-
Errada.
Acho que a banca tentou confundir o candidato em realção ao Método de Avaliação por Resultados da Gestão de Desempenho.
O método de Avaliação por Resultados liga-se aos programas de Administração por Objetivos. Esse método baseia-se numa comprovação periódica entre os resultados fixados (ou separados) para cada funcionário e os resultados efetivamente alcançados. As conclusões a respeito dos resultados permitem a identificação dos pontos fortes e fracos dos funcionários, bem como as providências necessárias para o próximo período.
-
Completando o excelente comentário do colega Fellipe:
Essa é uma das diferenças da Gestão Pública para a privada... na gestão pública não há liberdade de alterações e adaptação em sistemas de remuneração (princípio da legalidade e impessoalidade), como ocorre na gestão privada.
Fonte: Professor Wendell Castellano
-
Olha,
Por ser o Cespe, eu acredito que o erro seja outro: realmente existem locais na Administração em que seus servidores trabalham pelo esquema de metas (o TCU é um exemplo), mas dizer que novas formas de remuneração irão surgir é errado, pois isso tem de ser feito por meio de lei e não simplesmente por decisões da gerência dos órgãos/instituições públicas.
Por conta disso, eu discordo do que o professor da colega acima disse a respeito das instituições públicas, diferentemente das privadas, não poderem usar metas para o estabelecimento das remunerações.
Voltando ao exemplo do TCU, de acordo com um amigo meu que trabalha lá, os servidores possuem sua remuneração base e caso cumpram as metas, receberão adicionais por isso.
Posso estar enganado, mas fica aqui o espaço para discutirmos a respeito.
Para quem quiser dar uma olhada sobre o assunto, segue o link:
http://bd.camara.leg.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/6764/remuneracao_variavel_ferreira.pdf?sequence=1
-
Olá,
Pois é, achei essa mais uma questão mística.
Gentileza, olhem a questão Q278736.
As metas institucionais instituem sim, um novo modelo de remuneração no serviço público, a exemplo do que já acontece em várias carreiras do executivo com a avalição institucional podendo chegar até a 80%, tendo impacto direto na remuneração.
Não vejo nada mais GERENCIAL do que vincular parte da remuneração servidor a o RESULTADO institucional.
Tá aí meu ponto de vista.
Abraços!
-
Acho que o erro está no trecho " novas formas de remuneração" , que me parece esta se referindo a alguma retribuição não financeira pelo desempenho (premiar a melhor equipe com um carro, p. ex.). Desde o início da administração pública gerencial busca-se vincular o desempenho à remuneração (financeira), sendo que em alguns lugares essa busca já é realidade.
Para ilustrar, essa questão está certa: Q234428:
De maneira similar ao que ocorre na iniciativa privada, tem sido observado, no setor público, o pagamento de prêmios por desempenho motivado pelo alcance de metas contratadas.
Certo Errado
-
O estabelecimento de metas organizacionais nas diversasorganizações do Estado brasileiro tem feito que novas formasde remuneração de servidores públicos surjam comoalternativas burocráticas, e não gerenciais.
-
Novas formas de remuneração de servidores públicos surjem de leis. O estabelecimento de metas organizacionais nas diversas organizações do Estado brasileiro tem feito remunerações variáveis.
-
VENCIMENTO é a retribuição pecuniária pelo exercício do cargo público, com valor fixado em lei.
REMUNERAÇÃO é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.
Essa conceituação dada pela lei deixa evidente a existência no setor público de uma forma de remuneração variável. Ainda assim, é errado afirmar-se que no sistema de remuneração dos servidores públicos surgem novas formas de remuneração. O que há, na verdade, são possibilidades de aplicação de critérios diferenciados frente cargos e carreiras específicos.
Comentário Professor Adriel Sá.
-
Acho que caberia recurso, pois já vi a Cespe considerar certas questões como esta:
CESPE/2012/MPE-PI
De maneira similar ao que ocorre na iniciativa privada, tem sido observado, no setor público, o pagamento de prêmios por desempenho motivado pelo alcance de metas contratadas.
Gabarito: certo
-
SÃO ALTERNATIVAS BUROCRÁTICAS, E NÃO GERENCIAIS. LEMBREM-SE QUE ESSAS ALTERAÇÕES SÃO E DEVEM SER BASEADAS EM LEIS APROVADAS POR REPRESENTANTES DE QUEM DETÉM O PODER, E NÃO POR MERAS DECISÕES GERENCIAIS.
GABARITO ERRADO
Obs.: a questão está classificada de forma errada. A matéria abordada é Administração Geral e Pública.
-
Questão passível de anulação.
Português horrível. Não dá pra entender direito se a assertiva se refere a alternativas gerenciais ou não gerenciais.
-
O Comentário mais curtido não é o mais certo!