SóProvas


ID
89248
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ao contrário daqueles autores que defendem a perda da centralidade da categoria "trabalho" na sociedade contemporânea, as tendências em curso, quer em direção a uma maior intelectualização do trabalho fabril ou ao incremento do trabalho qualifi cado, quer em direção à desqualifi cação ou à sua subproletarização, não permitem concluir pela perda desta centralidade no universo de uma sociedade produtora de mercadorias.

(Antunes, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho, São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1995, p. 75).

Baseado nos pressupostos teóricos, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a) A alternativa fala sobre a redução quantitativa e qualitativa do trabalho abstrato representada dentre outras razões pela mecanização e informatização da produção com a respectiva redução de posto de trabalho, pela redução da jornada de trabalho etc.
    b) Mercadorias interação de capital constante - valor de uso e capital variável - valor de troca.
    c) Realmente a crise do trabalho abstrato se dá na diminuição da utilização de trabalho vivo, ou seja da menor utilização de trabalho humano na produção, acabamento, comercialização, armazenamento e consumo e consequentemente a mudança do perfil de produção dada pela substituição do elemento trabalhador por outros como máquinas etc.
    e) A superação da sociedade do trabalho abstrato requer o auto reconhecimento do trabalhador assariado, de sua importância central, como sujeito das transformações/revoluções.
    Quanto a alternativa d) Para que haja a superação da sociedade do trabalho abstrato, com a respectiva emancipação da qualidade de submissão do capital, a que se haver necessariamente uma reviravolta nas condições de trabalho, portanto esta questão está incorreta.