SóProvas


ID
89305
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque o trecho que, mantendo-se a coerência e a correção gramatical, pode dar continuidade ao texto abaixo.

A lógica do mercado mundial, caracterizada por uma concorrência feroz, é profundamente vitimatória. Quem está no mercado existe, quem não resiste desiste, inexiste e deixa de existir. Os países pobres passam da dependência para a prescindência. (Leonardo Boff. Depois de 500 anos: que Brasil queremos? Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 42.)

Alternativas
Comentários
  • Quando o texto fala que 'os países pobres passam da dependência para a prescindência', significa que os países pobres, neste contexto, são dispensáveis! E isso é justamente o que é dito na letra a:a) Assim, são excluídos da nova ordem-desordem mundial e, em alguns casos, entregues à própria miséria ou incorporados ao mercado de forma subalterna.
  • Caro Thiago,

    A expressão "entregues à miséria e incorporados ao mercado de forma subalterna", nesse contexto, refere-se aos países pobres, mencionados anteriormente, ainda que, por óbvio, isso tenha um grave impacto sobre as pessoas que vivem neles. A situação não é nada difícil de entender; basta pensar no que ocorre, por exemplo, com muitos países africanos. Que fatia de mercado os seus produtos têm, em âmbito mundial? Qual o seu nível de competitividade? Ao contrário, se porventura inseridos no comércio global, muitas vezes são meros exportadores de matéria-prima, diamantes de sangue e outros insumos, que os países industrializados compram a preços irrisórios, e em seguida revertem em altos lucros para seus próprios mercados. É triste, mas é isso aí.

  • Vejam que na alternativa B foi inserida uma conjunção adversativa "contudo", que tornou a alternativa incorreta. Fique ligado, pois a Esaf gosta de fazer esse tipo de pegadinha.

    ... Os países pobres passam da dependência para a prescindência.

    Isso gera, contudo, (AQUI NÃO CABE ESTA CONJUNÇÃO) a exclusão desses países das transações comerciais globais, o que impede que se desenvolvam, produzam mais riqueza e superem o processo de exclusão.

  • Jose Ailton, você poderia me explicar mais detalhadamente o porquê a conjunção "contudo" torna a alternativa b) errada?