SóProvas


ID
89299
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que corresponde a palavra ou expressão destacada no texto abaixo que foi empregada de acordo com as regras de concordância.

Como nunca antes, a ordem e a cultura do capital mostram inequivocamente o seu rosto inumano, revelam a lógica perversa que as(1) dominam(2) internamente e que, antes, podiam ser escamoteadas(3) a pretexto do confronto com o socialismo: criam, por um lado, grande riqueza e concentração de poder à custa da devastação da natureza, da exaustão da força de trabalho e de uma estarrecedora pobreza. A utilização crescente da informatização e da robotização criam(4), ao dispensar o trabalho humano, os desempregados estruturais, hoje, totalmente descartáveis. E soma-se(5) aos milhões só nos países do Primeiro Mundo.

(Adaptado de Leonardo Boff. Depois de 500 anos: que Brasil queremos? Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p.41.)

Alternativas
Comentários
  • Comentário objetivo:

    Como nunca antes, a ordem e a cultura do capital mostram inequivocamente o seu rosto inumano, revelam a lógica perversa que AS ("a ordem e a cultura do capital") DOMINA ("lógica perversa") internamente e que, antes, PODIA SER ESCAMOTEADA ("lógica perversa") a pretexto do confronto com o socialismo: criam, por um lado, grande riqueza e concentração de poder à custa da devastação da natureza, da exaustão da força de trabalho e de uma estarrecedora pobreza. A utilização crescente da informatização e da robotização CRIA ("a utilização"), ao dispensar o trabalho humano, os desempregados estruturais, hoje, totalmente descartáveis. E SOMAM-SE aos milhões só nos países do Primeiro Mundo.

  • o item 5 está correto: é "SOMA-SE" mesmo e não somam-se como escreveu o colega Daniel.

    Qdo o sujeito é expressão que indica quantidade, ficará:

    no singular:
    1 -  quando a expressão tiveer o numeral UM. Ex: UM MILHÃO de pessoas partiu / UM trilhão de pessoas partiu.
    2 - quando após milhão, bilhão, trilhão, etc, não se seguir número inteiro e determinado. Ex: UM TRILHÃO e meio de pessoas partiu de férias hoje.

    no plural:
    - quando após milhão, bilhão, trilhão, etc, se seguir número inteiro e determinado. Ex: UM TRILHÃO e duzentos mil quilos de papel queimaram.
  • A meu ver o SOMAM-SE refere aos desempregados estruturais.

    A utilização crescente da informatizaçao e da robotização CRIA (a utlização), ao dispensar o trabalho humano, os desempregados estruturais, hoje totalmente descartáveis. E SOMAM-SE (os desempregados estruturais) aos milhões (de desempregados estruturais) só nos países do Primeiro Mundo.
  • Comentário da Cláudia Kozlowski (Turma de Exercícios ESAF/Ponto dos Concursos) a respeito da alternativa E:

    No item (5) temos um erro de concordância em construção de voz passiva sintética: o verbo SOMAR, transitivo direto, está acompanhado do pronome "se" (apassivador). Como seu sujeito implícito (presente na oração anterior e subentendido pelo contexto) é "desempregados estruturais", caso em que o verbo deveria estar também no plural: somam-se.
  • Questão de concordância.

    a) O pronome oblíquo átono ‘as’ retoma, concordando e m gênero e número, como lhe é peculiar, ‘a ordem e a cultura do capital’.

    A (2) está errada, pois o verbo ‘dominar’ deve ficar no singular, concordando com ‘lógica’.

    A (3) está err ada, pois a expre ssão deve ria ser “podia ser escamoteada” uma vez que concorda com a palavra ‘lógica’, feminina singular.

    Em (4), há u m erro, pois o núcleo do sujeito simples está no singular, logo o verbo ‘criar’ deve igualmente ficar no singular.

    Em (5), deveria ser ‘somam-se’, pois este verbo tem com o r eferente do seu sujeito implícito o termo ‘dese mpregados’.

    GABARITO: A.

     

    fonte da resposta: https://www.passeidireto.com/arquivo/22811367/aula-09--lingua-portuguesa-provas-comentadas-da-banca-esaf-prof-fernando-pestana