SóProvas


ID
893080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de organização da administração
pública e das entidades que prestam serviço público.

Pessoa jurídica de direito privado pode ser concessionária de serviço público, mas deve responder objetivamente pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Constituição:

    Art. 37, § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
  • RESPONSABILIDADE OBJETIVA = em regra, do Estado
    Basta existir o FATO (dano patrimonial ou moral) e o NEXO de causalidade entre o dani havido e a conduta do agente.

    Teoria do Risco Administrativo - quando existe o fato - ônus da prova sempre da Administração
    Teoria da Culpa Administrativa - quando da omissão (CULPA) - ônus cabe ao particular - somente quando comprovada a existência de falta do serviço


    RESPONSABILIDADE SUBJETIVA = em regra, do particular
    FATO + NEXO + CULPA
    Nexo causal entre dano e omissão estatal (forma de CULPA) - Teoria da Culpa Administrativa
    Deve haver culpa do sujeito.


     
  • GABARITO: ERRADO

    Considero a afirmativa do enunciado equivocada, tendo em vista o trecho que segue: "Concessão de serviço público: “A delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado” (art. 2º, II da Lei 8987/95)."
    Não encontrei nenhuma fonte que inclua essa possibilidade à PESSOA FÍSICA.

    Me corrijam, por favor, se estiver equivocada.


  • Prezada Andréia,

    a questão não fala de Pessoa Física e sim de Pessoa Jurídica.

    Até mais.

    Gabarito: CERTO.
  • Ao tratar da modalidade risco administrativo, Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino estabelecem o seguinte: "Ele se aplica a todas as pessoas jurídicas de direito público, o que inclui a Administração Direta, as autarquias e as fundações públicas de direito público, independentemente de suas atividades. Alcança, também, todas as pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos, o que inclui empresas públicas e as sociedades de economia mista prestadoras de serviços públicos,  e também as pessoas privadas delegatárias de serviços públicos, não integrantes da Administração Pública (as concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviços públicos). Não inclui as empresas públicas e sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica."


    Fonte:Direito Administrativo Descomplicado, Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, p.756, 19ª Ed.
  • A responsabilidade das concessionárias e permissionárias de serviços públicos é objetiva em relação ao usuário e não usuário do serviço público.

  • As pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviço público agem por delegação, como se fossem o Estado, sendo que este responde objetivamente.

  • Correto

    A responsabilidade objetiva prevista no art. 37, §6º da CF alcança:

    > Todas as pessoas jurídicas de direito público (administração direta, autarquias e fundações de direito público), independentemente das atividades que exerçam;

    > As pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos (empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas de direito privado que prestem serviços públicos);

    > As pessoas privadas, não integrantes da Administração Pública, que prestem serviços públicos mediante delegação (concessionárias, permissionárias e detentoras de autorização de serviços públicos).

    Fonte: Prof. Erick Alves | Direção Concursos