SóProvas


ID
893170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Tendo em vista que o crescimento dos gastos públicos e o
consequente aumento do peso do governo na economia tornam o
planejamento da ação governamental cada vez mais importante,
julgue os itens subsequentes, relativos à evolução do orçamento
público e ao papel do Estado na economia.

Concomitantemente ao aumento dos gastos, o orçamento público evoluiu como peça de planejamento, ao mesmo tempo em que perdeu a sua forma de programa de operação e apresentação dos meios de financiamento desse programa, assumindo características contábeis formais, determinadas por lei.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    O orçamento programa se preocupa com o programa e suas ações, sua estrutura está voltada para os aspectos administrativos, para o desempenho, planejamento, visa a efetividade. Neste orçamento, os recursos são alocados para atingir objetivos e metas e há a mensuração dos resutlados. O controle visa avaliar a eficiência e a eficácia das ações governamentais. Possui como principal critério de classificação: funcional-programático. As decisões são tomadas com base em avaliações e análises técnicas das alternativas possíveis.

    Bons estudos!!!

  • Eu havia dado a questão como errada devido a parte final que diz "assumindo características contábeis formais".  Entendi que remete ao orçamento tradicional, longe do orçamento programa e de planejamento como diz no início da questão...

    Minha justificativa está errada?
  • Sinônimos da LOA: Orçamento PROGRAMA, Orçamento Público, etc...

    #Ou seja, o orçamento não perdeu sua forma de "programa".

    Acho que é isso!
  • Segundo Augustinho Vicente Paludo: "Antigamente, o orçamento era apenas um meio de controle político do legislativo sobre o executivo, mas tanto a finalidade quanto os conceitos evoluíram e o Orçamento Público se tornou bem mais abrangente que a simples previsão de receita e fixação de despesa. O orçamento moderno é um plano que expressa em termos de dinheiro, para um período de tempo definido, o programa de operações do Governo e os meios de financiamento desse programa."

    Fonte: Orçamento Público e Administração Financeira, de Augustinho Vicente Paludo.
  • Olá pessoal,
    Sem muita embromação, o erro da questão reside na parte em negrito:
    "Concomitantemente ao aumento dos gastos, o orçamento público evoluiu como peça de planejamento, ao mesmo tempo em que perdeu a sua forma de programa de operação e apresentação dos meios de financiamento desse programa, assumindo características contábeis formais, determinadas por lei."
    Bons estudos!
  • Completando o comentário acima...

    ERRADO.
     Realmente houve um avanço do orçamento como peça de planejamento, mas não aconteceu a referida perda de programa de operação e apresentação dos meios de financiamento.
     Na realidade, o orçamento moderno é caracterizado por organizar a ação governamental em programas de trabalho.

    Fonte: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA EXERCÍCIOS COMENTADOS – TCU 360º
  • O orçamento não perdeu a sua forma de programa de operação e apresentação dos meios de financiamento desse programa, bem como não assumiu características contábeis formais, determinadas por lei. Essas são características fundamentais do orçamento clássico e não de uma evolução.
  • Característica contábeis formais: orçamento tradicional. 

    Orçamento programa - Vínculo c/planejamento. Foco no planejamento.

    Base: programas, estado intervencionista, politico/jurídico e econômico.

  • ERRADO

     

     

    Características contábeis = Orçamento Tradicional ou Clássico, vejam:

     

     

    (Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: DPU Prova: Economista)

     

    O orçamento tradicional ou clássico adotava linguagem contábil-financeira e se caracterizava como um documento de previsão de receita e de autorização de despesas, sem a preocupação de planejamento das ações do governo.(CERTO)

  • No desenvolvimento das técnicas orçamentárias, ao acompanhar o aumento dos gastos públicos em termos relativos da renda econômica, o orçamento público evoluiu de um documento cuja enfâse era o gasto público, sem preocupação com o planejamento governamental ou gestão do estado na economia, para outro no qual o planejamento econômico e o cumprimento de metas visando o desenvolvimento são os objetivos primordiais.

    Portanto, afirmar que neste desenvolvimento o orçamento assumiu características contábeis formais, determinadas por lei, é incorreto.

    De fato, as características contábeis são importantes. No entanto, o orçamento possui objetivos maiores, como a viabilização do planejamento governamental.

    GABARITO: ERRADO

    (créditos para o professor Vicente Camillo - Tec concursos)

  • ERRADO.

    Aconteceu justamente o contrário daquilo que foi informado na questão.

  • Gab: ERRADO

    "...ao mesmo tempo em que perdeu a sua forma de programa"!? Aí não né, atualmente o orçamento utilizado no Brasil é o orçamento-programa, se a questão citasse tradicional, clássico ou de desempenho, tudo bem!

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Sérgio Mendes - Estratégia

    O orçamento não perdeu a sua forma de programa de operação e apresentação dos meios de financiamento desse programa, bem como não assumiu características contábeis formais, determinadas por lei. Essas são características fundamentais do orçamento clássico e não de uma evolução.