SóProvas


ID
892210
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

"O diagnóstico é um processo que acontece com base em relações interpessoais. Sendo assim, é fundamental que se considere a inevitabilidade do aparecimento de fenômenos como a transferência e a contratransferência entre o terapeuta e o paciente e seus pais." (weiss, 2012.)


Considerando os dois fenômenos citados acima, relacione-os às suas respectivas características. A seguir,assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(1) Transferência

(2) Contratransferência


( ) é comum a atribuição de certos papéis ao terapeuta e, assim, agir em função deles.


( ) há indício de tal mecanismo quando o terapeuta começa a ficar constantemente irritado com o paciente, surgindo diversos sentimentos.


( ) é considerada uma conduta inconsciente, que aparece no terapeuta com base no clima formado ao longo do atendimento, do campo psicológico que se estabeleceu nas sessões diagnósticas.


( ) normalmente, o paciente traz para as sessões terapêuticas seus sentimentos, atitudes e condutas inconscientes, que vão representar modelos de conduta estabelecidos em outros contextos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c)1 -2 -2 -1

    (1) Transferência =  A transferência compreende atitudes e sentimentos cuja origem são basicamente inconscientes para o paciente.Inclui tanto sentimentos positivos ( como confiança, amor e carinho ) quanto negativos ( como raiva, hostilidade inveja, etc.) Esse sentimentos são uma repetição inconsciente do passado; o analista ( ou médico, profissional de saúde, professor, etc.) passa a ocupar, no presente, o lugar que o pai ou a mãe ocupavam no passado. O paciente não se dá conta, dizia Freud, da natureza de tais sentimentos, e os considera como novas experiências reais, em vez de identificar o que eles  realmente são, ou seja, reflexos, repetições de sentimentos do passado. 

    (2) Contratransferência =  é, em certo sentido, a transferência que o profissional estabelece com seus pacientes. Da mesma forma que o paciente, o profissional de saúde projeta inconscientemente, no paciente,sentimentos que nutria no passado por pessoas significativas de sua vida. Sem saber por que, este ou aquele paciente desperta no profissional sentimentos de raiva, medo, piedade, carinho, repulsa, etc. 

    Dalgalarrondo, 2008, p . 75.