SóProvas


ID
893107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento, ferramentas
organizacionais, gestão da qualidade e assuntos correlatos.

O modelo de redução de custos elaborado por Deming tem como base a melhora contínua do sistema de produção com o fim de incrementar a qualidade e produtividade e assim reduzir constantemente os custos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
               Durante mto tempo associou-se a melhoria da qualidade ao aumento dos custos dos produtos. Deming mostrou que isso não era verdadeiro, citando constantemente que ao aumentar a qualidade, aumenta-se a produtividade e os custos reduzem-se, pois, quando os produtos são feitos certos da primeira vez, as economias de custo decorrentes da eliminação dos retrabalhos e refugos acabam por torná-lo mais barato q um produto de menor qualidade.
  • Comentário do professor Wendell antes de soltarem o gabarito:
    Modelos de Redução de Custos como substantivo próprio deixaria a questão ERRADA, afinal, Deming criou a GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL... Porém, um dos princípios do Deming era: 5) Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviços, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir os custos. Se o Cespe usa o termo ¨modelo de redução de custos¨se referindo à Gestão da Qualidade Total, a questão fica CORRETA... e aí, o que acha? Eu vou para o CORRETO!
  • Atualizando o comentário. Ontem a banca soltou o gabarito definitivo e considerou a questão CORRETA.
    Como ela é suuuuper organizada teremos que esperar uma semana pelas justificativas....não entendo, se anulou/alterou já não sabe o motivo? Ou tem que arrumar uma desculpa "plausível" para as outras anulaçõesalterações super estranhas que ocorreram nesse certame????
  • Eu tinha colocado ERRADO na questão por lembrar dos custos fixos. A banca não poderia considerar "redução constante de custos", já que os fixos (como pagamento de aluguel) não se alteram. Mas enfim... o gabarito foi CERTO hehe.
  • Carol, com relação a custos fixos, posso dizer que ele é fixo porque sempre aparece e não pelo seu valor (que pode variar). Um custo fixo pode sim ser reduzido e mesmo assim, não deixará de ser custo fixo. O que diferencia um custo fixo do variável é que este se altera conforme o volume de produção ou serviço, já o custo fixo não sofre alterações por esse motivo específico.
  • Entendo perfeitamente o cometário do professor Wendell, mas ouso  uma discordância etimiológica. Pelo que eu estudei até agora, existem PRÍNCÍPIOS formulados por Deming e não MODELOS. Modelo é algo mais estático e se refere mesmo à questão da qualidade total e não à redução de custos propriamente dito. Esse acontece como uma consequência de uma produtividade baseada em qualidade, mas não é um modelo criado por ele. Uma simples questão de substantivar o termo "modelo" com letra maíuscula acho que não faz diferença não.  De qualquer forma, estou aberto para ter minha opnião alterada. Abs.
  •  

     

    5º princípio: Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos;

     

    Fonte: DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.

  • Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming, é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas do mundo todo. Este sistema foi concebido por Walter A. Shewhart e amplamente divulgado por Willian E. Deming e, assim como a filosofia Kaizen,  tem como foco principal a melhoria contínua.

    Seu objetivo principal é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos. Pode ser utilizado em qualquer tipo de empresa, como forma de alcançar um nível de gestão melhor a cada dia, atingindo ótimos resultados dentro do sistema de gestão do negócio.

    Ciclo PDCA tem como estágio inicial o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado é executado, gerando, posteriormente, a necessidade de checagem constante destas ações implementadas. Com base nesta análise e comparação das ações com aquilo que foi planejado, o gestor começa então a implantar medidas para correção das falhas que surgiram no processo ou produto.

    O Sebrae, ressalta que ao implementar o Ciclo PDCA é importante que o gestor evite:

    Fazer sem planejar;

    Definir as metas e não definir os métodos para atingi-las;

    Definir metas e não preparar o pessoal para executá-las;

    Fazer e não checar;

    Planejar, fazer, checar e não agir corretivamente, quando necessário;

    Parar após uma “volta” do ciclo.

    A não execução de uma das etapas do ciclo pode comprometer seriamente o processo de melhoria contínua. Por este motivo, a ferramenta apresentada aqui deve ser encarada como um processo contínuo em busca da qualidade máxima requerida por um procedimento ou produto. Afinal, como dito no início deste post, o foco principal do Ciclo PDCA é a melhoria contínua.

     

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/o-ciclo-pdca-deming-e-a-melhoria-continua/

     

    Obs: importante a leitura também dos 14 princípios de Deming - Fonte: http://www.portal-administracao.com/2014/06/os-14-principios-de-deming-analise.html