o público. 

  • De acordo com a imagem não, de acordo com a identidade!

     

    Seguem os conceitos:

     

    IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
1609570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento de relações públicas, no contexto da comunicação das organizações na sociedade globalizada, assume novas formas e características: o caráter meramente tático e técnico do passado deu lugar ao profissional do século XXI, que passa a assumir posturas muito mais estratégicas. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


A comunicação por meio das relações públicas é gerida com mais ênfase nas tarefas que nos processos desejados pela alta direção das organizações.


Alternativas

ID
1609573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento de relações públicas, no contexto da comunicação das organizações na sociedade globalizada, assume novas formas e características: o caráter meramente tático e técnico do passado deu lugar ao profissional do século XXI, que passa a assumir posturas muito mais estratégicas. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


O setor de relações públicas está intrinsecamente ligado ao planejamento e à gestão estratégica da comunicação organizacional, bem como às ações do corpo diretivo da organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    "A questão da função estratégica de Relações Públicas está intrinsecamente ligada ao planejamento e à gestão estratégica da Comunicação Organizacional. O setor deve atuar em conjunto com outras áreas da Comunicação, numa capitalização sinérgica dos objetivos e esforços globais da organização. Trata-se de participar da gestão estratégica da organização, assessorando a direção na viabilização de sua missão e de seus valores."

     

    Livro: Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. Margarida Maria Krohling Kunsch. 2. ed. São Paulo: Summus, 2002. p.104-105


ID
1609591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


Enquanto o lobby se restringe a uma ação junto ao poder público, as relações públicas promovem a comunicação com os diversos públicos que integram a sociedade, um dos quais, o poder público.

Alternativas
Comentários
  • Aprendi agora que o lobby se restringe a uma ação junto ao poder público. Quer dizer que se um um político promove ações de persuasão ou mesmo de pressão junto ao empresariado com fins eminentemente particulares, então isso já não é mais lobby? Concordo com quase toda a afirmativa, mas restringir lobby a ações junto aos poderes públicos pra mim torna o item errado (apenas minha humilde opinião).

  • De acordo com o Dicionário de Comunicação, Lobby pode ser definido como:

    [...] exercício de influência, pressão e persuasão para obter atitude favorável em relação a um indivíduo ou instituição, de modo a efetivar um voto legislativo ou uma posição administrativa (sic). Podem ser consideradas atividades de Lobby os meios utilizados para influenciar políticos ou funcionários governamentais de forma direta (contatos pessoais, correspondências, etc) ou indireta (através dos meios de comunicação ou de fatos capazes de sensibilizar a opinião pública), atingindo deste modo os representantes da comunidade (RABAÇA; BARBOSA, 1987, p. 371). 

  • Essa questão é, no mínimo, polêmica.

    Segundo o padrão de resposta do próprio Cespe, em uma questão dissertativa sobre o que é lobby, consta que o lobby pode ser dirigido à agentes públicos e particulares, como notórios e jornalistas.  Vejamos:

     

    Lobby é um conceito, uma atividade ou uma profissão. A origem do termo e do conceito em si remonta à atuação dos promotores de interesses que se postavam na antessala da Câmara dos Comuns, na Inglaterra, ou em algum hall de hotel, nos Estados Unidos da América. No Brasil, o lobby não é regulamentado.

    (...)

    Assim, no Brasil, se, por um lado, o lobby pode ser sinônimo de tráfico de influência, por outro lado, pode denominar a atuação de grupos de pressão em favor dos direitos humanos, como a que resultou na Lei Maria da Penha, associada, por sua vez, a outras m edidas, como as delegacias da mulher.

    (...)

    O exercício do lobby não se restringe ao corpo-a-corpo, embora a abordagem pessoal ainda faça parte de suas estratégias. Produtos de comunicação dirigida e didática, repletos de conteúdos técnicos ou de persuasão, geralmente voltados a legisladores, governantes, membros do Poder Judiciário, notórios e imprensa, são imprescindíveis para a sua prática. São instrumentos que vão desde um simples folder a relatórios e livros e, em especial, publicações para jornalistas.

     

    Dessa forma, segundo o entendimento do próprio Cespe, o gabarito dessa questão deveria ser ERRADO.

     

    Fonte

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TCE_PR_16_ANALISTA/arquivos/Padrao_Resposta/Definitivo/270TCEPR_004A01E0927_PadraoRespostaQ1C4.pdf
     


ID
1609594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


As instituições que apostam em uma comunicação organizacional transparente, estabelecendo um diálogo claro e constante com seus públicos de interesse como forma de agregar valor ao seu produto ou serviço têm maiores possibilidades de permanecer no mercado, ampliar o leque de atuação, conseguir maior participação e aumentar a lucratividade. Por essa razão, essas instituições devem investir mais em campanhas publicitárias e marketing que em assessoria de imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: se as instituições que apostam em uma comunicação organizacional transparente têm maiores possibilidades de permanecer no mercado, ampliar o leque de atuação, conseguir maior participação e aumentar a lucratividade, então essas instituições naturalmente devem investir mais em assessoria de imprensa do que em campanhas publicitárias e marketing. Isso porque, as possiblidades acima enumeradas requerem ações de credibilidade assegurada e longo prazo - e uma matéria publicada na imprensa é mais eficaz para isso do que uma peça de propaganda.


ID
1609597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


As atividades de relações públicas são fundamentais para o exercício do princípio básico do regime político democrático, pautado na participação popular.

Alternativas
Comentários
  • De fato, relações públicas é um canal para ouvir a sociedade - e fazê-la ouvir também.


ID
1625395
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nos estudos organizacionais e considerando as teorias da comunicação, a ênfase nos temas “mensagens da organização”, “estratégias de persuasão empregadas nas mensagens” e “propósitos pretendidos para a comunicação” referem-se à

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva retórica: centrada no processo persuasivo.

  •  

    Perspectiva Retórica: Mensagens da organização, estratégias de persuasão empregadas nestas mensagens, propósitos pretendidos para a comunicação.

     

    Perspectiva de Transmissão: Redes de comunicação, canal, codificação e decodificação, direção dos fluxos de comunicação.

     

    Perspectiva Psicológica: Comunicação interpessoal, filtros conceituais individuais como atitudes, crenças e valores.

     

    Perspectiva Interacionista: Foco na sociedade, eu e mente; desenvolvimento em grupo do eu, papéis.

     

    Perspectiva Transacional: Padrão (sistema) de trocas entre duas pessoas, relacionamentos diádicos.

     

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/resr/v52n3/a05v52n3.pdf


ID
1648570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito do atendimento, da relação da organização com o consumidor e da comunicação direta, julgue o item subsequente.

As instalações de uma organização — espaço físico, ambientação, sinalização — são um componente importante do atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • Questão óbvia: receber bem o público na própria empresa é fundamental.


ID
1648594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das relações humanas, julgue o item a seguir.


Estabelecer políticas, programas e normas institucionais que valorizem os públicos de uma organização são funções do profissional de relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Ainda bem que o comentário de Sueli não se estendeu... mas vamos lá.

    O item proposto está ERRADO, pois não cabe às relações públicas estabelecer políticas, programas ou normas institucionais, mas sim o diálogo entre as diferentes áreas, numa relação de interdependência, de modo que a promoção de relacionamentos e mediação de conflitos seja efetivada através de estratégias e programas de comunicação adequados à realidade do ambiente organizacional/ social. 

  • Erro por extrapolação: RP não é deus! O comportamento de uma instituição (um grupo normalmente muito grande de pessoas engajadas em uma determinada missão, guiada por determinados valores e seguindo uma visão estabelecida) depende de muita gente.

  • Complementando a Olívia : acredito que sejam atribuições da equipe de RH 

  • Discodo do gabarito! 

    Um profissional de RRPP pode sim estabelecer política de comunicação! Assim como programas de visitação técnicas às empresas, por exemplo; E por quê não construir normas de procedimentos e uso das redes sociais na empresa? 

    A partir disso, discordo do RP e tampouco o considero com "um Deus" por realizar essas tarefas. 

  • RP não estabelece normas institucionais.


ID
1648603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das relações humanas, julgue o item a seguir.


As relações humanas fundamentam-se em princípios administrativos que contradizem a ciência do comportamento.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: relações humanas se apoiam na ciência do comportamento

  • Excelente explicação, pia.

  • Eu não consigo ver o crime de estelionato, uma vez que se trata de crime patrimonial que exige prejuízo alheio. A questão não relata qualquer prejuízo em decorrência da abertura da conta, por óbvio se pode fazer uma inferência de quem abre conta com documento falso objetiva cometer estelionato, mas não se pode responder questão por presunção. Peço aos colegas auxílio para entender onde está o estelionato, ao menos qual foi o prejuízo e quem foi o prejudicado.

  • Eu não consigo ver o crime de estelionato, uma vez que se trata de crime patrimonial que exige prejuízo alheio. A questão não relata qualquer prejuízo em decorrência da abertura da conta, por óbvio se pode fazer uma inferência de quem abre conta com documento falso objetiva cometer estelionato, mas não se pode responder questão por presunção. Peço aos colegas auxílio para entender onde está o estelionato, ao menos qual foi o prejuízo e quem foi o prejudicado.


ID
1648639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito das relações humanas nas organizações, julgue o item a seguir.

Se uma organização é um fenômeno social, então é correto afirmar que uma das suas principais características é a interação humana.

Alternativas

ID
1648642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a comunicação organizacional e relações humanas, julgue o item que se segue.

A comunicação interna incentiva o diálogo e a troca de informações entre níveis hierárquicos distintos.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Kunsch, além de níveis (pessoal, interpessoal, interdepartamental, hierárquico), a com. interna também se dá em fluxos (ascendentes, descendentes, transversais, circulares) e em redes (formal e informal)

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
1648645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a comunicação organizacional e relações humanas, julgue o item que se segue.

O sistema de comunicação das organizações inclui redes formais e informais.

Alternativas
Comentários
  • Vide Kunsch

  • Gláucio Saraiva: "De acordo com Kunsch, além de níveis (pessoal, interpessoal, interdepartamental, hierárquico), a com. interna também se dá em fluxos (ascendentes, descendentes, transversais, circulares) e em redes (formal e informal)"

  • Vide Gaudêncio Torquato.


ID
1648654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das técnicas de negociação e de tomada de decisões, julgue o item subsequente.

O modelo de interação comunicacional denominada dialógica gera dificuldades para a negociação e para o entendimento dos relacionamentos que a organização pode estabelecer.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: o modelo de interação comunicacional denominada dialógica na verdade facilita a negociação e o entendimento dos relacionamentos que a organização pode estabelecer.


  • dialógica -> em que há diálogo

  • O modelo que foi baseado na teoria de ação comunicativa e com o modelo de comunicação simétrica de mão dupla de James Grunig, é sustentado em duas bases: a empírica (dados obtidos a partir da pesquisa) e teórica (estrutura-se a partir das teorias e dos paradigmas do campo da comunicação). Pretende-se através dela a reflexão sobre o espaço comum estabelecido no modelo e enfatiza os processos dialógicos e relacionais que caracterizam a comunicação e a interação entre os atores sociais e as organizações.

    Fonte: Modelo de Interação Comunicacional dialogica


ID
1771417
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A Assessoria de Comunicação disponibilizou um link no site da empresa por intermédio do qual os internautas têm acesso à transmissão de streaming de áudio ao vivo. Embora não haja uma programação ininterrupta de 24 horas, existe periodicidade. Desse modo, às quartas e sextas, das 9h às 11h, ocorrem as transmissões em tempo real. Há desde depoimentos de especialistas a tutoriais, bem como documentários que versam sobre assuntos do mundo dos negócios. Muitos usuários, no entanto, relataram que os áudios, de maneira geral, eram longos, o que tornava a experiência cansativa. Além disso, como as transmissões ocorriam durante o expediente, os próprios funcionários da empresa não conseguiam acompanhar a programação com regularidade.

A saída encontrada pela Assessoria de Comunicação foi:

Alternativas
Comentários
  • Reduzir o tempo de 2h para 10min é meio complicado, logo, a melhor opção seria: "repensar o tempo de programa e possibilitar que os áudios sejam baixados no formato mp3, como podcastings", tendo em vista, inclusive, a praticidade proporcionada aos usuários por meio dos pod castings nesse mundo imediatista o qual vivemos.

     

     


ID
1823404
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Toda ação de comunicação que tem como objetivo primordial levar à população uma informação que traga resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo deve ser entendida como Comunicação

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação de Interesse Público é um recurso que visa promover benefícios concretos à sociedade ou a partes dela, surgindo da necessidade da manifestação do exercício de cidadania através das ferramentas de comunicação.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_de_Interesse_P%C3%BAblico

    Boa sorte e bons estudos!

     

  • Fiquei na dúvida se Comunicação de Interesse Público poderia ser sinônimo de Comunicação Pública. Aparentemente ainda não há claro consenso quanto à definição do segundo termo. Vejam:

     

    A expressão “Comunicação Pública” vem sendo usada com múltiplos significados, freqüentemente conflitantes, dependendo do país, do autor e do contexto em que é utilizada. Tamanha diversidade demonstra que a expressão ainda não é um conceito claro, nem mesmo uma área de atuação profissional delimitada. Pelo menos por enquanto, Comunicação Pública é uma área que abarca uma grande variedade de saberes e atividades e pode-se dizer que é um conceito em processo de construção.

     

    Fonte: http://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2016/07/Historia-da-Comunicação-Pública.pdf


ID
1855897
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Mendes - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

Afirmativa I - A barreira para utilização de equipes é a resistência das pessoas. O sucesso do funcionário não é mais definido em termos de seu desempenho individual. Há necessidade para ser membro de uma equipe, de ser capaz de estabelecer uma comunicação honesta e aberta, confrontar diferenças e resolver conflitos e sublimar suas metas e objetivos pessoais para o bem comum.

Assim,

Afirmativa II - O desafio enfrentado pelo executivo na formação de equipes efetivas é menor quando a implantação dessas equipes ocorre em culturas nas quais os colaboradores possuem fortes valores coletivistas. Pode-se também, alcançar melhor performance, através de seleção de pessoas com maiores habilidades de trabalhar em e quipe, pelo treinamento e pelas recompensas oferecidas.

É correto afirmar que:

Alternativas

ID
1869058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das atividades e técnicas de relações públicas, julgue o item subsequente.

Um público focal é o destino privilegiado de uma mensagem institucional ou mercadológica, podendo ser interno, externo e misto.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Embora menos usado, o termo “público focal” é equivalente a “público-alvo”, que significa o grupo de pessoas para o qual determinada mensagem será dirigida preferencialmente – ele pode, sim, ser interno externo ou misto.

    fonte: estratégia concursos


ID
1938682
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre a Comunicação Administrativa é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Comunicação administrativa

    Comunicação administrativa é aquela que se processa dentro da organização, no âmbito das funções administrativas; é a que permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes.

    Administrar uma organização consistem em planejar, coordenar, dirigir e controlar seus recursos, de maneira que se obtenham alta produtividade, baixo curso e maior lucro ou resultado, por meio da aplicação de um conjunto de métodos e técnicas. Isso pressupões um contínuo processo de comunicação para alcançar tais objetivos. E o que se organiza de fato é o fluxo de informações que permitirão à organização sobreviver, progredir e manter-se dentro da concepção de sistema aberto.

    Tudo o que a desenvolvemos com base na teoria de sistemas nos leva a privilegiar a comunicação como algo fundamental no processo das entradas (inputs), transformações (thoughputs) e saídas (outputs). O fazer organizacional, no seu conjunto, transforma os recursos em produtos, serviços ou resultados. E para isso é fundamental e imprescindível valer-se da comunicação, que permeia todo esse processo, viabilizando as ações pertinentes, por meio de um contínuo processamento de informações. É a comunicação administrativa que faz convergir todas essas instâncias.

    Ela pode ser definida como o "intercâmbio de informações dentro de uma empresa ou repartição, tendo em vista sua maior eficiência e o melhor atendimento ao público" (Andrade, 1996, p.34). Segundo Charles Redfield, a comunicação administrativa se compõe de cinco elementos: "Um comunicador (locutor, remetente, editor), que transmite (diz, expede, edita) mensagens (ordens, relatórios, sugestões) a um destinatário (público, respondente, audiência), a fim de influenciar o comportamento deste, conforme comprovará sua resposta (réplica, reação)" (1980, p.6)

    Podemos complementar essa definição de comunicação administrativa com a análise feita por Lee O. Thayer. Para este autor, é "o sistema de comunicação que serve (ou poderia servir) àqueles que preenchem as funções administrativas da organização" (1976, p.121). Dizendo isso, ele passa a se referir aos processos comunicativos relacionados às funções administrativas da organização. Entende a comunicação administrativa como "aquele que altera, explora, cria ou mantém relações situacionais entre funções-tarefas, pelas quais é responsável, ou entre sua subseção e qualquer outra da organização global" (1976, p. 122).

    Como já mencionamos, a comunicação administrativa relaciona-se com os fluxos, os níveis e as redes formal e informal de comunicação, que permitem o funcionamento do sistema organizacional. Como tal, não se confunde com a comunicação interna nem é substituída por ela.

    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, 2003


ID
1938757
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com Saad (2003), a estratégia de mídia modular propõe a reorganização das estruturas organizacionais das empresas informativas, conforme alguns princípios-chave. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Aprofundar o relacionamento, dialogando com consumidores e anunciantes.

II. Criar uma cadeia dinâmica de produção e distribuição de conteúdos, em múltiplos canais de mão dupla.

III. Adotar modelo estratégico centralizado no processo, para facilitar a inovação.

IV. Os conteúdos devem chegar ao consumidor por diferentes meios.

V. Considerar apenas os interesses do consumidor na composição dos produtos informativos.

Alternativas

ID
2028511
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Indique a área em cada função de comunicação de um profissional de Relações Públicas.

A. Gerência de Assuntos Públicos.

B. Eventos e Promoções Especiais.

C. Divulgação Jornalística Externa.

D. Comunicação entre a empresa e seus públicos específicos.

( ) Manter contatos permanentes e regulares com a imprensa.

( ) Redigir discursos, mensagens, correspondências etc.

( ) Representar a empresa e sua diretoria.

( ) Organizar grupos de trabalho específicos para cada assunto ou grupo de assuntos.  

Alternativas

ID
2028535
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“Ao analisar as relações entre mídia e vida pública, __________________ destaca que tanto políticos quanto membros da sociedade civil precisam atuar como produtores de informação, uma estratégia para ter acesso aos meios de comunicação e, assim, garantir a existência pública de seus projetos e visões de mundo.”

Alternativas

ID
2151748
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre fluxos comunicativos.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação ascendente depende muito da política da organização. Em verdade, diversos problemas internos não são solucionados, ou corretamente identificados, graças à falta de políticas que ofereçam aos funcionários lugar de fala para expressarem os problemas existentes. Quando uma instituição não ouve os funcionários do "chão de fábrica" há grandes chances de que tudo pareça sob controle, quando na verdade há uma crise prestes a estourar.


ID
2157898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere às técnicas utilizadas pelo profissional de relações públicas, julgue o item que se segue.


No contexto da sociedade contemporânea, o grande desafio dos profissionais da área de relações públicas é empregar suas técnicas para gerenciar a comunicação entre as organizações e o público.

Alternativas

ID
2157901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere às técnicas utilizadas pelo profissional de relações públicas, julgue o item que se segue.


Pesquisa de opinião, assessoria de comunicação, gestão de crises e relacionamento com a mídia são algumas das técnicas utilizadas pelo profissional de relações públicas.

Alternativas

ID
2197552
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Dentro do processo de comunicação nas organizações, surgem muitos problemas que prejudicam a eficácia comunicativa chamados de barreiras ou ruídos, que podem ser de diversas naturezas. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarita B

     

    A definição que consta no item é sobre a barreira semântica.


ID
2197558
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma determinada organização está tendo muitos problemas na relação com seus funcionários. Esse problema está na falta de diálogo e de informações da gerência para com a equipe. Podemos dizer que esse tipo de problema está relacionado à

Alternativas
Comentários
  • Problemas com funcionários, então a comunicação é interna.


ID
2223412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito da comunicação no ambiente organizacional.

A comunicação ascendente caracteriza-se pelo fluxo de informação dos superiores para os subordinados, entre outros motivos, para que o empregado saiba qual é o seu papel na organização.

Alternativas
Comentários
  • O conceito descrito é o de comunicação descendente.


ID
2256763
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre a conceituação dos tipos de comunicação com que os Relações Públicas trabalham, assinale abaixo a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Grossi (1981): "Pesquisa participante é um processo de pesquisa no qual a comunidade participa na análise de sua própria realidade, com vistas a promover uma transformação social em benefício dos participantes que são oprimidos. Portanto, é uma atividade de pesquisa, educacional orientada para a ação, cujo o entrevistador também auxilia nas descobertas dos problemas a serem discutidos.

     

    A Pesquisa Participante busca envolver aquele que pesquisa e aquele que é pesquisado no estudo do problema a ser superado, conhecendo sua causa, construindo coletivamente as possíveis soluções. A pesquisa será feita com o envolvimento do sujeito-objeto. O pesquisador não só passa a ser objeto de estudo, assim como os sujeitos-objetos são igualmente pesquisadores onde todos, pesquisador e pesquisados, identificam os problemas, buscam-se conhecer o que já é conhecido a respeito do problema, discutem as possíveis soluções e partem para a ação, seguido de uma avaliação dos resultados obtidos.

    Fals Borda (in Brandão, 1988) argumenta sobre o que a comunidade científica chama de senso comum e despreza. Para a Pesquisa Participante, no entanto, os saberes dos indivíduos construídos no cotidiano da vida comunitária é parte importante no processo de construção do conhecimento. 

     

    Fonte: https://baixadacarioca.wordpress.com/2012/03/19/pesquisa-participante-o-que-e-como-se-faz/

  • O erro da questão está em afirmar que um profissional de Relações Públicas não desenvolve pesquisa participante? Por que afirmar que em uma pesquisa participante o pesquisador se mistura com os membros do grupo analisado não está errado, está?

  • Anularam né? 

  • Os tipos de comunicação com que os Relações Públicas trabalham são:

    Corporativa, Pública, Organizacional e Institucional.

    Não existe um tipo de comunicação chamada Pesquisa Participante.

    A pesquisa participante é apenas uma ferramenta de pesquisa que o RP e outros profissionais podem utilizar.

    Logo o erro está em falar que ela é um tipo de comunicação.

    :)


ID
2256817
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

____________ é o veículo que noticia as atividades da empresa ao público interno. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas

ID
2264431
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Jaboticabal - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Cabe ao profissional de Relações Públicas

Alternativas

ID
2264479
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Jaboticabal - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 
    Letra C

    A) Mensagem. “Mensagem é o instrumento de comunicação oficial ente os. Chefes dos Poderes

    B) Memorando: O memorando representa um gênero textual que se constitui de características específicas. Trata-se de uma comunicação interna que veicula entre as unidades administrativas de empresas e órgãos públicos.

    C) Aviso: expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia. Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficialpraticamente idênticas. Ofício: expedido para e pelas demais autoridades e particulares

    D) Exposição de motivos: é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente

    E) Ofícios são comunicações escritas que as autoridades fazem entre si, entre subalternos e superiores, e entre a Administração e o particular

    "Que a força esteja conosco"

  • Aviso "quem avisa ministro é"

    memorando "memo orgão"

    ofício "Outro Orgão"

     

  • Memorando, Aviso e Ofício = Ofício na nova redação do manual


ID
2284615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação à comunicação digital, julgue o item a seguir.

Em uma comunicação digital eficiente, são criados mecanismos de autogestão para se suprimir a figura do moderador.

Alternativas
Comentários
  • Muitos grupos de dsicussão precisam de moderadores. Praticamente todos os fóruns e grupos de comunicação na internet possuem moderadores. Eles tem como missão manter o grupo coeso em torno dos objetivos do grupo e a coerência com os temas originais propostos pelo grupo.


ID
2284633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca de comunicação organizacional, julgue o item subsequente.

As informações pertinentes a uma empresa ou instituição só devem ser consideradas pelo gestor de comunicação caso estejam em seus canais formais de comunicação interna; qualquer outra informação que surja em caráter informal deve ser por ele ignorada.

Alternativas

ID
2284726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito do papel do ombudsman como agente de relacionamento com os públicos estratégicos das organizações, julgue o item a seguir.
O ombudsman, um representante do consumidor junto à organização, tem atuação basicamente reativa, provocada por solicitações de clientes.

Alternativas
Comentários
  • Ombudsman: Profissional contratado por uma organização (empresarial, governamental etc.) para observar, receber e investigar reclamações do público ou consumidor e apresentar críticas às falhas da organização. Fazendo parte do próprio quadro de empregados da organização ou atuando de modo terceirizado, o ombudsman precisa, necessariamente, de apoio e da confiança e seus superiores hierárquicos. Diz-se também ouvidor. 

    Profissional encarregado de fazer a crítica interna de uma publicação jornalística, bem como receber, avaliar e encaminhar as ponderações dos leitores. Esse profissional, contratado pela empresa que edita o jornal ou revista, surgiu na imprensa americana a partir da década de 1960, embora sua função já existisse em países como a Noruega e Suécia, com objetivos voltados para a administração pública.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Barbosa & Rabaça, p. 193/194

    GAB E


ID
2338756
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Dentro de uma organização, os indivíduos relacionam-se entre si e participam de grupos sociais, mantendo interações profissionais, funcionais ou de afinidade. A compreensão dessas relações contribui para que o trabalho de Relações Públicas seja capaz de

Alternativas

ID
2338765
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A partir de uma perspectiva da empresa, vários são os públicos de interesse, ou stakeholders, que podem ser mapeados em função do seu grau de influência sobre a empresa, que são dependência, participação e interferência. São stakeholders no grau de interferência:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

     

    "Grau de interferência dos públicos sobre a organização e os seus negócios. Esses públicos não participam nem da constituição, nem da manutenção da empresa. Podem interferir no desenvolvimento de seus negócios e até na sua sobrevivência. 

    Públicos:

    Rede de concorrentes: local, regional, nacional, internacional.  Prioridade  variável; definida pelo maior ou menor conflito de interesses.

    Rede de comunicação de massa: Poder da imprensa – interfere na legitimação ou descrédito da empresa junto à opinião pública."

     

    Livro: Públicos: como identificá-los em nova visão estratégica: business relatioship. Fábio França. 3.ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2012.

     


ID
2338768
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma instituição pública vinculada ao poder judiciário detectou a necessidade de saber como é percebida por jornalistas de sites e blogues especializados em temas jurídicos. Para tanto, seu departamento de comunicação realiza um trabalho de

Alternativas
Comentários
  •  O Media Audit é uma atividade de Relações Públicas que consiste na realização de Pesquisas e auditorias de opinião que auferem a percepção da imagem da organização. (FCC - prova DPE-SP - 2015)

     


ID
2372251
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Quanto às atividades de relações públicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B


ID
2399383
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo MACHADO NETO, 2016, p. 74, na transição da “era do consumo” para a da defesa do consumidor, o perfil típico de grande vendedor do profissional do marketing já não é o bastante. O relações-públicas parece mais adequado para o binômio empresa-cliente como um negociador-mediador. Enfim, um administrador de relacionamentos – o que reforça a denominação de relações-públicas. Porém, ainda é comum as dúvidas em torno das características e das diferenças entre as funções de marketing e as relações públicas.
Frente a esse contexto, aponte a opção correta quanto às características da linguagem do profissional de relações públicas. 

Alternativas