SóProvas


ID
892528
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito da composição e atribuições do Conselho Nacional de Justiça, analise as afirmativas a seguir:


I. É integrado exclusivamente por membros do Poder Judiciário e é presidido por um Ministro do Supremo Tribunal Federal.


II. Julga os recursos especiais interpostos das decisões definitivas proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça.


III. Zela pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências.


IV. Conhece das reclamações contra os membros do Poder Judiciário, podendo determinar a remoção, disponibilidade e aposentadoria de juízes, bem como a perda do cargo pelo voto da maioria absoluta de seus membros.


Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Letra A, somente afirmativa III está correta
    I. É integrado exclusivamente por membros do Poder Judiciário e é presidido por um Ministro do Supremo Tribunal Federal.  Errado: Integram o CNJ dois advogados e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada.
    II. Julga os recursos especiais interpostos das decisões definitivas proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça. Errado:O CNJ somente controla a atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e o cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.
    III. Zela pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências. Correto: Art. 103-B, § 4, I, CF/88.
    IV. Conhece das reclamações contra os membros do Poder Judiciário, podendo determinar a remoção, disponibilidade e aposentadoria de juízes, bem como a perda do cargo pelo voto da maioria absoluta de seus membros. Errado: O CNJ não determina a perda do cargo pelo voto da maioria absoluta de seus membros (Art. 103-B,§4, III).
  • Somente para complementar o ótimo comentário da colega Gabriela:

    No item I, além do erro explicitado pela colega, está errada também a afirmação de que o CNJ é presidido por um Ministro do STF. A partir da EC 61/2009, o presidente do STF passa a ser obrigatoriamente o presidente do CNJ (CF, art 103, b, I); antes dessa EC, o STF poderia indicar qualquer um dos seu ministros para participar do e presidir o Conselho Nacional de Justiça.
  • Bom dia gtttt!!!!!!!!


    vamos lá:


    I- O CNJ não é composto apenas por membros do judiciário. Fazem parte dele: 2 cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, 1 membro do MP, 2 advogados indicados pela OAB.


    II- O CNJ é orgão de CONTROLE INTERNO, ELE NÃOOOOOOOOOOOOOOOOO EXERCE JURISDIÇÃO. Sendo assim, ele não julga nada!!!


    III- Previsão no art 103B, PARÁGRAFO 4,I.


    IV- Conhece das reclamações contra os membros do Poder Judiciário, podendo determinar a remoção, disponibilidade e aposentadoria de juízes, bem como a perda do cargo pelo voto da maioria absoluta de seus membros.  Essa parte final está errada.

  • Remoção, disponibilidade e aposentadoria -- Tribunal ou CNJ art.93, VIII

    Perda do cargo antes de adquirir vitaliciedade - só Tribunal (não fala se é maioria absoluta) art. 95, CF

  • Anita Concurseira, houve uma pequena alternação no inciso VIII do art. 93 da CF/88 pela EC 103/2019:

    Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princípios:

    VIII - o ato de remoção ou de disponibilidade do magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa;